Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Isabel Andreia Bessa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23766
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_441e9d0f24872c7a2154a93cedef1a61
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas377:6969:377Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)Atualmente, na nossa sociedade a formação profissional tem adquirido uma significativa importância. Deparamo-nos com uma imensa oferta formativa e com um aumento da sua procura. O conceito de formação, com frequência, é alvo de definições muito “restritas” e “simplistas”. Este aparece associado à ideia de que a formação se encontra orientada para desenvolver competências profissionais, contudo, é importante privilegiar outras dimensões da formação, nomeadamente, as preocupações com o desenvolvimento humano, a emancipação pessoal e social dos indivíduos. Apesar de grandes investimentos se terem feito em termos de desenvolvimento da formação - desenvolvimento de novos programas, projetos, metodologias… - (Ribeiro, 1991), não houve uma preocupação coexistente em avaliar o seu processo, e podemos afirmar que pouco se tem abordado a formação ao nível do impacto provocado nas pessoas e na própria empresa. O interesse pela problemática da avaliação é bastante recente no nosso país e esta ainda prevalece marcada por uma discrepância entre o nível de discursos e a prática. Neste trabalho, num primeiro momento tentamos traçar uma perspetiva da situação da formação profissional no contexto atual; posteriormente, exploramos a temática da avaliação. Porque se deve avaliar? O que significa avaliar? São questões que tentamos esclarecer recorrendo a diversas abordagens teóricas presentes na literatura. E, ainda fazemos referência às etapas do processo avaliativo, às funções da avaliação, aos tipos de avaliação (quanto ao momento e quanto ao processo) e a um dos vários modelos de avaliação - o modelo de avaliação de Donald Kirkpatrick (1959).Nowadays, in our society, professional training has acquired major importance. We come across an enormous training offer and an increase on its demand. The concept of training is often object of very “restrictive” and “simple” definitions. This concept, appears associated to the idea that training is oriented in order to develop professional skills. However, it´s important to privilege other ranges of training, namely the concerns with human development and personal emancipation of individuals. Despite huge investments being made in terms of training development - development of news programs, projects, methodologies … - (Ribeiro, 1991), there hasn´t been a special concern in evaluating its process. We can also state that little has been approached in what comes to the level of impact on workers and on the company itself. The focus on the evaluation issue is pretty recent in our country and this prevails over the difference between practice and theory. In this paper, on stage one, we tried to trace the perspective on training in the present moment. Next, we explored the training evaluation theme. Why should we evaluate? What does evaluate mean? These are questions that we tried to clear recurring to different approaches present in literature. We also made reference to the stages of the evaluation process and its aims, type and one of the evaluation model - the Donald Kirkpatrick evaluation model (1959).Veloso, EsmeraldinaUniversidade do MinhoMaia, Isabel Andreia Bessa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:25.310678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
title Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
spellingShingle Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
Maia, Isabel Andreia Bessa
377:69
69:377
title_short Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
title_full Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
title_fullStr Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
title_full_unstemmed Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
title_sort Avaliação da formação : o impacto da formação profissional nos trabalhadores de uma empresa de construção civil e obras públicas
author Maia, Isabel Andreia Bessa
author_facet Maia, Isabel Andreia Bessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Esmeraldina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Isabel Andreia Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv 377:69
69:377
topic 377:69
69:377
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23766
url http://hdl.handle.net/1822/23766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133004922093568