O lugar da argumentação na Educação para a Cidadania no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria João Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4629
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
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O nosso relatório intitula-se O lugar da argumentação na Educação para a Cidadania no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivos: avaliar o nível de desenvolvimento moral e lógico-matemático das crianças, compreender o papel do raciocínio lógico-matemático no desenvolvimento de cidadãos conscientes, autónomos e ativos, promover, em contexto de sala de aula, o desenvolvimento de crianças autónomas através do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, bem como, implementar estratégias adequadas que promovam o desenvolvimento lógico-matemático e moral das crianças. O relatório é constituído por duas grandes partes que se articulam e dialogam entre si. Na primeira parte, que corresponde ao enquadramento teórico do tema, é explorada a evolução do conceito de educação, discute-se e reflete-se sobre a necessidade de se educar para a cidadania, assim como se analisa a importância de se desenvolver a capacidade de argumentação na sociedade do século XXI, tendo em vista a formação do cidadão ativo e responsável deste milénio. Na segunda parte, dedicada à análise reflexiva sobre a nossa práxis educativa e conjuntura em que ocorreu, são caraterizados os contextos nas quais decorreram os estágios, apresentados os dados do estudo realizado aos educadores/professores das nossas escolas cooperantes acerca das conceções destes sobre a educação para a cidadania e para a argumentação e é realizada uma descrição analítica das atividades implementadas nos estágios no âmbito do tema deste relatório. Por último, apresenta-se uma reflexão global sobre o lugar argumentação na educação para a cidadania, na qual se reconhece a importância de promover, de forma integrada, o desenvolvimento do raciocínio argumentativo para a construção de uma consciência moral autónoma das crianças/alunos, potenciadora da sua proactividade como cidadãos, daí conclui-se que a pertinência deste processo educativo deve ser intencionalizado e promovido através de estratégias de exploração reconstrutiva.ABSTRACT: The present document emerges from the reflection on the practices developed in the scope of the pedagogical stages inserted in the curricular units of Pedagogical Stage I and Pedagogical Stage II. These disciplines integrate the curricular plan of Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, under the domain of the Department of Education, University of the Azores. Our report is entitled The place of argumentation in Education for Citizenship in the context of Pre-primary Education and the 1st Cycle of Basic Education and aims to: assess the level of moral and logical-mathematical development of children, understand The role of logical-mathematical reasoning in the development of conscious, autonomous and active citizens, to promote, in the context of the classroom, the development of autonomous children through the development of logical-mathematical reasoning, as well as to implement adequate strategies that promote development Logical-mathematical and moral of children. The report is made up of two large parts that articulate and dialogue with each other. The first part, which corresponds to the theoretical framework of the theme, explores the evolution of the concept of education, discusses and reflects on the need to educate for citizenship, as well as analyzing the importance of developing the capacity of In the society of the 21st century, in view of the formation of the active and responsible citizen of this millennium. In the second part, dedicated to the reflexive analysis of our educational praxis and conjuncture in which it occurred, the contexts in which the stages took place were presented, the data of the study carried out to the educators / teachers of our cooperating schools about their conceptions about education For citizenship and for argumentation; And an analytical description of the activities implemented in the traineeships is carried out under the theme of this report. Finally, there is a global reflection on the place of argumentation in citizenship education, in which it is recognized the importance of promoting, in an integrated way, the development of argumentative reasoning for the construction of an autonomous moral conscience of the children / students, Which enhances their proactivity as citizens, it is concluded that this educational process is intentional and promoted through strategies of reconstructive exploration.Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroRaposo, Margarida de Jesus SilvaRepositório da Universidade dos AçoresAndrade, Maria João Sousa2018-04-04T12:04:41Z2018-02-152018-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4629201875756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:52Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:59.974470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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