Tecnologias digitais na avaliação formativa da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Larissa Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53119
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
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spelling Tecnologias digitais na avaliação formativa da aprendizagemAvaliação formativaTecnologias digitaisEnsino-aprendizagemCompetênciasTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A avaliação é inerente ao ser humano, no entanto é marcante em sua trajetória escolar, sendo que a avaliação formativa é a mais importante para o desenvolvimento pleno do estudante pois mapeia os conhecimentos já adquiridos, as dificuldades, fornece feedback e aponta os caminhos para a construção das competências necessárias na componente curricular. O atual dimensionamento tecnológico permite subsidiar a aplicação da avaliação com propósitos formativos, suprindo muitas das dificuldades que o formato analógico enfrenta. A avaliação formativa através do digital pode atingir o seu potencial no processo de ensino e de aprendizagem, por poder ser eficiente para fornecer feedback específico e instrutivo a cada estudante, pelo feedback que proporciona ao professor, por ser adequada a realidade da sociedade da informação em que estudante e professor estão inseridos, por facilmente poder integrar elementos multimídia, por otimizar o tempo do professor e por ser motivadora para o estudante. A presente dissertação assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados e é o resultado de um estudo que pretendeu compreender como professores de diferentes componentes curriculares na área de línguas, língua portuguesa e língua inglesa, da rede pública de educação do Estado do Paraná no Brasil compreendem a avaliação formativa e de que forma essa modalidade de avaliação, mediada pelas ferramentas tecnológicas, contribui para o ensino e para a aprendizagem. Pretendeu ainda verificar, inicialmente, o nível autopercebido de competências digitais dos professores participantes da pesquisa para desenhar e ofertar uma formação com o intuito de suprir as suas dificuldades nas competências digitais na área de avaliação, sendo em seguida novamente ofertado o mesmo instrumento de recolha de dados com o objetivo de verificar se houve melhoras nas competências. Os resultados apontam que os professores ainda estão explorando as potencialidades da tecnologia para avaliar formativamente os estudantes, ou seja, estão aprendendo como utilizar tecnologias e estratégias digitais para melhorar a avaliação, sendo verificado que após o curso de formação houve melhoras nas competências digitais da área da avaliação e também ao nível global de competências digitais.Assessment is inherent to human beings, however striking in their school trajectory, whereby formative assessment is more important for the student's full development as it maps the knowledge already acquired, the difficulties, offers feedback and directs the paths for construction of the necessary competences in the curricular component. The current technological dimension allows to subsidize the application of the evaluation with formative purposes, overcoming many of the difficulties that the analog format faces. Formative assessment through the digital can reach its potential in the teaching and learning process, as it can be efficient to provide specific and instructive feedback to each student, for the feedback it offers to the teacher, as it is adequate to the reality of the information society in that student and teacher are included, for being able to easily integrate multimedia elements, for optimizing the teacher's time and for being motivating for the student. This dissertation takes a quantitative methodological approach of designated and data analysis and the result of a study that aims to understand as teachers of different curricular components in languages, Portuguese and English, from the public education system of the State of Paraná in Brazil understand formative assessment and how this type of assessment, mediated by technological tools, contributes to teaching and learning. It also intended to verify, initially, the self-perceived level of digital competences of the teachers participating in the research to design and offer a training to overcome their difficulties in digital competences in assessment, and then the same assessment instrument was issued in order to verify if there were improvements in skills. The results show that teachers are still exploring the potential of technology to formatively assess students, that is, they are learning how to use digital technologies and strategies to improve the assessment, and it is better verified that after the training course there were improvements in digital competences in assessment and also at the global level of digital competence.Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-Repositório da Universidade de LisboaFigueira, Larissa Fonseca2022-05-20T15:23:04Z20212021-10-042021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53119TID:203059921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:06.139792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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