Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rita Maria da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1534
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_da9c1088056f5a8bc04c8b98a76eb0ad
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadaniaCidadaniaEducaçãoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Prática EducativaEducation for CitizenshipEducational PracticeMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório é fruto do nosso estágio pedagógico, integrado no âmbito das disciplinas de Prática Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, e reflete a experiência vivenciada em dois contextos escolares diferentes: pré-escolar e 1.º ciclo. Através das funções de docência levadas a cabo durante o processo de estágio, em ambos os níveis de ensino, foi possível verificar em que medida as estratégias e metodologias implementadas eram adequadas na educação para a cidadania, em especial a interdisciplinaridade. Este documento inclui um enquadramento teórico que contextualiza a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, a interdisciplinaridade, o desenvolvimento infantil e a educação para a cidadania, assim como, especifica os fundamentos sobre os quais se vai desenvolver a prática. Tendo em conta que, durante o desenvolvimento da prática educativa foram operacionalizadas uma série de etapas, nomeadamente, a construção de um projecto formativo, observação e planificação de aulas e operacionalização do trabalho, no presente documento estas etapas serão analisadas. Desenvolveu-se, deste modo, uma análise reflexiva do trabalho realizado tentando estabelecer um comparação entre ambos os níveis de ensino, tendo o cuidado de durante esta reflexão suportar as nossas evidências com bibliografia especializada. Do trabalho desenvolvido, concluímos que em ambos os níveis de ensino, tendo por base a promoção da educação para a cidadania, as metodologias e estratégias utilizadas foram eficazes e adequadas aos propósitos das temáticas levadas a cabo durante as nossas intervenções. Por outro lado, constatámos que uma das estratégias essenciais para o desenvolvimento da educação para a cidadania assenta na interdisciplinaridade, que por sua vez, nos níveis de ensino onde desenvolvemos a prática, devido à monodocência, a sua operacionalização é mais fácil.ABSTRACT: The following report is the result of our pedagogical internship integrated in the disciplines of Prática Supervisionada I e II, of the Master titled Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico and reflects the practice experienced in two different educational contexts: pre-school and 1st cycle. Through the teaching functions carried out during the internship, in both levels of education, it was possible to verify in which matter the strategies and methodologies were adequate for citizenship education, in special Interdisciplinarity This document includes a theoretical framing, which allows us to contextualize the pré-school education and 1st cycle of the basic, interdisciplinarity, child development and education for citizenship, as well as, to specify the grounds upon which the practice will develop. Taking into account that, during the development of educational practice a series of steps were operationalized, in particular, the construction of a formation project, observation and planning lessons and operationalization of the work, in this document, these steps will be reviewed. In this way, we developed a reflective analysis of the work done, trying to establish a comparison between both levels of education, and making sure that, during this reflection, our evidences were supported by specialized literature. From the work developed, we conclude that in both levels of education, based on the promotion of education for citizenship, the methodologies and strategies used have been effective and appropriate to the purposes of the themes undertaken during our interventions. On the other hand, we found that one of the essential strategies for the development of the education for citizenship was based on interdisciplinarity, which in turn, in the levels of education where we developed our practice, its operation is easier, because the children have only one teacher, instead of several.Fortuna, Maria Margarida PachecoRepositório da Universidade dos AçoresMedeiros, Rita Maria da Silva2012-11-16T12:31:41Z2012-11-162012-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1534porMedeiros, Rita Maria da Silva – "Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. III, 85 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:18Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:25.320322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
title Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
spellingShingle Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
Medeiros, Rita Maria da Silva
Cidadania
Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Education for Citizenship
Educational Practice
title_short Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
title_full Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
title_fullStr Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
title_full_unstemmed Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
title_sort Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania
author Medeiros, Rita Maria da Silva
author_facet Medeiros, Rita Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortuna, Maria Margarida Pacheco
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rita Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Education for Citizenship
Educational Practice
topic Cidadania
Educação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Education for Citizenship
Educational Practice
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-16T12:31:41Z
2012-11-16
2012-11-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1534
url http://hdl.handle.net/10400.3/1534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Medeiros, Rita Maria da Silva – "Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. III, 85 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130689659994112