Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pica, Ana Catarina Vilão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18888
Resumo: A presente investigação realizou-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo investigativo decorreu no terceiro período do ano letivo 2020/2021, numa escola de ensino básico em Quarteira, com dezoito participantes de uma turma do 6.º ano de escolaridade. O principal objetivo desta investigação, foi a realização de aulas que promovessem a comunicação matemática e a análise das formas de comunicação entre os alunos e entre estes e o professor. Existiu uma seleção de três tarefas matemáticas com o propósito de serem distintas, em termos de conteúdos, dado que se pretendeu analisar a comunicação dos alunos de forma espontânea. Outra exigência para a escolha das tarefas matemáticas, relacionou-se com o facto de os alunos não terem abordado o respetivo tema matemático. Ou seja, era pretendido observar as preconceções que os alunos continham para o desenvolvimento da atividade e mais tarde da comunicação conjunta, para que estivessem todos no mesmo patamar de conhecimentos dos conteúdos a abordar. Por fim, as tarefas matemática selecionadas, foram elaboradas para que decorressem de forma simples sem que surgissem grandes dúvidas por parte dos alunos, concretizando assim um maior trabalho autónomo por parte dos mesmos. A análise dos dados deste estudo é apresentada, pela ordem de ocorrência, tendo em atenção apenas as partes que foram consideradas mais pertinente no que toca aos objetivos deste estudo investigativo. Centrando sempre a análise no desenvolvimento da comunicação entre os alunos e entre estes e o professor, os resultados apontam para um progressivo envolvimento dos alunos na comunicação matemática, oral e escrita, ao longo da realização das tarefas matemáticas.
id RCAP_44ff7e16421bb3feb332e11727507984
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino BásicoComunicação matemática2.º ciclo do ensino básicoPrática pedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA presente investigação realizou-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo investigativo decorreu no terceiro período do ano letivo 2020/2021, numa escola de ensino básico em Quarteira, com dezoito participantes de uma turma do 6.º ano de escolaridade. O principal objetivo desta investigação, foi a realização de aulas que promovessem a comunicação matemática e a análise das formas de comunicação entre os alunos e entre estes e o professor. Existiu uma seleção de três tarefas matemáticas com o propósito de serem distintas, em termos de conteúdos, dado que se pretendeu analisar a comunicação dos alunos de forma espontânea. Outra exigência para a escolha das tarefas matemáticas, relacionou-se com o facto de os alunos não terem abordado o respetivo tema matemático. Ou seja, era pretendido observar as preconceções que os alunos continham para o desenvolvimento da atividade e mais tarde da comunicação conjunta, para que estivessem todos no mesmo patamar de conhecimentos dos conteúdos a abordar. Por fim, as tarefas matemática selecionadas, foram elaboradas para que decorressem de forma simples sem que surgissem grandes dúvidas por parte dos alunos, concretizando assim um maior trabalho autónomo por parte dos mesmos. A análise dos dados deste estudo é apresentada, pela ordem de ocorrência, tendo em atenção apenas as partes que foram consideradas mais pertinente no que toca aos objetivos deste estudo investigativo. Centrando sempre a análise no desenvolvimento da comunicação entre os alunos e entre estes e o professor, os resultados apontam para um progressivo envolvimento dos alunos na comunicação matemática, oral e escrita, ao longo da realização das tarefas matemáticas.This research was conducted in the context of the Supervised Teaching Practice curricular unit of the master’s degree in Primary School Teaching and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The investigative study took place in the third period of the 2020/2021 school year, in a primary school in Quarteira, with eighteen participants from a Year 6 class. The main objective of this investigation was to carry out lessons that promote mathematical communication and the analysis of forms of communication between students and between these and the teacher. There was a selection of three mathematical tasks with the purpose of being distinct, in terms of contents since it was intended to analyse the students' communication in a spontaneous way. Another requirement for the choice of the mathematical tasks was that the students had not approached the respective mathematical topic. That is, it was intended to observe the preconceptions that students contained for the development of the activity and later of the joint communication, so that they were all at the same level of knowledge of the contents to be addressed. Finally, the selected mathematical tasks were designed to be carried out in a simple way without major doubts arising from the students, thus achieving a greater autonomous work on their part. The data analysis of this study is presented, in the order of occurrence, considering only the parts that were considered most relevant to the objectives of this investigative study. Always focusing the analysis on the development of communication among the students and between the students and the teacher, the results point to a progressive involvement of the students in mathematical communication, oral and written, throughout the accomplishment of the mathematical tasks.Guerreiro, AntónioSapientiaPica, Ana Catarina Vilão2023-01-21T14:22:36Z2022-06-062022-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18888TID:203072740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:15Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:35.902765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico
Pica, Ana Catarina Vilão
Comunicação matemática
2.º ciclo do ensino básico
Prática pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Pica, Ana Catarina Vilão
author_facet Pica, Ana Catarina Vilão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, António
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pica, Ana Catarina Vilão
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
2.º ciclo do ensino básico
Prática pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Comunicação matemática
2.º ciclo do ensino básico
Prática pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description A presente investigação realizou-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo investigativo decorreu no terceiro período do ano letivo 2020/2021, numa escola de ensino básico em Quarteira, com dezoito participantes de uma turma do 6.º ano de escolaridade. O principal objetivo desta investigação, foi a realização de aulas que promovessem a comunicação matemática e a análise das formas de comunicação entre os alunos e entre estes e o professor. Existiu uma seleção de três tarefas matemáticas com o propósito de serem distintas, em termos de conteúdos, dado que se pretendeu analisar a comunicação dos alunos de forma espontânea. Outra exigência para a escolha das tarefas matemáticas, relacionou-se com o facto de os alunos não terem abordado o respetivo tema matemático. Ou seja, era pretendido observar as preconceções que os alunos continham para o desenvolvimento da atividade e mais tarde da comunicação conjunta, para que estivessem todos no mesmo patamar de conhecimentos dos conteúdos a abordar. Por fim, as tarefas matemática selecionadas, foram elaboradas para que decorressem de forma simples sem que surgissem grandes dúvidas por parte dos alunos, concretizando assim um maior trabalho autónomo por parte dos mesmos. A análise dos dados deste estudo é apresentada, pela ordem de ocorrência, tendo em atenção apenas as partes que foram consideradas mais pertinente no que toca aos objetivos deste estudo investigativo. Centrando sempre a análise no desenvolvimento da comunicação entre os alunos e entre estes e o professor, os resultados apontam para um progressivo envolvimento dos alunos na comunicação matemática, oral e escrita, ao longo da realização das tarefas matemáticas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
2022-06-06T00:00:00Z
2023-01-21T14:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/18888
TID:203072740
url http://hdl.handle.net/10400.1/18888
identifier_str_mv TID:203072740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133332419641344