A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Cláudia Perestrelo Freire
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1422
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar o tipo de preparação e os obstáculos encontrados pelos professores de matemática do 1.º ciclo do ensino básico, face à implementação e operacionalização do programa de matemática em vigor, neste ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades de formação que os professores sentem face à prática e ensino da educação matemática. Na elaboração desta pesquisa realizou-se uma análise detalhada do programa em vigor, recorrendo a autores de referência, bem como ao próprio Programa de Matemática do Ensino Básico. Foi, também, feita uma análise à necessidade de formação em matemática por parte dos professores de 1.º ciclo de ensino básico. Deste modo, utilizou-se uma metodologia qualitativa de cariz exploratório, interpretativo e de natureza descritiva, elaborando-se, para tal, um inquérito por questionário e aplicado a um determinado número de professores que lecionam o 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, na Região Autónoma da Madeira. Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a adaptação dos professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula, implementadas na gestão do Programa de Matemática em vigor no 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta de tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas. No que concerne às necessidades de formação, uma grande percentagem dos docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta área, considerando a mesma muito importante e indispensável para ajudar na implementação deste programa nas aulas de 1.º ciclo de ensino básico.ABSTRACT This study aims to find out what is the preparation and obstacles found by mathematics teachers in 1st Cycle of basic education due to the implementation and operation of the mathematics curriculum in use in this cycle of education, this study also tries to identify the training needs that teachers feel face to the practice and teaching of mathematics education. In the preparation of this research, there was made a detailed analysis of the current programme, using reference authors, as well as to the Mathematics Program of Basic Education. It was also made an analysis of the need for Training in mathematics by teachers of 1st Cycle of basic education. To proceed to the analysis of this study we used a qualitative exploratory oriented methodology, with an interpretive and descriptive nature, preparing for this questionnaire to a number of teachers who teach the 1st Cycle of basic education in the municipality of Machico in Autonomous Region of Madeira. The results of this study highlight the difficulties related to the adaptation of the teachers surveyed to classroom dynamics implemented in the management of the mathematics program in force on the 1st cycle of basic education, in particular extension of the contents and the lack of time to use and diversification of pedagogical methodologies Concerning to training needs, a large percentage of the respondents feel need for training in this area, considering the same very important and essential to assist in the implementation of this program in the classroom of first cycle of basic education.
id RCAP_c62d5549789fac58028c8fd752ee467f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de MachicoSupervisão pedagógicaMatemática1.º Ciclo do Ensino BásicoEste estudo tem como objetivo identificar o tipo de preparação e os obstáculos encontrados pelos professores de matemática do 1.º ciclo do ensino básico, face à implementação e operacionalização do programa de matemática em vigor, neste ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades de formação que os professores sentem face à prática e ensino da educação matemática. Na elaboração desta pesquisa realizou-se uma análise detalhada do programa em vigor, recorrendo a autores de referência, bem como ao próprio Programa de Matemática do Ensino Básico. Foi, também, feita uma análise à necessidade de formação em matemática por parte dos professores de 1.º ciclo de ensino básico. Deste modo, utilizou-se uma metodologia qualitativa de cariz exploratório, interpretativo e de natureza descritiva, elaborando-se, para tal, um inquérito por questionário e aplicado a um determinado número de professores que lecionam o 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, na Região Autónoma da Madeira. Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a adaptação dos professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula, implementadas na gestão do Programa de Matemática em vigor no 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta de tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas. No que concerne às necessidades de formação, uma grande percentagem dos docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta área, considerando a mesma muito importante e indispensável para ajudar na implementação deste programa nas aulas de 1.º ciclo de ensino básico.ABSTRACT This study aims to find out what is the preparation and obstacles found by mathematics teachers in 1st Cycle of basic education due to the implementation and operation of the mathematics curriculum in use in this cycle of education, this study also tries to identify the training needs that teachers feel face to the practice and teaching of mathematics education. In the preparation of this research, there was made a detailed analysis of the current programme, using reference authors, as well as to the Mathematics Program of Basic Education. It was also made an analysis of the need for Training in mathematics by teachers of 1st Cycle of basic education. To proceed to the analysis of this study we used a qualitative exploratory oriented methodology, with an interpretive and descriptive nature, preparing for this questionnaire to a number of teachers who teach the 1st Cycle of basic education in the municipality of Machico in Autonomous Region of Madeira. The results of this study highlight the difficulties related to the adaptation of the teachers surveyed to classroom dynamics implemented in the management of the mathematics program in force on the 1st cycle of basic education, in particular extension of the contents and the lack of time to use and diversification of pedagogical methodologies Concerning to training needs, a large percentage of the respondents feel need for training in this area, considering the same very important and essential to assist in the implementation of this program in the classroom of first cycle of basic education.2014-05-26T11:05:18Z2013-12-20T00:00:00Z2013-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1422TID:201386240porCosta, Sandra Cláudia Perestrelo Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:48Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:51.676025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
title A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
spellingShingle A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
Costa, Sandra Cláudia Perestrelo Freire
Supervisão pedagógica
Matemática
1.º Ciclo do Ensino Básico
title_short A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
title_full A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
title_fullStr A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
title_full_unstemmed A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
title_sort A operacionalização do programa de matemática em vigor no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
author Costa, Sandra Cláudia Perestrelo Freire
author_facet Costa, Sandra Cláudia Perestrelo Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandra Cláudia Perestrelo Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Matemática
1.º Ciclo do Ensino Básico
topic Supervisão pedagógica
Matemática
1.º Ciclo do Ensino Básico
description Este estudo tem como objetivo identificar o tipo de preparação e os obstáculos encontrados pelos professores de matemática do 1.º ciclo do ensino básico, face à implementação e operacionalização do programa de matemática em vigor, neste ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades de formação que os professores sentem face à prática e ensino da educação matemática. Na elaboração desta pesquisa realizou-se uma análise detalhada do programa em vigor, recorrendo a autores de referência, bem como ao próprio Programa de Matemática do Ensino Básico. Foi, também, feita uma análise à necessidade de formação em matemática por parte dos professores de 1.º ciclo de ensino básico. Deste modo, utilizou-se uma metodologia qualitativa de cariz exploratório, interpretativo e de natureza descritiva, elaborando-se, para tal, um inquérito por questionário e aplicado a um determinado número de professores que lecionam o 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, na Região Autónoma da Madeira. Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a adaptação dos professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula, implementadas na gestão do Programa de Matemática em vigor no 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta de tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas. No que concerne às necessidades de formação, uma grande percentagem dos docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta área, considerando a mesma muito importante e indispensável para ajudar na implementação deste programa nas aulas de 1.º ciclo de ensino básico.ABSTRACT This study aims to find out what is the preparation and obstacles found by mathematics teachers in 1st Cycle of basic education due to the implementation and operation of the mathematics curriculum in use in this cycle of education, this study also tries to identify the training needs that teachers feel face to the practice and teaching of mathematics education. In the preparation of this research, there was made a detailed analysis of the current programme, using reference authors, as well as to the Mathematics Program of Basic Education. It was also made an analysis of the need for Training in mathematics by teachers of 1st Cycle of basic education. To proceed to the analysis of this study we used a qualitative exploratory oriented methodology, with an interpretive and descriptive nature, preparing for this questionnaire to a number of teachers who teach the 1st Cycle of basic education in the municipality of Machico in Autonomous Region of Madeira. The results of this study highlight the difficulties related to the adaptation of the teachers surveyed to classroom dynamics implemented in the management of the mathematics program in force on the 1st cycle of basic education, in particular extension of the contents and the lack of time to use and diversification of pedagogical methodologies Concerning to training needs, a large percentage of the respondents feel need for training in this area, considering the same very important and essential to assist in the implementation of this program in the classroom of first cycle of basic education.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20T00:00:00Z
2013-12-20
2014-05-26T11:05:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1422
TID:201386240
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1422
identifier_str_mv TID:201386240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622982811648