Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Lara Sofia Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18172
Resumo: O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, procura espelhar o trabalho desenvolvido pela mestranda, durante a prática profissional, com a mobilização dos pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente, assim como dos saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que apoiaram e sustentaram a realização da PES. O RE pauta a multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas pela mestranda, sendo, por isso, o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentado em paradigmas construtivistas e significativos, e numa metodologia de cariz investigativo e mediativo, orientado pelas quatro fases subjacentes à investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se, ainda, a importância do ciclo de supervisão e a cooperação, presente entre todos os intervenientes neste processo, que promoveram o crescimento pessoal e profissional da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos – o 1º CEB e o 2º CEB – o que permitiu uma visão longitudinal das temáticas a abordar e uma evolução e transformação das estratégias e dos métodos utilizadas, adequando-os às características de cada um dos contextos. Além do mais, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade: em ensino presencial e em Ensino a Distância (E@D). Neste documento, apresenta-se a componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida, os alunos do 2º ano, compreendem o conceito de área, e a influência do recurso a materiais manipuláveis e a ferramentas tecnológicas na aprendizagem do conceito área. A PES apresentou-se como o início de uma grande caminhada que a mestranda pretende percorrer, o início daquele que é o seu maior sonho. Este percurso, permitiu constatar que a prática pedagógica é, e continuará a ser, pautada pelas necessidades, interesses, ações e sonhos das crianças, seguindo o lema de que a postura do professor deve ser sempre de transformação, surgindo, neste sentido, o título deste relatório, Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar.
id RCAP_44ad76ab75edc9ed1c1b4e84806673b9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformarPrática de Ensino SupervisionadaInvestigação-AçãoCooperaçãoReflexão sobre a açãoEducação integral e holísticaDesenvolvimento pessoal e profissionalSupervised Teaching PracticeAction-ResearchCooperationReflection on actionIntegral and holistic educationPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, procura espelhar o trabalho desenvolvido pela mestranda, durante a prática profissional, com a mobilização dos pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente, assim como dos saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que apoiaram e sustentaram a realização da PES. O RE pauta a multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas pela mestranda, sendo, por isso, o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentado em paradigmas construtivistas e significativos, e numa metodologia de cariz investigativo e mediativo, orientado pelas quatro fases subjacentes à investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se, ainda, a importância do ciclo de supervisão e a cooperação, presente entre todos os intervenientes neste processo, que promoveram o crescimento pessoal e profissional da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos – o 1º CEB e o 2º CEB – o que permitiu uma visão longitudinal das temáticas a abordar e uma evolução e transformação das estratégias e dos métodos utilizadas, adequando-os às características de cada um dos contextos. Além do mais, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade: em ensino presencial e em Ensino a Distância (E@D). Neste documento, apresenta-se a componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida, os alunos do 2º ano, compreendem o conceito de área, e a influência do recurso a materiais manipuláveis e a ferramentas tecnológicas na aprendizagem do conceito área. A PES apresentou-se como o início de uma grande caminhada que a mestranda pretende percorrer, o início daquele que é o seu maior sonho. Este percurso, permitiu constatar que a prática pedagógica é, e continuará a ser, pautada pelas necessidades, interesses, ações e sonhos das crianças, seguindo o lema de que a postura do professor deve ser sempre de transformação, surgindo, neste sentido, o título deste relatório, Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar.This internship report is part of the unit of Supervised Teaching Practice, which is part of the study plan of the Master's Degree in 1st Cycle of Basic Education Teaching and Mathematics and Natural Sciences in 2nd Cycle of Basic Education. This document seeks to mirror the work developed by the student during her professional practice, with the mobilization of the theoretical and legal assumptions that guide teaching practice, as well as the scientific, pedagogical, and didactic knowledge that supported and sustained the realization of the Supervised Teaching Practice. This document based on the multiplicity of experiences and learning achieved by the student, and is, therefore, the culmination of her pedagogical and training practice, sustained by constructivist and significant paradigms, and an investigative and mediative methodology, guided by the four phases underlying action-research: observation, planning, action, and reflection. The importance of the supervision cycle and the cooperation between all participants in this process, which promoted the personal and professional growth of the student, should also be highlighted. During the Supervised Teaching Practice, the student had contact with two different teaching cycles - 1st cycle and 2nd cycle - which allowed a longitudinal view of the themes to be addressed and an evolution and transformation of the strategies and methods used, adapting them to the characteristics of each of the contexts. In addition, the student developed her Supervised Teaching Practice in two types of modalities: face-to-face teaching and distance learning. This document presents the investigative component, in the format of a scientific article, which sought to investigate the extent to which 2nd grade students understand the concept of area, and the influence of the use of manipulative materials and technological tools in learning the concept of area. The Supervised Teaching Practice presented itself as the beginning of a long journey that the student intends to take, the beginning of what is her greatest dream. This journey allowed us to see that pedagogical practice is, and will continue to be, guided by the needs, interests, actions and dreams of children, following the motto that the teacher's attitude should always be one of transformation, thus arising the title of this report, About teaching to dream and learning to transform.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBessa, Lara Sofia Amaral2021-07-26T11:18:42Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18172TID:202775348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:46.804823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar
title Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar
spellingShingle Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar
Bessa, Lara Sofia Amaral
Prática de Ensino Supervisionada
Investigação-Ação
Cooperação
Reflexão sobre a ação
Educação integral e holística
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised Teaching Practice
Action-Research
Cooperation
Reflection on action
Integral and holistic education
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar
title_full Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar
title_fullStr Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar
title_full_unstemmed Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar
title_sort Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar
author Bessa, Lara Sofia Amaral
author_facet Bessa, Lara Sofia Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Daniela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Lara Sofia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Investigação-Ação
Cooperação
Reflexão sobre a ação
Educação integral e holística
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised Teaching Practice
Action-Research
Cooperation
Reflection on action
Integral and holistic education
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de Ensino Supervisionada
Investigação-Ação
Cooperação
Reflexão sobre a ação
Educação integral e holística
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised Teaching Practice
Action-Research
Cooperation
Reflection on action
Integral and holistic education
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, procura espelhar o trabalho desenvolvido pela mestranda, durante a prática profissional, com a mobilização dos pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente, assim como dos saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que apoiaram e sustentaram a realização da PES. O RE pauta a multiplicidade de experiências e aprendizagens concretizadas pela mestranda, sendo, por isso, o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentado em paradigmas construtivistas e significativos, e numa metodologia de cariz investigativo e mediativo, orientado pelas quatro fases subjacentes à investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se, ainda, a importância do ciclo de supervisão e a cooperação, presente entre todos os intervenientes neste processo, que promoveram o crescimento pessoal e profissional da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos – o 1º CEB e o 2º CEB – o que permitiu uma visão longitudinal das temáticas a abordar e uma evolução e transformação das estratégias e dos métodos utilizadas, adequando-os às características de cada um dos contextos. Além do mais, a mestranda desenvolveu a sua PES em dois tipos de modalidade: em ensino presencial e em Ensino a Distância (E@D). Neste documento, apresenta-se a componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida, os alunos do 2º ano, compreendem o conceito de área, e a influência do recurso a materiais manipuláveis e a ferramentas tecnológicas na aprendizagem do conceito área. A PES apresentou-se como o início de uma grande caminhada que a mestranda pretende percorrer, o início daquele que é o seu maior sonho. Este percurso, permitiu constatar que a prática pedagógica é, e continuará a ser, pautada pelas necessidades, interesses, ações e sonhos das crianças, seguindo o lema de que a postura do professor deve ser sempre de transformação, surgindo, neste sentido, o título deste relatório, Sobre ensinar a sonhar e aprender a transformar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26T11:18:42Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18172
TID:202775348
url http://hdl.handle.net/10400.22/18172
identifier_str_mv TID:202775348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131467352113152