Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77898 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_454225da4426ec938edc1124c2702924 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infânciaChallenges of active learning: report of an experience in nursery school and kindergartenCrecheMateriais pedagógicosJardim de infânciaCiclo planear-fazer-reverRotina diáriaNursery schoolPedagogical materialsKindergartenPlan-do-review cycleDailly routineCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como finalidade a apresentação, descrição e avaliação dos Projetos de Intervenção Pedagógica, realizados em contexto de creche e de jardim de Infância. Os projetos de intervenção pedagógica que se desenharam emergiram da observação das crianças e dos contextos e da identificação da necessidade de diversificar os materiais a que as crianças tinham acesso no contexto de creche e de promover a implementação do ciclo planear-fazer-rever no contexto de jardim de infância, para procurar favorecer contextos de aprendizagem ativa às crianças. O enquadramento teórico, é composto por tópicos fulcrais que se mostram relevantes para a compreensão dos projetos de intervenção pedagógica desenhados e posteriormente, implementados. O desenvolvimento dos projetos de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de investigação-ação que se carateriza pela identificação de uma situação problemática com o objetivo de melhorá-la, evidenciando-se por uma natureza qualitativa onde prevalecem os processos decorridos sobre os resultados da ação. Os dados e informações recolhidos no decurso da intervenção pedagógica revelaram que a introdução de materiais diversificados proporciona às criança novas experiências e descobertas e favorece a construção de novas aprendizagens. Também mostraram que, a implementação do ciclo planear-fazer-rever proporciona muitas oportunidades para as crianças desenvolverem os seus planos e intenções, refletirem sobre as suas ações e realizações e resolverem os problemas encontrados.This internship report comes within the scope of the Internship Curricular Unit, integrated in the plan of studies of the Master in Preschool Education, and aims at the presentation, description and assessment Pedagogical Intervention Projects, carried out in the context of Nursery and Kindergarten. The pedagogical intervention projects that were designed emerged from the observation of children and contexts and the identification of the need to diversify the materials that children had access to in the context of daycare and to promote the implementation of the planning- do- review in the context of kindergarten to seek to foster an active learning contexts for children. The theoretical framework is composed of core topics that are relevant to the understanding of pedagogical intervention projects designed and subsequently implemented. The development of pedagogical intervention projects was sustained in the research action approach that is characterized by the identification of a problematic situation with the objective of improving them, evidenced by a qualitative nature where the processes that take place over the results of the action prevail. The data and information collected during the pedagogical intervention revealed that the introduction of diversified materials provides new experiences and discoveries for children and favors the construction of new learning. It also showed that the implementation of the plan-do review cycle provides many opportunities for children to develop their plans and intentions, reflect on their actions and achievements and solve the problems encountered.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoRocha, Marlene Filipa Gonçalves da2020-12-212020-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77898por202984397info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:52.367429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância Challenges of active learning: report of an experience in nursery school and kindergarten |
title |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância |
spellingShingle |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da Creche Materiais pedagógicos Jardim de infância Ciclo planear-fazer-rever Rotina diária Nursery school Pedagogical materials Kindergarten Plan-do-review cycle Dailly routine Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância |
title_full |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância |
title_fullStr |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância |
title_sort |
Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância |
author |
Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da |
author_facet |
Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marlene Filipa Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Materiais pedagógicos Jardim de infância Ciclo planear-fazer-rever Rotina diária Nursery school Pedagogical materials Kindergarten Plan-do-review cycle Dailly routine Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Creche Materiais pedagógicos Jardim de infância Ciclo planear-fazer-rever Rotina diária Nursery school Pedagogical materials Kindergarten Plan-do-review cycle Dailly routine Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 2020-12-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/77898 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/77898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202984397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132539339669504 |