Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zequinão, Marcela A.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros, Pâmella de, Silva, Jorge Luiz da, Lopes, Luis Oliveira, Pereira, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80532
Resumo: O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.
id RCAP_43e9a2e1efc0002ddfb4186be514fcb5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transculturalViolência escolarBullyingDesempenho escolarSchool PerformanceSchool ViolenceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoZequinão, Marcela A.Medeiros, Pâmella deSilva, Jorge Luiz daLopes, Luis OliveiraPereira, Beatriz20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80532porZequinão, M. A., Medeiros, P. de, Silva, J. L. da, Oliveira Lopes, L. ., & Pereira, B. O. (2021). Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 237–251.0871-91872183-045210.21814/rpe.17330https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/17330info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:46.360739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
title Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
spellingShingle Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
Zequinão, Marcela A.
Violência escolar
Bullying
Desempenho escolar
School Performance
School Violence
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
title_full Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
title_fullStr Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
title_full_unstemmed Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
title_sort Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
author Zequinão, Marcela A.
author_facet Zequinão, Marcela A.
Medeiros, Pâmella de
Silva, Jorge Luiz da
Lopes, Luis Oliveira
Pereira, Beatriz
author_role author
author2 Medeiros, Pâmella de
Silva, Jorge Luiz da
Lopes, Luis Oliveira
Pereira, Beatriz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Zequinão, Marcela A.
Medeiros, Pâmella de
Silva, Jorge Luiz da
Lopes, Luis Oliveira
Pereira, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Bullying
Desempenho escolar
School Performance
School Violence
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Violência escolar
Bullying
Desempenho escolar
School Performance
School Violence
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80532
url https://hdl.handle.net/1822/80532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zequinão, M. A., Medeiros, P. de, Silva, J. L. da, Oliveira Lopes, L. ., & Pereira, B. O. (2021). Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 237–251.
0871-9187
2183-0452
10.21814/rpe.17330
https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/17330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132799047827456