Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tanqueiro,Maria Teresa de Oliveira Soares, Veríssimo,Cristina Maria Figueira, Neves,Marília Maria Andrade Marques Conceição, Cruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha, Coutinho,Verónica Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005
Resumo: Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área.
id RCAP_0a99f002d9959b33bd375d48ff09f10e
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832020000200005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiardebriefingsimulaçãoenfermagem familiarEnquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2020-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005Revista de Enfermagem Referência v.serV n.2 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira daTanqueiro,Maria Teresa de Oliveira SoaresVeríssimo,Cristina Maria FigueiraNeves,Marília Maria Andrade Marques ConceiçãoCruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da RochaCoutinho,Verónica Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:01Zoai:scielo:S0874-02832020000200005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:30.341540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
spellingShingle Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
debriefing
simulação
enfermagem familiar
title_short Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title_full Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title_fullStr Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title_full_unstemmed Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title_sort Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
author Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
author_facet Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Tanqueiro,Maria Teresa de Oliveira Soares
Veríssimo,Cristina Maria Figueira
Neves,Marília Maria Andrade Marques Conceição
Cruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha
Coutinho,Verónica Dias
author_role author
author2 Tanqueiro,Maria Teresa de Oliveira Soares
Veríssimo,Cristina Maria Figueira
Neves,Marília Maria Andrade Marques Conceição
Cruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha
Coutinho,Verónica Dias
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Tanqueiro,Maria Teresa de Oliveira Soares
Veríssimo,Cristina Maria Figueira
Neves,Marília Maria Andrade Marques Conceição
Cruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha
Coutinho,Verónica Dias
dc.subject.por.fl_str_mv debriefing
simulação
enfermagem familiar
topic debriefing
simulação
enfermagem familiar
description Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serV n.2 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137315546726400