Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/10066 |
Resumo: | Os estudos efectuados sobre as relações de género e especificamente sobre a feminização da gestão escolar não deixam de referir que as mulheres continuam a não estar representadas em situação de paridade com os homens nos órgãos colegiais de gestão escolar. Apresenta-se aqui um estudo referente aos Conselhos Directivos das escolas secundárias do distrito de Braga onde, tal como em outras organizações educativas, se assiste a uma espécie de "ilusão participativa" e de "ilusão democrática". Este texto problematiza, então, a forma como a escola portuguesa parece não ter potenciado determinados espaços de participação às mulheres professoras e, ter mesmo, diluído o carácter de democraticidade do funcionamento do espaço organizacional escolar. |
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