Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4104 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_97e7c72a71f82732b7a3366eac49e294 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de InfânciaPrática profissional supervisionadaEducação pré-escolarLinguagem escritaLinguagem oralConsciência fonológicaOral languageSupervised professional practicePreschool educationWritten languagePhonological awarenessRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório incide no trabalho desenvolvido ao longo da Prática Profissional Supervisionada realizada em dois contextos socioeducativos da Educação de Infância: Creche e Jardim de Infância. Através de um olhar crítico e reflexivo alicerçado em pressupostos teóricos, é feita a análise da intervenção realizada no contexto de creche (com crianças entre os 12 e os 22 meses) e jardim de infância (com crianças entre os três e cinco anos). A problemática mais significativa da Prática Profissional Supervisionada ocorreu no contexto de jardim de infância e incide na descoberta da Linguagem Escrita e na forma como as crianças constroem e se apropriam do código escrito. No capítulo que lhe concerne, explicita-se a importância deste tema no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e o seu papel ativo no processo de apropriação da Linguagem Escrita, que passa também pelo domínio da Linguagem Oral, pelo desenvolvimento da consciência fonológica, pelo contacto com os livros ou pela exposição ao código escrito. No desenvolvimento deste relatório, pretendeu-se ainda identificar, compreender estratégias e criar ferramentas para que as crianças desenvolvam e vão construindo a sua linguagem escrita. Em paralelo, como forma de ilustrar o trabalho realizado, surgem igualmente as vozes das crianças, a propósito das suas aprendizagens e as atividades promovidas ao longo da PPS no âmbito desta temática.ABSTRACT This report focuses on the work developed throughout the Supervised Professional Practice carried out in two socio-educational contexts of Childhood Education: Nursery School and Kindergarten. Through a critical and reflective look based on theoretical assumptions, an analysis is made of the intervention carried out in the nursery school (with children aged between 12 and 22 months) and kindergarten context (with children between the ages of three and five years). The most significant aspect of the Supervised Professional Practice occurred in the kindergarten and focuses on the discovery of Written Language and the way in which children build up and appropriate themselves of the written code. In the respective chapter, I explain the importance of this issue in the development of preschoolers and the active role they play in the process of appropriation of the Written Language. This skill also involves mastering Oral Language, developing phonological awareness, coming into contact with books and exposure to the written code. In preparing this report, I further sought to identify, understand strategies and create tools to help children to develop and build up their written language. In parallel, in order to illustrate the work, I also included the children's opinions in relation to their learning and to the activities promoted throughout the Supervised Professional Practice in regard to this subject matter.Seixas, CristinaRCIPLMatos, Ana Catarina Cardoso e2015-01-06T11:14:19Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4104TID:201345951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:35.879567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância |
title |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância |
spellingShingle |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância Matos, Ana Catarina Cardoso e Prática profissional supervisionada Educação pré-escolar Linguagem escrita Linguagem oral Consciência fonológica Oral language Supervised professional practice Preschool education Written language Phonological awareness |
title_short |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância |
title_full |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância |
title_fullStr |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância |
title_sort |
Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância |
author |
Matos, Ana Catarina Cardoso e |
author_facet |
Matos, Ana Catarina Cardoso e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Cristina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ana Catarina Cardoso e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática profissional supervisionada Educação pré-escolar Linguagem escrita Linguagem oral Consciência fonológica Oral language Supervised professional practice Preschool education Written language Phonological awareness |
topic |
Prática profissional supervisionada Educação pré-escolar Linguagem escrita Linguagem oral Consciência fonológica Oral language Supervised professional practice Preschool education Written language Phonological awareness |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12 2014-12-01T00:00:00Z 2015-01-06T11:14:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/4104 TID:201345951 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/4104 |
identifier_str_mv |
TID:201345951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133393086054400 |