Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80532 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países. |
id |
RCAP_43e9a2e1efc0002ddfb4186be514fcb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transculturalViolência escolarBullyingDesempenho escolarSchool PerformanceSchool ViolenceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoZequinão, Marcela A.Medeiros, Pâmella deSilva, Jorge Luiz daLopes, Luis OliveiraPereira, Beatriz20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80532porZequinão, M. A., Medeiros, P. de, Silva, J. L. da, Oliveira Lopes, L. ., & Pereira, B. O. (2021). Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 237–251.0871-91872183-045210.21814/rpe.17330https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/17330info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:46.360739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural |
title |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural |
spellingShingle |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural Zequinão, Marcela A. Violência escolar Bullying Desempenho escolar School Performance School Violence Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural |
title_full |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural |
title_fullStr |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural |
title_full_unstemmed |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural |
title_sort |
Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural |
author |
Zequinão, Marcela A. |
author_facet |
Zequinão, Marcela A. Medeiros, Pâmella de Silva, Jorge Luiz da Lopes, Luis Oliveira Pereira, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Pâmella de Silva, Jorge Luiz da Lopes, Luis Oliveira Pereira, Beatriz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zequinão, Marcela A. Medeiros, Pâmella de Silva, Jorge Luiz da Lopes, Luis Oliveira Pereira, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Bullying Desempenho escolar School Performance School Violence Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Violência escolar Bullying Desempenho escolar School Performance School Violence Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/80532 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/80532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Zequinão, M. A., Medeiros, P. de, Silva, J. L. da, Oliveira Lopes, L. ., & Pereira, B. O. (2021). Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 237–251. 0871-9187 2183-0452 10.21814/rpe.17330 https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/17330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132799047827456 |