Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, João Demony D’Eça Lourenço
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7757
Resumo: O estudo em causa prende-se com a liderança exercida em quatro escolas portuguesas, duas públicas e duas privadas. A liderança é tida como uma peça chave no funcionamento de uma organização, na qual estão presentes relações de poder e autoridade, bem como inúmeros canais de comunicação entre as diversas estruturas da organização. Por outro lado, os diferentes perfis de liderança que podem ser detectados estão muito associados à cultura da organização. No âmbito deste projecto, foram aplicados questionários a três grupos distintos, professores, assistentes operacionais e funcionários administrativos, das quatro escolas, no sentido de caracterizar as mesmas escolas quanto à sua cultura predominante e quanto aos papeis de liderança assumidos pelo seu ou pelos seus líderes. Os resultados obtidos revelam algumas diferenças entre escolas públicas e privadas e ainda entre os diferentes grupos de inquiridos, nomeadamente na maior presença de preocupação com os recursos nas escolas privadas, na existência de lideranças mais hierarquizadas e estruturadas nas escolas públicas e, ainda, no facto dos assistentes operacionais e os professores percepcionam a liderança de um modo diferente.
id RCAP_4568ab70536f870e99ece8c4b2a30280
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadasLiderançaEscolaCulturaGestãoLeadershipSchoolCultureManagementO estudo em causa prende-se com a liderança exercida em quatro escolas portuguesas, duas públicas e duas privadas. A liderança é tida como uma peça chave no funcionamento de uma organização, na qual estão presentes relações de poder e autoridade, bem como inúmeros canais de comunicação entre as diversas estruturas da organização. Por outro lado, os diferentes perfis de liderança que podem ser detectados estão muito associados à cultura da organização. No âmbito deste projecto, foram aplicados questionários a três grupos distintos, professores, assistentes operacionais e funcionários administrativos, das quatro escolas, no sentido de caracterizar as mesmas escolas quanto à sua cultura predominante e quanto aos papeis de liderança assumidos pelo seu ou pelos seus líderes. Os resultados obtidos revelam algumas diferenças entre escolas públicas e privadas e ainda entre os diferentes grupos de inquiridos, nomeadamente na maior presença de preocupação com os recursos nas escolas privadas, na existência de lideranças mais hierarquizadas e estruturadas nas escolas públicas e, ainda, no facto dos assistentes operacionais e os professores percepcionam a liderança de um modo diferente.This study relates to the administered leadership in four Portuguese schools, two of them are public schools and the other two are private schools. Leadership is taken as an essential key in a organization well-functioning, in which there are power and authority relations between several organizational structures. Related to this project, questionnaires were applied to three different groups, teachers, operational assistants and administrative employees, from the four schools, so it could be possible to characterize schools in terms of its culture and leadership roles assumed by their leaders. Results reveal some differences between public and private schools and between different inquired groups. It was shown more concern about resources in private schools, a hierarchical and structured leadership in public schools and in the fact that operational assistants and administrative employees see leadership differently from teachers.2014-09-12T15:17:32Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7757TID:201004461porMatias, João Demony D’Eça Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:53.805946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
title Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
spellingShingle Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
Matias, João Demony D’Eça Lourenço
Liderança
Escola
Cultura
Gestão
Leadership
School
Culture
Management
title_short Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
title_full Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
title_fullStr Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
title_full_unstemmed Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
title_sort Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
author Matias, João Demony D’Eça Lourenço
author_facet Matias, João Demony D’Eça Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, João Demony D’Eça Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Escola
Cultura
Gestão
Leadership
School
Culture
Management
topic Liderança
Escola
Cultura
Gestão
Leadership
School
Culture
Management
description O estudo em causa prende-se com a liderança exercida em quatro escolas portuguesas, duas públicas e duas privadas. A liderança é tida como uma peça chave no funcionamento de uma organização, na qual estão presentes relações de poder e autoridade, bem como inúmeros canais de comunicação entre as diversas estruturas da organização. Por outro lado, os diferentes perfis de liderança que podem ser detectados estão muito associados à cultura da organização. No âmbito deste projecto, foram aplicados questionários a três grupos distintos, professores, assistentes operacionais e funcionários administrativos, das quatro escolas, no sentido de caracterizar as mesmas escolas quanto à sua cultura predominante e quanto aos papeis de liderança assumidos pelo seu ou pelos seus líderes. Os resultados obtidos revelam algumas diferenças entre escolas públicas e privadas e ainda entre os diferentes grupos de inquiridos, nomeadamente na maior presença de preocupação com os recursos nas escolas privadas, na existência de lideranças mais hierarquizadas e estruturadas nas escolas públicas e, ainda, no facto dos assistentes operacionais e os professores percepcionam a liderança de um modo diferente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2014-09-12T15:17:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7757
TID:201004461
url http://hdl.handle.net/10071/7757
identifier_str_mv TID:201004461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134800795140096