Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13408 |
Resumo: | O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como pano de fundo o quotidiano vivido e observado em contexto de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública no centro da cidade de Torres Vedras. Esta investigação foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e, como tal, obedece a alguns critérios, nomeadamente a formação do problema: identificar e compreender como o trabalho cooperativo é potenciador de aprendizagens. Este problema motivou três questões de análise: 1) como se desenvolve o trabalho cooperativo, 2) qual o papel do professor e consequentes estratégias e modelos em sala de aula, e 3) quais as vantagens e consequências do trabalho cooperativo. Partindo de autores de referência tais como Arends (1995), Bessa e Fontaine (2002), Cochito (2008), Freire (2003), Lopes e Silva (2009), Sebarroja (2001), Tomlinson e Allan (2001) e Thurler e Perrenoud (1994), este relatório pretende introduzir o método de aprendizagem cooperativa, que se insere no paradigma de ensino-aprendizagem no contexto de mudança da atual sociedade. Este estudo demonstra que a aprendizagem cooperativa é vantajosa para o ensinoaprendizagem em contextos de sala de aula multiculturais, pelo que todos os alunos, sem exceção, são beneficiados: entreajuda, respeito, tolerância, partilha, interdependência positiva. Para tal, concorre o colossal trabalho do professor reflexivo |
id |
RCAP_455f2fc339dad2fa40f5d41f6d5c2602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13408 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturaisEnsino BásicoAprendizagem cooperativaTrabalho cooperativoProfessorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como pano de fundo o quotidiano vivido e observado em contexto de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública no centro da cidade de Torres Vedras. Esta investigação foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e, como tal, obedece a alguns critérios, nomeadamente a formação do problema: identificar e compreender como o trabalho cooperativo é potenciador de aprendizagens. Este problema motivou três questões de análise: 1) como se desenvolve o trabalho cooperativo, 2) qual o papel do professor e consequentes estratégias e modelos em sala de aula, e 3) quais as vantagens e consequências do trabalho cooperativo. Partindo de autores de referência tais como Arends (1995), Bessa e Fontaine (2002), Cochito (2008), Freire (2003), Lopes e Silva (2009), Sebarroja (2001), Tomlinson e Allan (2001) e Thurler e Perrenoud (1994), este relatório pretende introduzir o método de aprendizagem cooperativa, que se insere no paradigma de ensino-aprendizagem no contexto de mudança da atual sociedade. Este estudo demonstra que a aprendizagem cooperativa é vantajosa para o ensinoaprendizagem em contextos de sala de aula multiculturais, pelo que todos os alunos, sem exceção, são beneficiados: entreajuda, respeito, tolerância, partilha, interdependência positiva. Para tal, concorre o colossal trabalho do professor reflexivoNogueira, RosaRepositório ComumLopes, Ana Sofia2016-04-29T15:03:00Z2013-05-172013-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13408TID:201135957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.813924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais |
title |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais |
spellingShingle |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais Lopes, Ana Sofia Ensino Básico Aprendizagem cooperativa Trabalho cooperativo Professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais |
title_full |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais |
title_fullStr |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais |
title_sort |
Um olhar sobre o trabalho cooperativo como potenciador de aprendizagens em contextos multiculturais |
author |
Lopes, Ana Sofia |
author_facet |
Lopes, Ana Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Rosa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ana Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Aprendizagem cooperativa Trabalho cooperativo Professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Aprendizagem cooperativa Trabalho cooperativo Professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como pano de fundo o quotidiano vivido e observado em contexto de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública no centro da cidade de Torres Vedras. Esta investigação foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e, como tal, obedece a alguns critérios, nomeadamente a formação do problema: identificar e compreender como o trabalho cooperativo é potenciador de aprendizagens. Este problema motivou três questões de análise: 1) como se desenvolve o trabalho cooperativo, 2) qual o papel do professor e consequentes estratégias e modelos em sala de aula, e 3) quais as vantagens e consequências do trabalho cooperativo. Partindo de autores de referência tais como Arends (1995), Bessa e Fontaine (2002), Cochito (2008), Freire (2003), Lopes e Silva (2009), Sebarroja (2001), Tomlinson e Allan (2001) e Thurler e Perrenoud (1994), este relatório pretende introduzir o método de aprendizagem cooperativa, que se insere no paradigma de ensino-aprendizagem no contexto de mudança da atual sociedade. Este estudo demonstra que a aprendizagem cooperativa é vantajosa para o ensinoaprendizagem em contextos de sala de aula multiculturais, pelo que todos os alunos, sem exceção, são beneficiados: entreajuda, respeito, tolerância, partilha, interdependência positiva. Para tal, concorre o colossal trabalho do professor reflexivo |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-17 2013-05-17T00:00:00Z 2016-04-29T15:03:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13408 TID:201135957 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13408 |
identifier_str_mv |
TID:201135957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929168105472 |