Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Custódia Jorge da
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/10066
Resumo: Os estudos efectuados sobre as relações de género e especificamente sobre a feminização da gestão escolar não deixam de referir que as mulheres continuam a não estar representadas em situação de paridade com os homens nos órgãos colegiais de gestão escolar. Apresenta-se aqui um estudo referente aos Conselhos Directivos das escolas secundárias do distrito de Braga onde, tal como em outras organizações educativas, se assiste a uma espécie de "ilusão participativa" e de "ilusão democrática". Este texto problematiza, então, a forma como a escola portuguesa parece não ter potenciado determinados espaços de participação às mulheres professoras e, ter mesmo, diluído o carácter de democraticidade do funcionamento do espaço organizacional escolar.
id RCAP_452beda17f897f82509392c5f71df83a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democráticaGéneroGestãoParticipaçãoDemocraticidadeOs estudos efectuados sobre as relações de género e especificamente sobre a feminização da gestão escolar não deixam de referir que as mulheres continuam a não estar representadas em situação de paridade com os homens nos órgãos colegiais de gestão escolar. Apresenta-se aqui um estudo referente aos Conselhos Directivos das escolas secundárias do distrito de Braga onde, tal como em outras organizações educativas, se assiste a uma espécie de "ilusão participativa" e de "ilusão democrática". Este texto problematiza, então, a forma como a escola portuguesa parece não ter potenciado determinados espaços de participação às mulheres professoras e, ter mesmo, diluído o carácter de democraticidade do funcionamento do espaço organizacional escolar.Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Centro de Investigação em EducaçãoUniversidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de EducaçãoUniversidade do MinhoRocha, Maria Custódia Jorge da19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/10066por“Revista de Educação”. ISSN 0871-3928. 7:2 (1998) 29-40.0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:27.443752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
title Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
spellingShingle Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
Rocha, Maria Custódia Jorge da
Género
Gestão
Participação
Democraticidade
title_short Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
title_full Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
title_fullStr Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
title_full_unstemmed Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
title_sort Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática
author Rocha, Maria Custódia Jorge da
author_facet Rocha, Maria Custódia Jorge da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Custódia Jorge da
dc.subject.por.fl_str_mv Género
Gestão
Participação
Democraticidade
topic Género
Gestão
Participação
Democraticidade
description Os estudos efectuados sobre as relações de género e especificamente sobre a feminização da gestão escolar não deixam de referir que as mulheres continuam a não estar representadas em situação de paridade com os homens nos órgãos colegiais de gestão escolar. Apresenta-se aqui um estudo referente aos Conselhos Directivos das escolas secundárias do distrito de Braga onde, tal como em outras organizações educativas, se assiste a uma espécie de "ilusão participativa" e de "ilusão democrática". Este texto problematiza, então, a forma como a escola portuguesa parece não ter potenciado determinados espaços de participação às mulheres professoras e, ter mesmo, diluído o carácter de democraticidade do funcionamento do espaço organizacional escolar.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/10066
url https://hdl.handle.net/1822/10066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista de Educação”. ISSN 0871-3928. 7:2 (1998) 29-40.
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132453664718848