Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Sofia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13408
Resumo: O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como pano de fundo o quotidiano vivido e observado em contexto de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública no centro da cidade de Torres Vedras. Esta investigação foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e, como tal, obedece a alguns critérios, nomeadamente a formação do problema: identificar e compreender como o trabalho cooperativo é potenciador de aprendizagens. Este problema motivou três questões de análise: 1) como se desenvolve o trabalho cooperativo, 2) qual o papel do professor e consequentes estratégias e modelos em sala de aula, e 3) quais as vantagens e consequências do trabalho cooperativo. Partindo de autores de referência tais como Arends (1995), Bessa e Fontaine (2002), Cochito (2008), Freire (2003), Lopes e Silva (2009), Sebarroja (2001), Tomlinson e Allan (2001) e Thurler e Perrenoud (1994), este relatório pretende introduzir o método de aprendizagem cooperativa, que se insere no paradigma de ensino-aprendizagem no contexto de mudança da atual sociedade. Este estudo demonstra que a aprendizagem cooperativa é vantajosa para o ensinoaprendizagem em contextos de sala de aula multiculturais, pelo que todos os alunos, sem exceção, são beneficiados: entreajuda, respeito, tolerância, partilha, interdependência positiva. Para tal, concorre o colossal trabalho do professor reflexivo
id RCAP_455f2fc339dad2fa40f5d41f6d5c2602
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturaisEnsino BásicoAprendizagem cooperativaTrabalho cooperativoProfessorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como pano de fundo o quotidiano vivido e observado em contexto de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública no centro da cidade de Torres Vedras. Esta investigação foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e, como tal, obedece a alguns critérios, nomeadamente a formação do problema: identificar e compreender como o trabalho cooperativo é potenciador de aprendizagens. Este problema motivou três questões de análise: 1) como se desenvolve o trabalho cooperativo, 2) qual o papel do professor e consequentes estratégias e modelos em sala de aula, e 3) quais as vantagens e consequências do trabalho cooperativo. Partindo de autores de referência tais como Arends (1995), Bessa e Fontaine (2002), Cochito (2008), Freire (2003), Lopes e Silva (2009), Sebarroja (2001), Tomlinson e Allan (2001) e Thurler e Perrenoud (1994), este relatório pretende introduzir o método de aprendizagem cooperativa, que se insere no paradigma de ensino-aprendizagem no contexto de mudança da atual sociedade. Este estudo demonstra que a aprendizagem cooperativa é vantajosa para o ensinoaprendizagem em contextos de sala de aula multiculturais, pelo que todos os alunos, sem exceção, são beneficiados: entreajuda, respeito, tolerância, partilha, interdependência positiva. Para tal, concorre o colossal trabalho do professor reflexivoNogueira, RosaRepositório ComumLopes, Ana Sofia2016-04-29T15:03:00Z2013-05-172013-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13408TID:201135957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.813924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
title Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
spellingShingle Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
Lopes, Ana Sofia
Ensino Básico
Aprendizagem cooperativa
Trabalho cooperativo
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
title_full Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
title_fullStr Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
title_full_unstemmed Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
title_sort Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
author Lopes, Ana Sofia
author_facet Lopes, Ana Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Rosa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Aprendizagem cooperativa
Trabalho cooperativo
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Aprendizagem cooperativa
Trabalho cooperativo
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como pano de fundo o quotidiano vivido e observado em contexto de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública no centro da cidade de Torres Vedras. Esta investigação foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e, como tal, obedece a alguns critérios, nomeadamente a formação do problema: identificar e compreender como o trabalho cooperativo é potenciador de aprendizagens. Este problema motivou três questões de análise: 1) como se desenvolve o trabalho cooperativo, 2) qual o papel do professor e consequentes estratégias e modelos em sala de aula, e 3) quais as vantagens e consequências do trabalho cooperativo. Partindo de autores de referência tais como Arends (1995), Bessa e Fontaine (2002), Cochito (2008), Freire (2003), Lopes e Silva (2009), Sebarroja (2001), Tomlinson e Allan (2001) e Thurler e Perrenoud (1994), este relatório pretende introduzir o método de aprendizagem cooperativa, que se insere no paradigma de ensino-aprendizagem no contexto de mudança da atual sociedade. Este estudo demonstra que a aprendizagem cooperativa é vantajosa para o ensinoaprendizagem em contextos de sala de aula multiculturais, pelo que todos os alunos, sem exceção, são beneficiados: entreajuda, respeito, tolerância, partilha, interdependência positiva. Para tal, concorre o colossal trabalho do professor reflexivo
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-17
2013-05-17T00:00:00Z
2016-04-29T15:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13408
TID:201135957
url http://hdl.handle.net/10400.26/13408
identifier_str_mv TID:201135957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929168105472