Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ercília Maria Leão da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23656
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
id RCAP_e10a4d6dae17919a8fa451574db365ae
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos377Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)O presente estudo, desenvolvido no ano letivo 2011/2012 no contexto de um Curso de Educação e Formação (CEF), visou compreender em que medida esta oferta formativa alternativa se aproxima de uma visão inclusiva e transformadora da educação, tendo como objetivos de investigação: (1) Analisar perceções dos atores educativos sobre os CEF; (2) Problematizar práticas de educação (em línguas estrangeiras) nos CEF à luz de valores democráticos; (3) Identificar constrangimentos e potencialidades dos CEF. Trata-se de um estudo de caso de natureza interpretativa, realizado em contexto natural, e cujas conclusões e recomendações poderão ser relevantes em contextos semelhantes. Recorreu-se a instrumentos de investigação qualitativos, nomeadamente questionários e entrevistas a alunos de uma turma do CEF, a ex-alunos dos CEF, a uma professora de língua estrangeira e ao diretor pedagógico da escola. O estudo abrangeu dimensões gerais da formação neste contexto e dimensões específicas da educação em línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol). Os resultados permitem concluir que estes cursos podem contribuir para a reconstrução da identidade, da auto-estima e da motivação de jovens em risco de abandono escolar, e que as abordagens e estratégias de ensino da língua centradas na diferenciação e na negociação pedagógicas podem promover a autorregulação das aprendizagens e a participação nos processos de tomada de decisão. São identificados constrangimentos ao desenvolvimento desta oferta formativa, em contraponto com as suas potencialidades enquanto espaço de reconfiguração de conceções e práticas dos alunos. Estes revelam transformações significativas de sentido positivo no que diz respeito à sua autoimagem e à sua atitude face à escola e à aprendizagem de línguas, mas o estudo também sinaliza caminhos de melhoria no funcionamento desta oferta formativa.The present study was developed in 2011/2012 within a Training and Education Course (TEC), aiming at understanding the extent to which this type of alternative courses are based on an inclusive, transformative view of education. The research objectives were as follows: (1) To analyse educational actors’ perceptions about TECs; (2) To problematise FL education practices in TECs with reference to democratic values; (3) To identify the potential value and constraints of TECs. An interpretative case study was carried out in a natural context, whose conclusions and recommendations can be relevant in similar contexts. Qualitative research instruments were used, mainly questionnaires and interviews involving the course students, former TEC students, one FL teacher and the school pedagogical diretor. The study focussed on general educational aspects and specific aspects regarding FL education (English and Spanish). Results show that these courses can contribute to reconfigure the identity, self-esteem and motivation of young students at risk, and that language teaching approaches based on differentiation and negotiation can foster learner self-regulation and participation in decisionmaking. Constraints to the development of this type of courses are identified, as well as their gains in terms of rebuilding the students’ ideas and practices. The students reveal significant positive transformations as regards their self-image and attitudes towards school and language learning, but the study also points out ways for further improvement in these courses.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoMachado, Ercília Maria Leão da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:00.383429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos
title Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos
spellingShingle Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos
Machado, Ercília Maria Leão da Silva
377
title_short Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos
title_full Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos
title_fullStr Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos
title_full_unstemmed Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos
title_sort Cursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativos
author Machado, Ercília Maria Leão da Silva
author_facet Machado, Ercília Maria Leão da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ercília Maria Leão da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 377
topic 377
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23656
url http://hdl.handle.net/1822/23656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132347038171136