Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13443 |
Resumo: | Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, sempre fomentou o uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo as demandas da sociedade contemporânea e as potencialidades dos recursos tecnológicos. Este artigo busca refletir sobre como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada nos estudos realizados pela Comunidade Brasileira de Informática na Educação, a partir de uma revisão sistemática de literatura das produções científicas publicadas na revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento e no Portal de publicações da Comissão Especial de Informática na Educação. Grande parte dos estudos preocupa-se com questões de cunho humanista, com a profundidade e extensão das relações humanas como essenciais à construção de uma pedagogia autônoma e problematizadora, com o pensar crítico do educando-educador, e com o caráter autônomo e crítico do aprendiz, entre outras questões intensamente defendidas por Freire. |
id |
RCAP_44dc5b91847a4e2a8fbacf34b6dbc8ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13443 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possívelTecnologias digitais de informação e comunicaçãoEducaçãoPaulo FreireDigital information and communication technologiesEducationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesPaulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, sempre fomentou o uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo as demandas da sociedade contemporânea e as potencialidades dos recursos tecnológicos. Este artigo busca refletir sobre como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada nos estudos realizados pela Comunidade Brasileira de Informática na Educação, a partir de uma revisão sistemática de literatura das produções científicas publicadas na revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento e no Portal de publicações da Comissão Especial de Informática na Educação. Grande parte dos estudos preocupa-se com questões de cunho humanista, com a profundidade e extensão das relações humanas como essenciais à construção de uma pedagogia autônoma e problematizadora, com o pensar crítico do educando-educador, e com o caráter autônomo e crítico do aprendiz, entre outras questões intensamente defendidas por Freire.Paulo Freire, the Patron of Brazilian Education, has always promoted the use of digital technologies in education, recognizing the demands of contemporary society and the potential of technological resources. This article seeks to reflect on how the pedagogy developed by Paulo Freire has been incorporated in studies carried out by the Brazilian community of Informatics in Education, based on a systematic literature review of scientific productions published in the magazine Tecnologias, Sociedade e Conhecimento and in the Publications Portal of the Special Commission on Informatics in Education. A large part of the studies are concerned with issues of a humanist nature, with the depth and extension of human relations as essential to the construction of an autonomous and problematizing pedagogy, with the critical thinking of the educator-educator, and with the autonomous and critical character of the learner, among other issues intensely defended by Freire.NIED, UniCampRepositório AbertoVieira, Márcia de Freitas2023-02-23T15:14:29Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13443porVieira, M. F. (2021).Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais na Educação: uma construção possível Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 8, n. 2, DOI:10.20396/tsc.v8i2.159322318-8839https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15932info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:29.346769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível |
title |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível |
spellingShingle |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível Vieira, Márcia de Freitas Tecnologias digitais de informação e comunicação Educação Paulo Freire Digital information and communication technologies Education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível |
title_full |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível |
title_fullStr |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível |
title_full_unstemmed |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível |
title_sort |
Pedagogia de Paulo Freire e tenologias digitais na educação: uma construção possível |
author |
Vieira, Márcia de Freitas |
author_facet |
Vieira, Márcia de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Márcia de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais de informação e comunicação Educação Paulo Freire Digital information and communication technologies Education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Tecnologias digitais de informação e comunicação Educação Paulo Freire Digital information and communication technologies Education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, sempre fomentou o uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo as demandas da sociedade contemporânea e as potencialidades dos recursos tecnológicos. Este artigo busca refletir sobre como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada nos estudos realizados pela Comunidade Brasileira de Informática na Educação, a partir de uma revisão sistemática de literatura das produções científicas publicadas na revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento e no Portal de publicações da Comissão Especial de Informática na Educação. Grande parte dos estudos preocupa-se com questões de cunho humanista, com a profundidade e extensão das relações humanas como essenciais à construção de uma pedagogia autônoma e problematizadora, com o pensar crítico do educando-educador, e com o caráter autônomo e crítico do aprendiz, entre outras questões intensamente defendidas por Freire. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-02-23T15:14:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13443 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, M. F. (2021).Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais na Educação: uma construção possível Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 8, n. 2, DOI:10.20396/tsc.v8i2.15932 2318-8839 https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NIED, UniCamp |
publisher.none.fl_str_mv |
NIED, UniCamp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553652922974208 |