A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Florbela da Conceição Guerreiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6390
Resumo: As novas tecnologias trouxeram uma nova forma de estar na educação. Incorporar as constantes inovações tecnológicas em contexto educativo/formativo é uma premissa que não deve ser ignorada. É nesse pressuposto que assenta o presente projeto. Pretendeu-se utilizar os princípios da supervisão pedagógica na reestruturação do Curso de Formação Contínua de Formadores em modalidade bLearning concebido pelo Centro de Formação Profissional (CFP) de uma Grande Empresa Nacional (GEN) contando, para tal, com o contributo que o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta (UAb) pode trazer para a componente em contexto virtual do respetivo curso e futuras reestruturações de cursos em conceção, não descurando a vertente em sala de aula pois o referido curso será ministrado em bLearning. Pretendeu-se, pois, trazer as ideias e fundamentos pedagógicos de um modelo de eLearning em educação formal passiveis de adaptação a um modelo de bLearning empresarial, tendo em consideração as condicionantes de autonomia de execução por parte do formando, duração do curso, não ser necessária a intervenção do eFormador durante o curso e, principalmente, a identidade da empresa. Ou seja, pretende-se trazer para o ambiente empresarial uma componente colaborativa e interativa existente no bLearning educacional. Foi-me concedida a frequência de duas formações em sistema eLearning pelo Centro de Formação Profissional da GEN acerca das quais fiz uma avaliação de acordo com a Grelha de Análise (Barros, D.V. & Neves, C., 2014) (Anexo I). Procurou-se verificar, já nesta fase, quais os desafios deste processo e iniciou-se a adaptação com base em propostas que pudessem ajudar a superar os desafios identificados. Os resultados apresentados são de natureza interpretativa e obtidos através do estudo de documentos relativos ao “desenho” do Curso supra citado. Estes documentos foram sendo concedidos à medida que iam sendo reestruturados e entre cada um houve o cuidado, por parte do Centro de Formação Profissional, de ter em atenção às propostas de supervisão enviadas. É necessário referir que, apesar dos esforços levados a cabo pela entidade GEN, não foi possível, em tempo útil, efetuar uma avaliação do curso em funcionamento. Contudo, foi possível verificar que algumas características usadas em contexto pedagógico formal online são adaptáveis ao contexto empresarial sendo possível pensar um modelo pedagógico virtual direcionado para a formação em ambiente empresarial.
id RCAP_45c5630a68cd00ef580684e615fa6da4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de FormadoresCursos de formaçãoReestruturaçãoSupervisãoFormação de formadoresBlearningModelos educativosPedagogical supervisionElearning pedagogical modelTraining in companiesAs novas tecnologias trouxeram uma nova forma de estar na educação. Incorporar as constantes inovações tecnológicas em contexto educativo/formativo é uma premissa que não deve ser ignorada. É nesse pressuposto que assenta o presente projeto. Pretendeu-se utilizar os princípios da supervisão pedagógica na reestruturação do Curso de Formação Contínua de Formadores em modalidade bLearning concebido pelo Centro de Formação Profissional (CFP) de uma Grande Empresa Nacional (GEN) contando, para tal, com o contributo que o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta (UAb) pode trazer para a componente em contexto virtual do respetivo curso e futuras reestruturações de cursos em conceção, não descurando a vertente em sala de aula pois o referido curso será ministrado em bLearning. Pretendeu-se, pois, trazer as ideias e fundamentos pedagógicos de um modelo de eLearning em educação formal passiveis de adaptação a um modelo de bLearning empresarial, tendo em consideração as condicionantes de autonomia de execução por parte do formando, duração do curso, não ser necessária a intervenção do eFormador durante o curso e, principalmente, a identidade da empresa. Ou seja, pretende-se trazer para o ambiente empresarial uma componente colaborativa e interativa existente no bLearning educacional. Foi-me concedida a frequência de duas formações em sistema eLearning pelo Centro de Formação Profissional da GEN acerca das quais fiz uma avaliação de acordo com a Grelha de Análise (Barros, D.V. & Neves, C., 2014) (Anexo I). Procurou-se verificar, já nesta fase, quais os desafios deste processo e iniciou-se a adaptação com base em propostas que pudessem ajudar a superar os desafios identificados. Os resultados apresentados são de natureza interpretativa e obtidos através do estudo de documentos relativos ao “desenho” do Curso supra citado. Estes documentos foram sendo concedidos à medida que iam sendo reestruturados e entre cada um houve o cuidado, por parte do Centro de Formação Profissional, de ter em atenção às propostas de supervisão enviadas. É necessário referir que, apesar dos esforços levados a cabo pela entidade GEN, não foi possível, em tempo útil, efetuar uma avaliação do curso em funcionamento. Contudo, foi possível verificar que algumas características usadas em contexto pedagógico formal online são adaptáveis ao contexto empresarial sendo possível pensar um modelo pedagógico virtual direcionado para a formação em ambiente empresarial.New technologies have brought a new way of being in education. A premise not to be ignored is incorporating the ongoing technological innovations in the educational/training context. This is the basis for this project. It’s aim was to use the principles of pedagogical supervision in restructuring the Curso de Formação Contínua de Formadores (Continuous Training Course for Trainers) by bLearning, conceived by the Centro de Formação Profissional (Continuous Training Center) (CFP) of a Large National Enterprise (Grande Empresa Nacional) (GEN,) provided, for this, with the contribution brought by the Virtual Pedagogical Model of University Aberta (UAb) to the component in virtual context of the respective course and future restructuring of courses in design, not neglecting the issue in the classroom since the referred course will be taught in bLearning. It was therefore intended to bring the ideas and the pedagogical foundations of an eLearning model in formal education that can be adapted to a business bLearning model, taking into account the conditions of autonomy of execution by the trainee, duration of the course, the lack of need of an eTrainer during the course and, mainly, the identity of the company. That is to say, it is intended to bring into the corporate environment a collaborative and interactive component existing in educational bLearning. I was granted the attendance of two training courses in eLearning system by the GEN’s Vocational Training Centre and I evaluated them according to the Grid of Analysis (Barros, D.V. & Neves, C., 2014) (Annex I). At this stage, the aim was to identify the challenges of this process and the adaptation began on the basis of proposals that could help overcome the identified challenges. The results presented are of an interpretive nature and were obtained through the study of the documents related to the "design" of the aforementioned Course. The documents was handed to me as they were being restructured, and in the meantime between each of them, the Vocational Training Center took into account the proposals for supervision sent. It should be noted that, despite the efforts made by the GEN, it was not possible to carry out an evaluation of the course in due time. However, it was possible to verify that some characteristics used in a formal on-line pedagogical context are adaptable to the business context and it is possible to think of a virtual pedagogical model suited for training in the business environment.Barros, Daniela Melaré VieiraRepositório AbertoLeal, Florbela da Conceição Guerreiro2017-04-18T15:18:09Z2017-03-312017-04-182017-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6390TID:201704137porLeal, Florbela da Conceição Guerreiro - A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial [Em linha]: Curso Formação Contínua de Formadores. Lisboa: [s.n.], 2017. 350 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:24Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:54.814972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores
title A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores
spellingShingle A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores
Leal, Florbela da Conceição Guerreiro
Cursos de formação
Reestruturação
Supervisão
Formação de formadores
Blearning
Modelos educativos
Pedagogical supervision
Elearning pedagogical model
Training in companies
title_short A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores
title_full A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores
title_fullStr A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores
title_sort A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de Formadores
author Leal, Florbela da Conceição Guerreiro
author_facet Leal, Florbela da Conceição Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Florbela da Conceição Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos de formação
Reestruturação
Supervisão
Formação de formadores
Blearning
Modelos educativos
Pedagogical supervision
Elearning pedagogical model
Training in companies
topic Cursos de formação
Reestruturação
Supervisão
Formação de formadores
Blearning
Modelos educativos
Pedagogical supervision
Elearning pedagogical model
Training in companies
description As novas tecnologias trouxeram uma nova forma de estar na educação. Incorporar as constantes inovações tecnológicas em contexto educativo/formativo é uma premissa que não deve ser ignorada. É nesse pressuposto que assenta o presente projeto. Pretendeu-se utilizar os princípios da supervisão pedagógica na reestruturação do Curso de Formação Contínua de Formadores em modalidade bLearning concebido pelo Centro de Formação Profissional (CFP) de uma Grande Empresa Nacional (GEN) contando, para tal, com o contributo que o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta (UAb) pode trazer para a componente em contexto virtual do respetivo curso e futuras reestruturações de cursos em conceção, não descurando a vertente em sala de aula pois o referido curso será ministrado em bLearning. Pretendeu-se, pois, trazer as ideias e fundamentos pedagógicos de um modelo de eLearning em educação formal passiveis de adaptação a um modelo de bLearning empresarial, tendo em consideração as condicionantes de autonomia de execução por parte do formando, duração do curso, não ser necessária a intervenção do eFormador durante o curso e, principalmente, a identidade da empresa. Ou seja, pretende-se trazer para o ambiente empresarial uma componente colaborativa e interativa existente no bLearning educacional. Foi-me concedida a frequência de duas formações em sistema eLearning pelo Centro de Formação Profissional da GEN acerca das quais fiz uma avaliação de acordo com a Grelha de Análise (Barros, D.V. & Neves, C., 2014) (Anexo I). Procurou-se verificar, já nesta fase, quais os desafios deste processo e iniciou-se a adaptação com base em propostas que pudessem ajudar a superar os desafios identificados. Os resultados apresentados são de natureza interpretativa e obtidos através do estudo de documentos relativos ao “desenho” do Curso supra citado. Estes documentos foram sendo concedidos à medida que iam sendo reestruturados e entre cada um houve o cuidado, por parte do Centro de Formação Profissional, de ter em atenção às propostas de supervisão enviadas. É necessário referir que, apesar dos esforços levados a cabo pela entidade GEN, não foi possível, em tempo útil, efetuar uma avaliação do curso em funcionamento. Contudo, foi possível verificar que algumas características usadas em contexto pedagógico formal online são adaptáveis ao contexto empresarial sendo possível pensar um modelo pedagógico virtual direcionado para a formação em ambiente empresarial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-18T15:18:09Z
2017-03-31
2017-04-18
2017-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6390
TID:201704137
url http://hdl.handle.net/10400.2/6390
identifier_str_mv TID:201704137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leal, Florbela da Conceição Guerreiro - A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial [Em linha]: Curso Formação Contínua de Formadores. Lisboa: [s.n.], 2017. 350 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135045116493824