Relatório de Estágio e Monografia " Marketing. Ética e Sustentabilidade numa Farmácia de Oficina"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/83702 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia |
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Relatório de Estágio e Monografia " Marketing. Ética e Sustentabilidade numa Farmácia de Oficina"FarmáciaAlterações LegislativasÉtica ProfissionalMarketingPublicidadePharmacyLegislative changesProfessional EthicsMarketingAdvertisingRelatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de FarmáciaThe pharmacy is the support of the NHS (National Health System), however, at present it has been being degraded and diluted through legislative measures that do not contribute to its sustainable growth. This study is focused on the current capacity to administrate a pharmacy, associating it to professional ethics and marketing, two important aspects to take in account nowadays. This study is also focused on the legislative changes and the implication they have had in the deterioration of the pharmaceutical sector, such as the imposed laws that reduced prices and created regressive margins and the liberalization of the sale of MNSRMs (non-prescription medicines) outside pharmacies, trying to understand what measures should be taken to keep a pharmacy opened. According to this study, we can conclude that the management should be based on the real needs of the pharmacy taking in account costs, cash productivity, stock optimization, profit margins that can be achieved through good agreements with laboratories and storekeepers. All these factors are of the most importance for all those who currently own a pharmacy. Advertising, a segment of marketing, can also be used for pharmacy, but this study associated professional ethics and the use of advertising, preserving the specific cases where it must not be used. An inquiry was carried out showed that advertising did not influence the client `s choice of medicines. The prices were also compared and a decrease in the price of medicines has been registered over the years. This reduction can explain the financial unsustainability of pharmacies. Therefore it is extremely relevant to understand what measures are needed to revert this descending phase of a sector that is of crucial importance in the NHS (National Health SysteA farmácia é um alicerce do SNS (Sistema Nacional de Saúde), no entanto, nos dias de hoje tem-se degradado e diluído através de medidas legislativas que não contribuem para o seu crescimento sustentável. O presente estudo incide na capacidade atual de conseguir gerir uma farmácia, associando a esta, a ética profissional e o marketing que são indiscutivelmente dois alicerces a ter em conta. Este estudo incidiu também nas alterações legislativas e na sua implicação na degradação do setor farmacêutico, como os decretos que reduziram os preços, criaram as margens regressivas e a liberalização da venda dos MNSRM (Medicamentos não Sujeitos a Receita Médica) fora das farmácias. Tentou assim perceber-se quais as medidas que se deviam tomar para conseguir manter uma farmácia aberta.Com base no estudo feito, pode-se depreender que a gestão deve ter por base as necessidades efetivas da farmácia, calculando custos, produtividade dos efetivos, otimização de stock, maximização das margens de lucro, que podem ser conseguidas através de bons acordos realizados com laboratórios e armazenistas, sendo que todos estes fatores são de máxima importância para quem atualmente tem em sua posse uma farmácia. A publicidade que é uma ferramenta do marketing também pode ser usada a favor da farmácia. Neste estudo relacionou-se a ética profissional e o uso da publicidade, percebendo em que casos específicos esta não podia ser usada. Foi realizado um inquérito, onde a maior parte da amostra inquirida afirmou que a publicidade não influenciava a sua escolha de medicamentos e foram também comparados os preços dos medicamentos, verificando-se um abaixamento do preço destes, ao longo dos anos. Relacionou-se assim o efeito desta redução com a sustentabilidade financeira das farmácias, percebendo-se o seu impacto negativo. É assim de extrema relevância perceber quais as medidas necessárias para contrariar esta fase descendente de um setor que tem uma imensa importância no SNS (Sistema Nacional de Saúde).2017-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83702http://hdl.handle.net/10316/83702TID:202132951porGonçalves, João Pedro Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:03:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:25.550962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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