Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Beatriz Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14611
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma descrição das escolas e dos contextos onde decorreu a observação de práticas educativas, assim como uma reflexão sobre as práticas observadas. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e por uma reflexão fundamentada relativamente às opções metodológicas e às dificuldades encontradas. Os momentos de reflexão e a partilha de experiências relevaram-se essenciais para a evolução e enquadramento das práticas com as caraterísticas e com as competências dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa”. Este projeto pretende compreender se os alunos são capazes de aplicar as competências desenvolvidas na audição de excertos musicais noutros exemplos musicais. Esta investigação foi realizada em duas turmas do 6º ano da Escola Básica Augusto Gil e revelou que os alunos demonstram dificuldades na identificação auditiva de aspetos musicais, independentemente das estratégias pedagógicas utilizadas na sua aprendizagem. Neste projeto, surgiram várias questões que podem influenciar as práticas educativas das aulas de Educação Musical. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda.
id RCAP_45efa78077d3c45ddc26e45966bb8ae8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioDesenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical AtivaEducação musicalPrática educativaEstratégias pedagógicasAudição musicalMusical EducationEducational PracticePedagogical StrategiesMusical HearingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma descrição das escolas e dos contextos onde decorreu a observação de práticas educativas, assim como uma reflexão sobre as práticas observadas. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e por uma reflexão fundamentada relativamente às opções metodológicas e às dificuldades encontradas. Os momentos de reflexão e a partilha de experiências relevaram-se essenciais para a evolução e enquadramento das práticas com as caraterísticas e com as competências dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa”. Este projeto pretende compreender se os alunos são capazes de aplicar as competências desenvolvidas na audição de excertos musicais noutros exemplos musicais. Esta investigação foi realizada em duas turmas do 6º ano da Escola Básica Augusto Gil e revelou que os alunos demonstram dificuldades na identificação auditiva de aspetos musicais, independentemente das estratégias pedagógicas utilizadas na sua aprendizagem. Neste projeto, surgiram várias questões que podem influenciar as práticas educativas das aulas de Educação Musical. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda.This report was written during the course "Supervised Teaching Practice" of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education at the Escola Superior de Educação do Porto. In the first chapter a description of the schools and the contexts where the observation of educational practices were carried out, as well as a reflection on the practices observed is presented. The second chapter consists in the characterization of the class with which the Supervised Teaching Practice was carried out and a reasoned reflection regarding the methodological options and the difficulties encountered. The moments of reflection and the sharing of experiences were essential for the evolution and framing of the practices with the characteristics and with the competences of the students. In the third chapter the research project intitled "Musical development of students through Active Musical Hearing" is presented. This project intends to understand the ability of the students to apply the skills developed in the audition of musical excerpts in other musical examples. This research was carried out in two classes of the 6th year of the Augusto Gil Basic School and revealed that the students demonstrate difficulties in the auditory identification of musical aspects, regardless the pedagogical strategies used for their learning. In this project, several questions have arisen that can influence the educational practices of Music Education classes. In the end, a reflection is made on the whole course and on the changes identified in the educational practices of the master student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaOliveira, Ana DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Beatriz Alves2019-09-16T13:31:23Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14611TID:202339106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.129371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Araújo, Beatriz Alves
Educação musical
Prática educativa
Estratégias pedagógicas
Audição musical
Musical Education
Educational Practice
Pedagogical Strategies
Musical Hearing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Araújo, Beatriz Alves
author_facet Araújo, Beatriz Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boal-Palheiros, Graça
Oliveira, Ana Daniela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Beatriz Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática educativa
Estratégias pedagógicas
Audição musical
Musical Education
Educational Practice
Pedagogical Strategies
Musical Hearing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação musical
Prática educativa
Estratégias pedagógicas
Audição musical
Musical Education
Educational Practice
Pedagogical Strategies
Musical Hearing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma descrição das escolas e dos contextos onde decorreu a observação de práticas educativas, assim como uma reflexão sobre as práticas observadas. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e por uma reflexão fundamentada relativamente às opções metodológicas e às dificuldades encontradas. Os momentos de reflexão e a partilha de experiências relevaram-se essenciais para a evolução e enquadramento das práticas com as caraterísticas e com as competências dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa”. Este projeto pretende compreender se os alunos são capazes de aplicar as competências desenvolvidas na audição de excertos musicais noutros exemplos musicais. Esta investigação foi realizada em duas turmas do 6º ano da Escola Básica Augusto Gil e revelou que os alunos demonstram dificuldades na identificação auditiva de aspetos musicais, independentemente das estratégias pedagógicas utilizadas na sua aprendizagem. Neste projeto, surgiram várias questões que podem influenciar as práticas educativas das aulas de Educação Musical. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16T13:31:23Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14611
TID:202339106
url http://hdl.handle.net/10400.22/14611
identifier_str_mv TID:202339106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131436591087616