Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26265 |
Resumo: | Num relato fracionado, escrito retrospetivamente, apresento a realidade vivida enquanto professor estagiário de educação física (EF), percorrendo na analogia de um dia, os diferentes momentos do processo formativo. Perspetivando melhorias para intervenções futuras reflito, com base na literatura, sobre as minhas práticas de organização e gestão do ensino, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este é um relatório de estágio apresentado com um caráter intimista e confidente, mas com o intuito de ser deixado como um legado para todos os professores estagiários de EF. A capacidade de adaptação foi um fator essencial para o sucesso, onde tive a necessidade constante de refletir sobre as minhas práticas, ser criativo, tomar a iniciativa e ter a capacidade para me ajustar. O sucesso pessoal emergiu do sucesso do núcleo de estágio, enquanto um grupo coeso, com a capacidade para colaborar e dar um sentido crítico. Com ganhos a nível pessoal e profissional ficou patente que ser professor é ter a responsabilidade de influenciar o futuro de cada aluno e da nossa sociedade, colocando em prática os conhecimentos, as capacidades e atitudes, em prol de um ensino mais competente. |
id |
RCAP_4566d0d891d0c90b46ed89c7b0633bda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10400.5/26265 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosAlunoEnsino-aprendizagemEducação físicaFormação profissionalFormação pessoalReflexãoAdaptaçãoStudentTeaching-learning processPhysical EducationProfessional trainingPersonal trainingReflectionAdaptationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNum relato fracionado, escrito retrospetivamente, apresento a realidade vivida enquanto professor estagiário de educação física (EF), percorrendo na analogia de um dia, os diferentes momentos do processo formativo. Perspetivando melhorias para intervenções futuras reflito, com base na literatura, sobre as minhas práticas de organização e gestão do ensino, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este é um relatório de estágio apresentado com um caráter intimista e confidente, mas com o intuito de ser deixado como um legado para todos os professores estagiários de EF. A capacidade de adaptação foi um fator essencial para o sucesso, onde tive a necessidade constante de refletir sobre as minhas práticas, ser criativo, tomar a iniciativa e ter a capacidade para me ajustar. O sucesso pessoal emergiu do sucesso do núcleo de estágio, enquanto um grupo coeso, com a capacidade para colaborar e dar um sentido crítico. Com ganhos a nível pessoal e profissional ficou patente que ser professor é ter a responsabilidade de influenciar o futuro de cada aluno e da nossa sociedade, colocando em prática os conhecimentos, as capacidades e atitudes, em prol de um ensino mais competente.In this report, described retrospectively, step-by step, I am going to present the daily reality I experienced as a physical education teacher trainee throughout the different moments of the training process. Bearing in mind improvements for future interventions and based on literature, I make a reflection on my teaching organization and management practices, pedagogical innovation and research, school participation and relationship within the community. This is a personal and confident internship report whose aim is to be a testimony for all PE teacher’s trainees. The ability to adapt was an essential factor for success, where I had the constant need to reflect on my practices, be creative, take the initiative and have the ability to adjust. Personal success emerged from the success of my internship’s group, a cohesive one, able to collaborate and give critical thinking. Notwithstanding personal and professional gains, it became clear that to be a teacher means having the responsibility to influence the future of each student and of our society, by putting into practice knowledge, skills and attitudes to achieve a more competent teaching.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaJorge, Rui Miguel Batalha2022-11-28T15:29:42Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26265TID:203090080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:57:56Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/26265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:57:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros Jorge, Rui Miguel Batalha Aluno Ensino-aprendizagem Educação física Formação profissional Formação pessoal Reflexão Adaptação Student Teaching-learning process Physical Education Professional training Personal training Reflection Adaptation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_sort |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
author |
Jorge, Rui Miguel Batalha |
author_facet |
Jorge, Rui Miguel Batalha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João Filipe da Silva Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Rui Miguel Batalha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Ensino-aprendizagem Educação física Formação profissional Formação pessoal Reflexão Adaptação Student Teaching-learning process Physical Education Professional training Personal training Reflection Adaptation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aluno Ensino-aprendizagem Educação física Formação profissional Formação pessoal Reflexão Adaptação Student Teaching-learning process Physical Education Professional training Personal training Reflection Adaptation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Num relato fracionado, escrito retrospetivamente, apresento a realidade vivida enquanto professor estagiário de educação física (EF), percorrendo na analogia de um dia, os diferentes momentos do processo formativo. Perspetivando melhorias para intervenções futuras reflito, com base na literatura, sobre as minhas práticas de organização e gestão do ensino, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este é um relatório de estágio apresentado com um caráter intimista e confidente, mas com o intuito de ser deixado como um legado para todos os professores estagiários de EF. A capacidade de adaptação foi um fator essencial para o sucesso, onde tive a necessidade constante de refletir sobre as minhas práticas, ser criativo, tomar a iniciativa e ter a capacidade para me ajustar. O sucesso pessoal emergiu do sucesso do núcleo de estágio, enquanto um grupo coeso, com a capacidade para colaborar e dar um sentido crítico. Com ganhos a nível pessoal e profissional ficou patente que ser professor é ter a responsabilidade de influenciar o futuro de cada aluno e da nossa sociedade, colocando em prática os conhecimentos, as capacidades e atitudes, em prol de um ensino mais competente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-28T15:29:42Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26265 TID:203090080 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26265 |
identifier_str_mv |
TID:203090080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549416967438336 |