As interações sociais de crianças com perturbação da linguagem e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação de jogo livre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7869 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce |
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As interações sociais de crianças com perturbação da linguagem e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação de jogo livrePerturbação da linguagemInterações sociaisJogoParesPré-escolarEstratégias das educadorasIntervenção no jogo.Language impairmentsSocial interactionsPlayPeersPreschoolersDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção PrecoceO desenvolvimento da linguagem e da comunicação são dois dos fatores mais importantes e preditores do desenvolvimento global e social das crianças. Na idade pré-escolar são estabelecidas as primeiras relações sociais com não familiares, sendo esta aquisição igualmente dependente da evolução do tipo de jogo que as crianças apresentam, que deverá ser cada vez mais colaborativo e social. Um dos aspetos mais significativos do jogo são as tarefas sociais necessárias descritas por Guralnick (1992a): a entrada no jogo, a manutenção do jogo e a resolução dos conflitos, as quais envolvem um conjunto de estratégias dependentes das capacidades linguísticas e comunicativas das crianças. A literatura descreve que crianças com Perturbação da Linguagem (PL) tendem a apresentar-se mais retraídas, mais passivas, com mais comportamentos negativos comparativamente aos seus pares; manifestam mais iniciativa comunicativa na interação com adultos do que com os seus pares, respondem com enunciados mais curtos ou com recurso a respostas não-verbais, são ignoradas com maior frequência pelos pares e são menos responsivas às iniciativas sociais das outras crianças. Tendem ainda a apresentar dificuldade em explicar as regras de um jogo, em fazer reparos ou clarificações e são parceiros de jogo menos preferidos pelos seus pares, em contextos inclusivos. Este estudo procura analisar as interações de crianças com PL e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação de jogo livre e identificar as estratégias utilizadas pelas educadoras, na mesma situação, para mediar a interação. Para tal, procedeu-se à constituição de três grupos distintos, cada um com três crianças com desenvolvimento típico e PL, na proporção de 2:1. A totalidade das crianças foi previamente submetida a uma avaliação da linguagem, a uma avaliação global do desenvolvimento e a um rastreio audiológico. Seguidamente, foram realizadas três filmagens de cada um dos grupos numa situação de brincadeira na área da casinha, seguidas de três filmagens na mesma situação, mas com a intervenção das educadoras enquanto elemento mediador. Foi analisado o tipo de jogo adotado pelas crianças na presença e ausência das educadoras, bem como as estratégias utilizadas pelo adulto para mediar e incluir as crianças com PL no jogo. Os resultados sugerem que as crianças com PL, na presença da educadora, aumentam a sua participação em situações de jogo do tipo paralelo e de grupo. Por outro lado, constata-se que, na ausência da educadora, estas crianças adotam preferencialmente jogo do tipo solitário. No que concerne às estratégias utilizadas pelas educadoras para incluírem as crianças com PL numa situação de jogo com os seus pares com desenvolvimento típico, verifica-se que recorrem maioritariamente ao questionamento, mas que são o ensino incidental individual, a modelação e a promoção da linguagem as que demonstram maior eficácia para a participação das crianças com PL em situação de jogo do tipo paralelo e de grupo. Concomitantemente, com o presente estudo foi possível constatar que as educadoras devem ser preferencialmente ativas e não diretivas no jogo. Os resultados alcançados com o presente estudo permitem destacar a pertinência de estes conhecimentos serem incluídos na formação de base ou na formação contínua das educadoras de infância. Adicionalmente, com este estudo é possível destacar a importância da existência de técnicos especializados e devidamente dotados de conhecimentos específicos neste tipo de intervenção que possam trabalhar estes aspetos com as educadoras nos contextos e nas rotinas diárias de uma sala do pré-escolar.Abstract Language and communication development are two of the most important factors and predictors of global and social development of children. The first non-family social relationships are established during pre-school age and these relationships are also dependent of the evolution of the type of play that children enrol in, which should become more collaborative and social as they grow. One of the most significant aspects of a play are the social tasks described by Guralnick (1992a): initiating the play, maintaining the play and conflict solving, which require a group of strategies that are dependent on the linguistic and communication skills of the child. Literature describes that children with Language Impairment (LI) will tend to act more retracted, passive, with more negative behaviours in comparison with their peers; showing more initiative on the interaction with adults than with their peers, answering with shorter statements or non-verbally, being ignored more frequently by peers and less responsive to social initiative from other children. Additionally, they tend to show difficulty expressing the rules of the play, making corrections or clarifications and are seen as less preferable partners by their peers when on an inclusive context. This study tries to analyse the interactions of children with LI with their typically developed peers while on a situation of free play and identify the strategies used by kindergarten teachers to mediate interaction. For such purpose, three different groups were put together, each with three children with typical development and LI on a proportion of 2:1. All test subjects were previously submitted to a language evaluation, a global development evaluation and to audiological screening. After such tests, 3 films were recorded of each group in a play situation around a little house, followed by 3 films of the same play with the intervention of the kindergarten teacher as intermediary. The type of play adopted by the children with and without the presence of the kindergarten teachers was analysed, as well as the strategies used by the adult to mediate and include the child with LI on the play. The results suggest that children with LI, with the presence of the kindergarten teacher, augmented their participation in play situation of parallel and group types. On the other hand, when the teacher his absent, the children with LI tend to prefer a lonely type of play. With respect to the strategies used by teachers to include the children with LI on the play with their typically developed peers, it is visible that they mainly use questioning, but that incidental teaching, modelling and mand-model are the ones that show the greatest efficacy for the participation of children with LI in parallel and group types of play. The study also shows that teachers should preferably assume an active and non-directive role while participating on the play. The results achieved with this study show the pertinency of including this knowledge on the continuous education of kindergarten teachers and on their initial training. Additionally, the study highlights the importance of highly specialized, knowledgeable technicians that for this type of intervention can work these specific aspects with kindergarten teachers on the contexts and daily routines of a pre-school classroom.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaAlmeida, TiagoRCIPLuimarães, Joana Daniela Pereira2018-01-05T12:13:47Z2017-11-202017-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7869TID:201765748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:44.638204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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