Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diana Cristina Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11617
Resumo: O presente relatório descreve a experiência de estágio desenvolvida no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, e insere-se no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais da Faculdade de Motricidade Humana. A intervenção prática decorreu Junta de Freguesia de Belém, mais precisamente, no Centro de Dia e nas três escolas de 1º Ciclo de que esta entidade está encarregue; e num Centro de Acolhimento Temporário, a Casa da Fonte. Após o enquadramento teórico, no qual são apresentados os conceitos fundamentais na compreensão da intervenção e são caraterizadas as instituições, é apresentada a prática profissional. Nos três contextos de intervenção obtiveram-se resultados muito positivos relativamente à eficácia da Intervenção Psicomotora enquanto promotora de Competências Pessoais e Sociais, tanto em crianças como em idosos. Uma vez apresentados os resultados, é feita uma discussão dos mesmos, e são apresentadas as principais conclusões e reflexões pessoais retiradas da experiência teórica e prática do estágio.
id RCAP_d52bc90529161e287dbcc58ea86cf17d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucionalCrianças em riscoInstitucionalizaçãoEnvelhecimento ativoPsicomotricidadeCompetências pessoais e sociaisResiliênciaAt-risk childrenInstitutionalizationActive agingPsychomotor therapyPersonal and social skillsResilienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório descreve a experiência de estágio desenvolvida no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, e insere-se no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais da Faculdade de Motricidade Humana. A intervenção prática decorreu Junta de Freguesia de Belém, mais precisamente, no Centro de Dia e nas três escolas de 1º Ciclo de que esta entidade está encarregue; e num Centro de Acolhimento Temporário, a Casa da Fonte. Após o enquadramento teórico, no qual são apresentados os conceitos fundamentais na compreensão da intervenção e são caraterizadas as instituições, é apresentada a prática profissional. Nos três contextos de intervenção obtiveram-se resultados muito positivos relativamente à eficácia da Intervenção Psicomotora enquanto promotora de Competências Pessoais e Sociais, tanto em crianças como em idosos. Uma vez apresentados os resultados, é feita uma discussão dos mesmos, e são apresentadas as principais conclusões e reflexões pessoais retiradas da experiência teórica e prática do estágio.This report describes the internship experience developed within the Master in Psychomotor Therapy, inserted in Professional Skills Development of the Faculty of Human Kinetics. The practical intervention took place at Junta de Freguesia de Belém, more precisely, the Day Nursing Home and the three schools of 1st cycle that this entity is in charge; and a Temporary Shelter for children, Casa da Fonte. After the theoretical framework in which fundamental concepts in the understanding of the intervention are presented and the institutions are characterized, professional practice is presented. In the three contexts, positive results obtained demonstrate the effectiveness of Psychomotor Therapy Intervention as a promoter of Personal and Social Skills, both in children and in the elderly. Once presented the results, a discussion is made, and the main findings are presented as well as personal reflections drawn from the theoretical and practice stage experience.Simões, Maria Celeste RochaRepositório da Universidade de LisboaCosta, Diana Cristina Santos2016-05-25T10:28:00Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11617TID:201203219pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:53.751017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional
title Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional
spellingShingle Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional
Costa, Diana Cristina Santos
Crianças em risco
Institucionalização
Envelhecimento ativo
Psicomotricidade
Competências pessoais e sociais
Resiliência
At-risk children
Institutionalization
Active aging
Psychomotor therapy
Personal and social skills
Resilience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional
title_full Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional
title_fullStr Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional
title_full_unstemmed Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional
title_sort Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto institucional e escolar, e com idosos em contexto institucional
author Costa, Diana Cristina Santos
author_facet Costa, Diana Cristina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria Celeste Rocha
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diana Cristina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças em risco
Institucionalização
Envelhecimento ativo
Psicomotricidade
Competências pessoais e sociais
Resiliência
At-risk children
Institutionalization
Active aging
Psychomotor therapy
Personal and social skills
Resilience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Crianças em risco
Institucionalização
Envelhecimento ativo
Psicomotricidade
Competências pessoais e sociais
Resiliência
At-risk children
Institutionalization
Active aging
Psychomotor therapy
Personal and social skills
Resilience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório descreve a experiência de estágio desenvolvida no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, e insere-se no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais da Faculdade de Motricidade Humana. A intervenção prática decorreu Junta de Freguesia de Belém, mais precisamente, no Centro de Dia e nas três escolas de 1º Ciclo de que esta entidade está encarregue; e num Centro de Acolhimento Temporário, a Casa da Fonte. Após o enquadramento teórico, no qual são apresentados os conceitos fundamentais na compreensão da intervenção e são caraterizadas as instituições, é apresentada a prática profissional. Nos três contextos de intervenção obtiveram-se resultados muito positivos relativamente à eficácia da Intervenção Psicomotora enquanto promotora de Competências Pessoais e Sociais, tanto em crianças como em idosos. Uma vez apresentados os resultados, é feita uma discussão dos mesmos, e são apresentadas as principais conclusões e reflexões pessoais retiradas da experiência teórica e prática do estágio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25T10:28:00Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11617
TID:201203219
url http://hdl.handle.net/10400.5/11617
identifier_str_mv TID:201203219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131062654205952