Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005 |
Resumo: | Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área. |
id |
RCAP_0a99f002d9959b33bd375d48ff09f10e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832020000200005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiardebriefingsimulaçãoenfermagem familiarEnquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2020-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005Revista de Enfermagem Referência v.serV n.2 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira daTanqueiro,Maria Teresa de Oliveira SoaresVeríssimo,Cristina Maria FigueiraNeves,Marília Maria Andrade Marques ConceiçãoCruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da RochaCoutinho,Verónica Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:01Zoai:scielo:S0874-02832020000200005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:30.341540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
spellingShingle |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da debriefing simulação enfermagem familiar |
title_short |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_full |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_fullStr |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_full_unstemmed |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_sort |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
author |
Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da |
author_facet |
Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Tanqueiro,Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo,Cristina Maria Figueira Neves,Marília Maria Andrade Marques Conceição Cruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha Coutinho,Verónica Dias |
author_role |
author |
author2 |
Tanqueiro,Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo,Cristina Maria Figueira Neves,Marília Maria Andrade Marques Conceição Cruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha Coutinho,Verónica Dias |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Tanqueiro,Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo,Cristina Maria Figueira Neves,Marília Maria Andrade Marques Conceição Cruzeiro,Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha Coutinho,Verónica Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
debriefing simulação enfermagem familiar |
topic |
debriefing simulação enfermagem familiar |
description |
Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serV n.2 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137315546726400 |