A Comunicação das Práticas de Sustentabilidade nas Marcas Portuguesas de Moda no Setor do Vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Carolina Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38862
Resumo: A sustentabilidade é um tema muito atual, que reflete a preocupação da sociedade pelo futuro do planeta. A indústria da moda gera impacto nos três grandes pilares da sustentabilidade: ambiental, social e económica – triple bottom line. O consumidor final conhece as práticas de sustentabilidade das marcas pela comunicação das mesmas. Esta comunicação é feita cada vez mais através de meios digitais. A metodologia de Dach & Allmendinger (2014) é aplicada a nove marcas de vestuário, assim como um levantamento de dados no Website e Facebook. As marcas foram selecionadas conforme a sua dimensão: pequena, média e grande. Todas as marcas em estudo transmitem de algum modo essas práticas, apesar de terem diferentes níveis de preocupação. No entanto, os Websites das marcas não são userfriendly em relação à sustentabilidade. A partir da amostra recolhida, verificou-se as marcas de maior dimensão coincidem com as que têm maior preocupação na comunicação de sustentabilidade e que, globalmente, as marcas não consideram todas as dimensões da sustentabilidade na sua comunicação.
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