Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Márcia de Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13443
Resumo: Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, sempre fomentou o uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo as demandas da sociedade contemporânea e as potencialidades dos recursos tecnológicos. Este artigo busca refletir sobre como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada nos estudos realizados pela Comunidade Brasileira de Informática na Educação, a partir de uma revisão sistemática de literatura das produções científicas publicadas na revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento e no Portal de publicações da Comissão Especial de Informática na Educação. Grande parte dos estudos preocupa-se com questões de cunho humanista, com a profundidade e extensão das relações humanas como essenciais à construção de uma pedagogia autônoma e problematizadora, com o pensar crítico do educando-educador, e com o caráter autônomo e crítico do aprendiz, entre outras questões intensamente defendidas por Freire.
id RCAP_44dc5b91847a4e2a8fbacf34b6dbc8ce
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possívelTecnologias digitais de informação e comunicaçãoEducaçãoPaulo FreireDigital information and communication technologiesEducationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesPaulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, sempre fomentou o uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo as demandas da sociedade contemporânea e as potencialidades dos recursos tecnológicos. Este artigo busca refletir sobre como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada nos estudos realizados pela Comunidade Brasileira de Informática na Educação, a partir de uma revisão sistemática de literatura das produções científicas publicadas na revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento e no Portal de publicações da Comissão Especial de Informática na Educação. Grande parte dos estudos preocupa-se com questões de cunho humanista, com a profundidade e extensão das relações humanas como essenciais à construção de uma pedagogia autônoma e problematizadora, com o pensar crítico do educando-educador, e com o caráter autônomo e crítico do aprendiz, entre outras questões intensamente defendidas por Freire.Paulo Freire, the Patron of Brazilian Education, has always promoted the use of digital technologies in education, recognizing the demands of contemporary society and the potential of technological resources. This article seeks to reflect on how the pedagogy developed by Paulo Freire has been incorporated in studies carried out by the Brazilian community of Informatics in Education, based on a systematic literature review of scientific productions published in the magazine Tecnologias, Sociedade e Conhecimento and in the Publications Portal of the Special Commission on Informatics in Education. A large part of the studies are concerned with issues of a humanist nature, with the depth and extension of human relations as essential to the construction of an autonomous and problematizing pedagogy, with the critical thinking of the educator-educator, and with the autonomous and critical character of the learner, among other issues intensely defended by Freire.NIED, UniCampRepositório AbertoVieira, Márcia de Freitas2023-02-23T15:14:29Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13443porVieira, M. F. (2021).Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais na Educação: uma construção possível Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 8, n. 2, DOI:10.20396/tsc.v8i2.159322318-8839https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15932info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:29.346769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
title Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
spellingShingle Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
Vieira, Márcia de Freitas
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação
Paulo Freire
Digital information and communication technologies
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
title_full Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
title_fullStr Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
title_full_unstemmed Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
title_sort Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
author Vieira, Márcia de Freitas
author_facet Vieira, Márcia de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Márcia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação
Paulo Freire
Digital information and communication technologies
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação
Paulo Freire
Digital information and communication technologies
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, sempre fomentou o uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo as demandas da sociedade contemporânea e as potencialidades dos recursos tecnológicos. Este artigo busca refletir sobre como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada nos estudos realizados pela Comunidade Brasileira de Informática na Educação, a partir de uma revisão sistemática de literatura das produções científicas publicadas na revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento e no Portal de publicações da Comissão Especial de Informática na Educação. Grande parte dos estudos preocupa-se com questões de cunho humanista, com a profundidade e extensão das relações humanas como essenciais à construção de uma pedagogia autônoma e problematizadora, com o pensar crítico do educando-educador, e com o caráter autônomo e crítico do aprendiz, entre outras questões intensamente defendidas por Freire.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-23T15:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13443
url http://hdl.handle.net/10400.2/13443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, M. F. (2021).Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais na Educação: uma construção possível Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 8, n. 2, DOI:10.20396/tsc.v8i2.15932
2318-8839
https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv NIED, UniCamp
publisher.none.fl_str_mv NIED, UniCamp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553652922974208