Entre as mãos de uma criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Catarina de Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12164
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, além de permitir a habilitação para a docência nas áreas referidas, procura espelhar a ação e reflexão na ação concretizadas, pela mestranda, ao longo do último ano de mestrado, bem como evidenciar os pressupostos teóricos e legais que sustentaram essa ação. De modo a caminhar numa prática construtiva e significativa, a investigação-ação tornou-se a base do trabalho realizado pela mestranda, sendo imprescindível percorrer as quatro fases subjacentes a esta metodologia: observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se, ainda, que o ciclo de supervisão, bem como a cooperação existente entre todos os intervenientes neste processo, contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mestranda, tornando-a mais crítica em relação às suas opções. Os momentos de reflexão, sendo constantes, proporcionaram a aquisição de novos conhecimentos que complementaram a ação da mestranda, quanto à implementação de regências, à dinamização de atividades e à realização da investigação realizada em contexto, onde a Visualização Espacial tornou-se o foco do estudo. A PES, ao permitir o contacto com diferentes contextos e desafios, levou a mestranda a constatar que a ação do professor é, e continuará a ser, influenciada pelas necessidades, interesses e ações das crianças, surgindo, neste sentido, o título deste relatório, Entre as mãos de uma criança.
id RCAP_eb60b0a0bb8e31cd27429e0d722fead0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre as mãos de uma criançaPrática de Ensino SupervisionadaInvestigação-AçãoCooperaçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalReflexãoSupervised teaching practiceResearch-ActionReflectionCooperationPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, além de permitir a habilitação para a docência nas áreas referidas, procura espelhar a ação e reflexão na ação concretizadas, pela mestranda, ao longo do último ano de mestrado, bem como evidenciar os pressupostos teóricos e legais que sustentaram essa ação. De modo a caminhar numa prática construtiva e significativa, a investigação-ação tornou-se a base do trabalho realizado pela mestranda, sendo imprescindível percorrer as quatro fases subjacentes a esta metodologia: observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se, ainda, que o ciclo de supervisão, bem como a cooperação existente entre todos os intervenientes neste processo, contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mestranda, tornando-a mais crítica em relação às suas opções. Os momentos de reflexão, sendo constantes, proporcionaram a aquisição de novos conhecimentos que complementaram a ação da mestranda, quanto à implementação de regências, à dinamização de atividades e à realização da investigação realizada em contexto, onde a Visualização Espacial tornou-se o foco do estudo. A PES, ao permitir o contacto com diferentes contextos e desafios, levou a mestranda a constatar que a ação do professor é, e continuará a ser, influenciada pelas necessidades, interesses e ações das crianças, surgindo, neste sentido, o título deste relatório, Entre as mãos de uma criança.This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is part of the study plan of the Master's Degree in Teaching 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document, in addition to enabling the teaching in the mentioned areas, seeks to reflect the action and reflection accomplished by the master's degree during the last year of the master's degree, as well as to highlight the theoretical and legal assumptions that support this action. In order to walk in a constructive and meaningful practice-action research became the basis of the work done by the master's student, and it is imperative to go through the four phases underlying this methodology: observation, planning, action and reflection. It should also be pointed out that the supervision cycle, as well as the interaction between all those involved in this process, has contributed to the personal and professional development of the master student, making her more critical of her options. The moments of reflection, being constant, provided the acquisition of new knowledge that complemented the master's action, regarding implementation of regencies, dynamization of activities and realization of the investigation carried out in context, where the Space Visualization became the focus of the study. Supervised Teaching Practice, by allowing contact with different scenarios and challenges, led the master student to note that teacher’s action is, and will continue to be, influenced by the needs, interests and actions of the children, appearing in this sense the title of this report, In the hands of a child.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Ana Catarina de Castro2018-11-13T12:15:08Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12164TID:202029883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:31.941370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre as mãos de uma criança
title Entre as mãos de uma criança
spellingShingle Entre as mãos de uma criança
Pereira, Ana Catarina de Castro
Prática de Ensino Supervisionada
Investigação-Ação
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Research-Action
Reflection
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Entre as mãos de uma criança
title_full Entre as mãos de uma criança
title_fullStr Entre as mãos de uma criança
title_full_unstemmed Entre as mãos de uma criança
title_sort Entre as mãos de uma criança
author Pereira, Ana Catarina de Castro
author_facet Pereira, Ana Catarina de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Daniela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Investigação-Ação
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Research-Action
Reflection
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de Ensino Supervisionada
Investigação-Ação
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Research-Action
Reflection
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, além de permitir a habilitação para a docência nas áreas referidas, procura espelhar a ação e reflexão na ação concretizadas, pela mestranda, ao longo do último ano de mestrado, bem como evidenciar os pressupostos teóricos e legais que sustentaram essa ação. De modo a caminhar numa prática construtiva e significativa, a investigação-ação tornou-se a base do trabalho realizado pela mestranda, sendo imprescindível percorrer as quatro fases subjacentes a esta metodologia: observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se, ainda, que o ciclo de supervisão, bem como a cooperação existente entre todos os intervenientes neste processo, contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mestranda, tornando-a mais crítica em relação às suas opções. Os momentos de reflexão, sendo constantes, proporcionaram a aquisição de novos conhecimentos que complementaram a ação da mestranda, quanto à implementação de regências, à dinamização de atividades e à realização da investigação realizada em contexto, onde a Visualização Espacial tornou-se o foco do estudo. A PES, ao permitir o contacto com diferentes contextos e desafios, levou a mestranda a constatar que a ação do professor é, e continuará a ser, influenciada pelas necessidades, interesses e ações das crianças, surgindo, neste sentido, o título deste relatório, Entre as mãos de uma criança.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13T12:15:08Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12164
TID:202029883
url http://hdl.handle.net/10400.22/12164
identifier_str_mv TID:202029883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131418410876928