Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=qOyDBhLj |
Resumo: | Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica- se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar- se nesta área. |
id |
RCAP_18ac004cbd60d8f5361bc344119397ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:9981 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiardebriefingsimulaçãoenfermagem familiarEnquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica- se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar- se nesta área.2020-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=qOyDBhLjporhttp://web.esenfc.pt/?url=qOyDBhLjinfo:doi:10.12707/RIV19081Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira daTanqueiro, Maria Teresa de Oliveira SoaresVeríssimo, Cristina Maria FigueiraNeves, Marília Maria Andrade Marques da Conceição eCruzeiro, Clarinda Maria dos Prazeres Ferreira da Silva da RochaCoutinho, Verónica Rita Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-11-09T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:9981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:56.177528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
spellingShingle |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da debriefing simulação enfermagem familiar |
title_short |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_full |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_fullStr |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_full_unstemmed |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_sort |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
author |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da |
author_facet |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo, Cristina Maria Figueira Neves, Marília Maria Andrade Marques da Conceição e Cruzeiro, Clarinda Maria dos Prazeres Ferreira da Silva da Rocha Coutinho, Verónica Rita Dias |
author_role |
author |
author2 |
Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo, Cristina Maria Figueira Neves, Marília Maria Andrade Marques da Conceição e Cruzeiro, Clarinda Maria dos Prazeres Ferreira da Silva da Rocha Coutinho, Verónica Rita Dias |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo, Cristina Maria Figueira Neves, Marília Maria Andrade Marques da Conceição e Cruzeiro, Clarinda Maria dos Prazeres Ferreira da Silva da Rocha Coutinho, Verónica Rita Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
debriefing simulação enfermagem familiar |
topic |
debriefing simulação enfermagem familiar |
description |
Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica- se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar- se nesta área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=qOyDBhLj |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=qOyDBhLj |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=qOyDBhLj info:doi:10.12707/RIV19081 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137232129359872 |