Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Verónica Eloísa Varela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6443
Resumo: Este Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes. Na primeira parte é efetuada uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das Práticas Ensino Supervisionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação-ação. O mote para este trabalho foi a questão-problema: “Qual o impacto do envolvimento da família na implementação de atividades práticas no Jardim de infância?”. Após ter sido efetuada uma revisão bibliográfica procedeu-se à realização do estudo num jardim de infância, utilizando como instrumentos o sistema de acompanhamento das crianças, as respostas das crianças e as notas de campo. A análise estatística do estudo pretendia verificar que os níveis de bem-estar e implicação das crianças, aquando da realização de atividades práticas investigativas, se alteram com o envolvimento da família nas mesmas. Os resultados da investigação demonstram que os níveis de bem-estar e implicação são mais elevados aquando do envolvimento da família nas atividades.
id RCAP_44d2938bac6647823bc587fe20b1a064
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da famíliacriançaseducação pré-escolarenvolvimento da famíliaciênciasatividades práticas investigativaschildreninvestigative practical activitiesfamily involvementpre-school educationsciencesEste Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes. Na primeira parte é efetuada uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das Práticas Ensino Supervisionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação-ação. O mote para este trabalho foi a questão-problema: “Qual o impacto do envolvimento da família na implementação de atividades práticas no Jardim de infância?”. Após ter sido efetuada uma revisão bibliográfica procedeu-se à realização do estudo num jardim de infância, utilizando como instrumentos o sistema de acompanhamento das crianças, as respostas das crianças e as notas de campo. A análise estatística do estudo pretendia verificar que os níveis de bem-estar e implicação das crianças, aquando da realização de atividades práticas investigativas, se alteram com o envolvimento da família nas mesmas. Os resultados da investigação demonstram que os níveis de bem-estar e implicação são mais elevados aquando do envolvimento da família nas atividades.This Final Internship Report was written in the scope of the Master in Preschool Education and Teaching for the 1st Cycle of Basic Education. The work is divided into two parts. In the first part, a critical reflection is provided on the practices developed under PES for the 1st ECB and the EPE. In the second part, a research-action project is presented. The driving question behind this work is: “What is the impact of family involvement on the implementation of practical activities in the kindergarten?”. Following a literature review, a study was carried out in a kindergarten using the children monitoring system, children's responses and field notes. The statistical analysis of the study aimed at verifying if the level of well-being, and thus the involvement of the children, changed when the family is involved in the practical activities. Research results showed that the level of well-being and involvement are higher when the family is involved in such activities.Novais, AnabelaMendes, CristianaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Verónica Eloísa Varela2023-07-07T00:30:19Z2020-07-072020-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6443TID:202555283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-08T02:30:35Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:20.868929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
title Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
spellingShingle Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
Marques, Verónica Eloísa Varela
crianças
educação pré-escolar
envolvimento da família
ciências
atividades práticas investigativas
children
investigative practical activities
family involvement
pre-school education
sciences
title_short Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
title_full Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
title_fullStr Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
title_full_unstemmed Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
title_sort Atividades práticas investigativas no jardim de infância: envolvimento da família
author Marques, Verónica Eloísa Varela
author_facet Marques, Verónica Eloísa Varela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novais, Anabela
Mendes, Cristiana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Verónica Eloísa Varela
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
educação pré-escolar
envolvimento da família
ciências
atividades práticas investigativas
children
investigative practical activities
family involvement
pre-school education
sciences
topic crianças
educação pré-escolar
envolvimento da família
ciências
atividades práticas investigativas
children
investigative practical activities
family involvement
pre-school education
sciences
description Este Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes. Na primeira parte é efetuada uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das Práticas Ensino Supervisionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação-ação. O mote para este trabalho foi a questão-problema: “Qual o impacto do envolvimento da família na implementação de atividades práticas no Jardim de infância?”. Após ter sido efetuada uma revisão bibliográfica procedeu-se à realização do estudo num jardim de infância, utilizando como instrumentos o sistema de acompanhamento das crianças, as respostas das crianças e as notas de campo. A análise estatística do estudo pretendia verificar que os níveis de bem-estar e implicação das crianças, aquando da realização de atividades práticas investigativas, se alteram com o envolvimento da família nas mesmas. Os resultados da investigação demonstram que os níveis de bem-estar e implicação são mais elevados aquando do envolvimento da família nas atividades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
2020-07-07T00:00:00Z
2023-07-07T00:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6443
TID:202555283
url http://hdl.handle.net/10400.19/6443
identifier_str_mv TID:202555283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130913760608256