Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77898
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_454225da4426ec938edc1124c2702924
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infânciaChallenges of active learning: report of an experience in nursery school and kindergartenCrecheMateriais pedagógicosJardim de infânciaCiclo planear-fazer-reverRotina diáriaNursery schoolPedagogical materialsKindergartenPlan-do-review cycleDailly routineCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como finalidade a apresentação, descrição e avaliação dos Projetos de Intervenção Pedagógica, realizados em contexto de creche e de jardim de Infância. Os projetos de intervenção pedagógica que se desenharam emergiram da observação das crianças e dos contextos e da identificação da necessidade de diversificar os materiais a que as crianças tinham acesso no contexto de creche e de promover a implementação do ciclo planear-fazer-rever no contexto de jardim de infância, para procurar favorecer contextos de aprendizagem ativa às crianças. O enquadramento teórico, é composto por tópicos fulcrais que se mostram relevantes para a compreensão dos projetos de intervenção pedagógica desenhados e posteriormente, implementados. O desenvolvimento dos projetos de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de investigação-ação que se carateriza pela identificação de uma situação problemática com o objetivo de melhorá-la, evidenciando-se por uma natureza qualitativa onde prevalecem os processos decorridos sobre os resultados da ação. Os dados e informações recolhidos no decurso da intervenção pedagógica revelaram que a introdução de materiais diversificados proporciona às criança novas experiências e descobertas e favorece a construção de novas aprendizagens. Também mostraram que, a implementação do ciclo planear-fazer-rever proporciona muitas oportunidades para as crianças desenvolverem os seus planos e intenções, refletirem sobre as suas ações e realizações e resolverem os problemas encontrados.This internship report comes within the scope of the Internship Curricular Unit, integrated in the plan of studies of the Master in Preschool Education, and aims at the presentation, description and assessment Pedagogical Intervention Projects, carried out in the context of Nursery and Kindergarten. The pedagogical intervention projects that were designed emerged from the observation of children and contexts and the identification of the need to diversify the materials that children had access to in the context of daycare and to promote the implementation of the planning- do- review in the context of kindergarten to seek to foster an active learning contexts for children. The theoretical framework is composed of core topics that are relevant to the understanding of pedagogical intervention projects designed and subsequently implemented. The development of pedagogical intervention projects was sustained in the research action approach that is characterized by the identification of a problematic situation with the objective of improving them, evidenced by a qualitative nature where the processes that take place over the results of the action prevail. The data and information collected during the pedagogical intervention revealed that the introduction of diversified materials provides new experiences and discoveries for children and favors the construction of new learning. It also showed that the implementation of the plan-do review cycle provides many opportunities for children to develop their plans and intentions, reflect on their actions and achievements and solve the problems encountered.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoRocha, Marlene Filipa Gonçalves da2020-12-212020-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77898por202984397info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:52.367429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
Challenges of active learning: report of an experience in nursery school and kindergarten
title Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
spellingShingle Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da
Creche
Materiais pedagógicos
Jardim de infância
Ciclo planear-fazer-rever
Rotina diária
Nursery school
Pedagogical materials
Kindergarten
Plan-do-review cycle
Dailly routine
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
title_full Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
title_fullStr Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
title_full_unstemmed Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
title_sort Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
author Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da
author_facet Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Materiais pedagógicos
Jardim de infância
Ciclo planear-fazer-rever
Rotina diária
Nursery school
Pedagogical materials
Kindergarten
Plan-do-review cycle
Dailly routine
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Materiais pedagógicos
Jardim de infância
Ciclo planear-fazer-rever
Rotina diária
Nursery school
Pedagogical materials
Kindergarten
Plan-do-review cycle
Dailly routine
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
2020-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77898
url https://hdl.handle.net/1822/77898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202984397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132539339669504