Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Rui Miguel Batalha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26265
Resumo: Num relato fracionado, escrito retrospetivamente, apresento a realidade vivida enquanto professor estagiário de educação física (EF), percorrendo na analogia de um dia, os diferentes momentos do processo formativo. Perspetivando melhorias para intervenções futuras reflito, com base na literatura, sobre as minhas práticas de organização e gestão do ensino, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este é um relatório de estágio apresentado com um caráter intimista e confidente, mas com o intuito de ser deixado como um legado para todos os professores estagiários de EF. A capacidade de adaptação foi um fator essencial para o sucesso, onde tive a necessidade constante de refletir sobre as minhas práticas, ser criativo, tomar a iniciativa e ter a capacidade para me ajustar. O sucesso pessoal emergiu do sucesso do núcleo de estágio, enquanto um grupo coeso, com a capacidade para colaborar e dar um sentido crítico. Com ganhos a nível pessoal e profissional ficou patente que ser professor é ter a responsabilidade de influenciar o futuro de cada aluno e da nossa sociedade, colocando em prática os conhecimentos, as capacidades e atitudes, em prol de um ensino mais competente.
id RCAP_e4681160659fdbfe83654b9a2c7757b1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26265
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosAlunoEnsino-aprendizagemEducação físicaFormação profissionalFormação pessoalReflexãoAdaptaçãoStudentTeaching-learning processPhysical EducationProfessional trainingPersonal trainingReflectionAdaptationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNum relato fracionado, escrito retrospetivamente, apresento a realidade vivida enquanto professor estagiário de educação física (EF), percorrendo na analogia de um dia, os diferentes momentos do processo formativo. Perspetivando melhorias para intervenções futuras reflito, com base na literatura, sobre as minhas práticas de organização e gestão do ensino, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este é um relatório de estágio apresentado com um caráter intimista e confidente, mas com o intuito de ser deixado como um legado para todos os professores estagiários de EF. A capacidade de adaptação foi um fator essencial para o sucesso, onde tive a necessidade constante de refletir sobre as minhas práticas, ser criativo, tomar a iniciativa e ter a capacidade para me ajustar. O sucesso pessoal emergiu do sucesso do núcleo de estágio, enquanto um grupo coeso, com a capacidade para colaborar e dar um sentido crítico. Com ganhos a nível pessoal e profissional ficou patente que ser professor é ter a responsabilidade de influenciar o futuro de cada aluno e da nossa sociedade, colocando em prática os conhecimentos, as capacidades e atitudes, em prol de um ensino mais competente.In this report, described retrospectively, step-by step, I am going to present the daily reality I experienced as a physical education teacher trainee throughout the different moments of the training process. Bearing in mind improvements for future interventions and based on literature, I make a reflection on my teaching organization and management practices, pedagogical innovation and research, school participation and relationship within the community. This is a personal and confident internship report whose aim is to be a testimony for all PE teacher’s trainees. The ability to adapt was an essential factor for success, where I had the constant need to reflect on my practices, be creative, take the initiative and have the ability to adjust. Personal success emerged from the success of my internship’s group, a cohesive one, able to collaborate and give critical thinking. Notwithstanding personal and professional gains, it became clear that to be a teacher means having the responsibility to influence the future of each student and of our society, by putting into practice knowledge, skills and attitudes to achieve a more competent teaching.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaJorge, Rui Miguel Batalha2022-11-28T15:29:42Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26265TID:203090080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:57.117673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
spellingShingle Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Jorge, Rui Miguel Batalha
Aluno
Ensino-aprendizagem
Educação física
Formação profissional
Formação pessoal
Reflexão
Adaptação
Student
Teaching-learning process
Physical Education
Professional training
Personal training
Reflection
Adaptation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_fullStr Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_sort Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
author Jorge, Rui Miguel Batalha
author_facet Jorge, Rui Miguel Batalha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João Filipe da Silva Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Rui Miguel Batalha
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Ensino-aprendizagem
Educação física
Formação profissional
Formação pessoal
Reflexão
Adaptação
Student
Teaching-learning process
Physical Education
Professional training
Personal training
Reflection
Adaptation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aluno
Ensino-aprendizagem
Educação física
Formação profissional
Formação pessoal
Reflexão
Adaptação
Student
Teaching-learning process
Physical Education
Professional training
Personal training
Reflection
Adaptation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Num relato fracionado, escrito retrospetivamente, apresento a realidade vivida enquanto professor estagiário de educação física (EF), percorrendo na analogia de um dia, os diferentes momentos do processo formativo. Perspetivando melhorias para intervenções futuras reflito, com base na literatura, sobre as minhas práticas de organização e gestão do ensino, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este é um relatório de estágio apresentado com um caráter intimista e confidente, mas com o intuito de ser deixado como um legado para todos os professores estagiários de EF. A capacidade de adaptação foi um fator essencial para o sucesso, onde tive a necessidade constante de refletir sobre as minhas práticas, ser criativo, tomar a iniciativa e ter a capacidade para me ajustar. O sucesso pessoal emergiu do sucesso do núcleo de estágio, enquanto um grupo coeso, com a capacidade para colaborar e dar um sentido crítico. Com ganhos a nível pessoal e profissional ficou patente que ser professor é ter a responsabilidade de influenciar o futuro de cada aluno e da nossa sociedade, colocando em prática os conhecimentos, as capacidades e atitudes, em prol de um ensino mais competente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28T15:29:42Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26265
TID:203090080
url http://hdl.handle.net/10400.5/26265
identifier_str_mv TID:203090080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131194991837184