Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Catarina Cardoso e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4104
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_97e7c72a71f82732b7a3366eac49e294
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de InfânciaPrática profissional supervisionadaEducação pré-escolarLinguagem escritaLinguagem oralConsciência fonológicaOral languageSupervised professional practicePreschool educationWritten languagePhonological awarenessRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório incide no trabalho desenvolvido ao longo da Prática Profissional Supervisionada realizada em dois contextos socioeducativos da Educação de Infância: Creche e Jardim de Infância. Através de um olhar crítico e reflexivo alicerçado em pressupostos teóricos, é feita a análise da intervenção realizada no contexto de creche (com crianças entre os 12 e os 22 meses) e jardim de infância (com crianças entre os três e cinco anos). A problemática mais significativa da Prática Profissional Supervisionada ocorreu no contexto de jardim de infância e incide na descoberta da Linguagem Escrita e na forma como as crianças constroem e se apropriam do código escrito. No capítulo que lhe concerne, explicita-se a importância deste tema no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e o seu papel ativo no processo de apropriação da Linguagem Escrita, que passa também pelo domínio da Linguagem Oral, pelo desenvolvimento da consciência fonológica, pelo contacto com os livros ou pela exposição ao código escrito. No desenvolvimento deste relatório, pretendeu-se ainda identificar, compreender estratégias e criar ferramentas para que as crianças desenvolvam e vão construindo a sua linguagem escrita. Em paralelo, como forma de ilustrar o trabalho realizado, surgem igualmente as vozes das crianças, a propósito das suas aprendizagens e as atividades promovidas ao longo da PPS no âmbito desta temática.ABSTRACT This report focuses on the work developed throughout the Supervised Professional Practice carried out in two socio-educational contexts of Childhood Education: Nursery School and Kindergarten. Through a critical and reflective look based on theoretical assumptions, an analysis is made of the intervention carried out in the nursery school (with children aged between 12 and 22 months) and kindergarten context (with children between the ages of three and five years). The most significant aspect of the Supervised Professional Practice occurred in the kindergarten and focuses on the discovery of Written Language and the way in which children build up and appropriate themselves of the written code. In the respective chapter, I explain the importance of this issue in the development of preschoolers and the active role they play in the process of appropriation of the Written Language. This skill also involves mastering Oral Language, developing phonological awareness, coming into contact with books and exposure to the written code. In preparing this report, I further sought to identify, understand strategies and create tools to help children to develop and build up their written language. In parallel, in order to illustrate the work, I also included the children's opinions in relation to their learning and to the activities promoted throughout the Supervised Professional Practice in regard to this subject matter.Seixas, CristinaRCIPLMatos, Ana Catarina Cardoso e2015-01-06T11:14:19Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4104TID:201345951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:35.879567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
title Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
spellingShingle Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
Matos, Ana Catarina Cardoso e
Prática profissional supervisionada
Educação pré-escolar
Linguagem escrita
Linguagem oral
Consciência fonológica
Oral language
Supervised professional practice
Preschool education
Written language
Phonological awareness
title_short Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
title_full Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
title_fullStr Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
title_full_unstemmed Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
title_sort Diz-me as letras e eu escrevo: a descoberta da escrita no Jardim de Infância
author Matos, Ana Catarina Cardoso e
author_facet Matos, Ana Catarina Cardoso e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Catarina Cardoso e
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Educação pré-escolar
Linguagem escrita
Linguagem oral
Consciência fonológica
Oral language
Supervised professional practice
Preschool education
Written language
Phonological awareness
topic Prática profissional supervisionada
Educação pré-escolar
Linguagem escrita
Linguagem oral
Consciência fonológica
Oral language
Supervised professional practice
Preschool education
Written language
Phonological awareness
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-01-06T11:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4104
TID:201345951
url http://hdl.handle.net/10400.21/4104
identifier_str_mv TID:201345951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393086054400