A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vânia Luzia Silvério
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4735
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 11 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_b13aac741b61e44b3b49d91c30e79ad7
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)Comunicação MatemáticaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino de MatemáticaMatemáticaPrática PedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 11 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).Tendo em conta o tipo de comunicação, bem como os conteúdos que são explorados, podemos colher informação para refletir sobre e melhorar o processo de ensino, por parte do professor, e de compreensão, por parte do aluno. Este relatório foi elaborado no âmbito dos estágios pedagógicos, que realizamos na Educação Pré-escolar (com crianças de 2 e 3 anos) e no 1.º ciclo do Ensino Básico (com uma turma de 3.º ano), no ano letivo de 2015/2016. Nele procuramos compreender as potencialidades e os constrangimentos para a aprendizagem da interação na sala de aula. Com ele pretendemos contribuir para a contínua melhoria da nossa prática educativa, em particular ao nível do ensino e aprendizagem da Matemática, e para a de quantos nele possam colher reflexão. Seguindo a metodologia qualitativa/interpretativa de investigação, selecionamos várias situações da nossa prática, que foram observadas, gravadas e transcritas. Posteriormente os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo da interação comunicacional ocorrida durante, buscando dados sobre os métodos pedagógicos empregues, e suas implicações na comunicação matemática; a caracterização do discurso produzido; o papel e protagonismo dos intervenientes na interação e os conteúdos matemáticos abordados. Ao nível da EPE, analisamos duas situações práticas. Na primeira, identificamos as características de várias figuras geométricas; na segunda exploramos a noção de número, através de um jogo. Ao nível do1.º ciclo, analisamos cinco situações práticas que consistiram na resolução de exercícios e de problemas, na exploração de unidades de medida através de materiais manipuláveis e na interpretação e tratamento de dados através de gráficos. Em conclusão, verificamos que as metodologias ativas são mais eficazes na promoção de comunicação matemática do que o método expositivo centrado no professor; do mesmo modo, verificamos que a comunicação matemática é mais rica quando ocorre a propósito de aprendizagens relacionadas com as características e vivências dos alunos; as situações de trabalho de grupo potenciam a comunicação matemática dos alunos; o discurso do educador/professor assenta em questões, instruções e feedback, enquanto o discurso das crianças/alunos é baseado em respostas e instruções; a utilização de materiais/objetos concretos aumenta o nível de interesse das crianças/alunos e a análise e reflexão são essenciais no processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT: Taking into account the type of communication as well as the content that is explored, we can gather information to reflect on and improve the teaching process by the teacher, and understanding by the student. This report was prepared as part of the pedagogical internships, which we conducted in preschool education (with 2 and 3 year olds) and in the 1st cycle of Basic Education (with a 3rd grade), in 2015/2016. In it we try to understand the potentialities and the constraints to the learning of the interaction in the classroom. With it we intend to contribute to the continuous improvement of our educational practice, particularly in the teaching and learning of Mathematics, and to those who can reflect on it. Following the qualitative/interpretive methodology of investigation, we selected several situations of our practice, which were observed, recorded and transcribed. Subsequently the collected data were subjected to a content analysis of the communication interaction that occurred during, searching data about the pedagogical methods employed, and their implications in the mathematical communication; the characterization of the discourse produced; the role and protagonism of the actors in the interaction and the mathematical contents addressed. At EPE level, we analyze two practical situations. In the first, we identify the characteristics of several geometric figures; in the second we explore the notion of number, through a game. At the level of the 1st cycle, we analyzed five practical situations that consisted in solving exercises and problems, in the exploration of units of measurement through manipulable materials and in the interpretation and treatment of data through graphs. In conclusion, we verified that the active methodologies are more effective in promoting mathematical communication than the teacher-centered expository method; in the same way, we verified that the mathematical communication is richer when it occurs in relation to learning related to the characteristics and experiences of the students; group work situations enhance students' mathematical communication; the educator/teacher discourse is based on questions, instructions and feedback, while the children's/students' discourse is based on responses and instructions; the use of concrete materials/objects increases the level of interest of the children/students and the analysis and reflection are essential in the teaching-learning process.Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraCabral, João Manuel GonçalvesRepositório da Universidade dos AçoresSilva, Vânia Luzia Silvério2018-06-18T12:29:00Z2018-05-112018-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4735201918560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:04.385922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)
title A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)
spellingShingle A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)
Silva, Vânia Luzia Silvério
Comunicação Matemática
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Matemática
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)
title_full A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)
title_fullStr A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)
title_full_unstemmed A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)
title_sort A comunicação na educação matemática nos níveis Pré-Escolar e Escolar (1.º ciclo)
author Silva, Vânia Luzia Silvério
author_facet Silva, Vânia Luzia Silvério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Susana da Conceição Miranda Silva Mira
Cabral, João Manuel Gonçalves
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vânia Luzia Silvério
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Matemática
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Matemática
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação Matemática
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Matemática
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 11 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-18T12:29:00Z
2018-05-11
2018-05-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4735
201918560
url http://hdl.handle.net/10400.3/4735
identifier_str_mv 201918560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130725681725440