Os padrões e o pensamento computacional: estudo com alunos do 1.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3287 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE – IPVC). O estudo desenvolvido centrou-se na área da Matemática, sobre os aspetos do Pensamento Computacional (PC) presentes no estudo dos padrões, com alunos do 1.º ano de escolaridade. Para orientar este estudo, foram definidas duas questões de investigação: (1) Que aspetos do pensamento computacional são evidenciados na exploração de tarefas envolvendo padrões? (2) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução dessas tarefas? De acordo com o problema e questões do estudo, seguiu-se uma metodologia qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se a tarefas, à observação participante, a registos de áudio e vídeo e a notas de campo. Este estudo foi implementado numa turma de 21 alunos, mas apenas 15 alunos participaram no estudo, pois cinco alunos tinham apoio, na sala, de uma professora auxiliar, pelas necessidades que manifestavam e outra aluna não entregou a autorização para participar no estudo. Foram desenvolvidas seis tarefas: duas realizadas em grande grupo e as restantes, individualmente. Para a análise dos resultados, definiram-se seis categorias de análise com diferentes indicadores. Através dos resultados obtidos, verificou-se os conhecimentos dos alunos sobre padrões, a forma como os reconhecem e continuam, quais as estratégias que utilizaram na resolução das tarefas para generalizar, a forma como expressavam os seus pensamentos e as suas maiores dificuldades. De salientar que as maiores dificuldades dos alunos foram a comunicação dos seus pensamentos, a compreensão de determinadas tarefas e a generalização das figuras. Por fim, é de salientar que a PES e todo este percurso me enriqueceu, tanto a nível pessoal como profissional, desenvolvendo capacidades e conhecimentos para o meu futuro como Educadora de Infância/Professora. |
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Os padrões e o pensamento computacional: estudo com alunos do 1.º ano de escolaridadeMatemáticaPensamento computacionalPadrõesPrimeiro ano de escolaridadeEstratégiasMathematicsComputational thinkingPatternsGrade one of primary schoolStrategiesO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE – IPVC). O estudo desenvolvido centrou-se na área da Matemática, sobre os aspetos do Pensamento Computacional (PC) presentes no estudo dos padrões, com alunos do 1.º ano de escolaridade. Para orientar este estudo, foram definidas duas questões de investigação: (1) Que aspetos do pensamento computacional são evidenciados na exploração de tarefas envolvendo padrões? (2) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução dessas tarefas? De acordo com o problema e questões do estudo, seguiu-se uma metodologia qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se a tarefas, à observação participante, a registos de áudio e vídeo e a notas de campo. Este estudo foi implementado numa turma de 21 alunos, mas apenas 15 alunos participaram no estudo, pois cinco alunos tinham apoio, na sala, de uma professora auxiliar, pelas necessidades que manifestavam e outra aluna não entregou a autorização para participar no estudo. Foram desenvolvidas seis tarefas: duas realizadas em grande grupo e as restantes, individualmente. Para a análise dos resultados, definiram-se seis categorias de análise com diferentes indicadores. Através dos resultados obtidos, verificou-se os conhecimentos dos alunos sobre padrões, a forma como os reconhecem e continuam, quais as estratégias que utilizaram na resolução das tarefas para generalizar, a forma como expressavam os seus pensamentos e as suas maiores dificuldades. De salientar que as maiores dificuldades dos alunos foram a comunicação dos seus pensamentos, a compreensão de determinadas tarefas e a generalização das figuras. Por fim, é de salientar que a PES e todo este percurso me enriqueceu, tanto a nível pessoal como profissional, desenvolvendo capacidades e conhecimentos para o meu futuro como Educadora de Infância/Professora.This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) Curricular Unit of, integrated in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB), at the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico de Viana do Castelo. The study developed focused on Mathematics, more specifically on the aspects of Computational Thinking (PC) present in the study of patterns, with 1st grade students. To guide this study, two research questions were defined: (1) What aspects of computational thinking are evidenced in the exploration of tasks involving patterns? (2) What difficulties do students reveal in solving these tasks? According to the problem and questions of the study, a qualitative methodology was followed. To collect data, tasks carried out by students, participant observation, audio and video recordings and field notes were used. This study was implemented in a class of 21 students, but only 15 students participated, because five of the students in the class had the support, in the classroom, of an assistant teacher due to the needs they expressed and another student did not give her permission to participate. Six tasks were developed: two were done in a large group and the others were done individually. For the analysis of the results, six categories of analysis with different indicators were defined. Through the obtained results, it was verified the students' knowledge about patterns, the way they recognize and continue them, which strategies they used in solving tasks to generalize, the way they expressed their thoughts and their greatest difficulties. It should be noted that the students' greatest difficulties were communicating their thoughts, understanding certain tasks and generalizing the figures. Finally, it should be noted that PES and this whole journey enriched me, both personally and professionally, developing skills and knowledge for my future as a Kindergarten and primary Teacher.2023-04-17T15:21:48Z2023-03-29T00:00:00Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3287TID:203268237porMagalhães, Ana Filipa da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-20T06:45:30Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:47.792416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE – IPVC). O estudo desenvolvido centrou-se na área da Matemática, sobre os aspetos do Pensamento Computacional (PC) presentes no estudo dos padrões, com alunos do 1.º ano de escolaridade. Para orientar este estudo, foram definidas duas questões de investigação: (1) Que aspetos do pensamento computacional são evidenciados na exploração de tarefas envolvendo padrões? (2) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução dessas tarefas? De acordo com o problema e questões do estudo, seguiu-se uma metodologia qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se a tarefas, à observação participante, a registos de áudio e vídeo e a notas de campo. Este estudo foi implementado numa turma de 21 alunos, mas apenas 15 alunos participaram no estudo, pois cinco alunos tinham apoio, na sala, de uma professora auxiliar, pelas necessidades que manifestavam e outra aluna não entregou a autorização para participar no estudo. Foram desenvolvidas seis tarefas: duas realizadas em grande grupo e as restantes, individualmente. Para a análise dos resultados, definiram-se seis categorias de análise com diferentes indicadores. Através dos resultados obtidos, verificou-se os conhecimentos dos alunos sobre padrões, a forma como os reconhecem e continuam, quais as estratégias que utilizaram na resolução das tarefas para generalizar, a forma como expressavam os seus pensamentos e as suas maiores dificuldades. De salientar que as maiores dificuldades dos alunos foram a comunicação dos seus pensamentos, a compreensão de determinadas tarefas e a generalização das figuras. Por fim, é de salientar que a PES e todo este percurso me enriqueceu, tanto a nível pessoal como profissional, desenvolvendo capacidades e conhecimentos para o meu futuro como Educadora de Infância/Professora. |
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