Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14611 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma descrição das escolas e dos contextos onde decorreu a observação de práticas educativas, assim como uma reflexão sobre as práticas observadas. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e por uma reflexão fundamentada relativamente às opções metodológicas e às dificuldades encontradas. Os momentos de reflexão e a partilha de experiências relevaram-se essenciais para a evolução e enquadramento das práticas com as caraterísticas e com as competências dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa”. Este projeto pretende compreender se os alunos são capazes de aplicar as competências desenvolvidas na audição de excertos musicais noutros exemplos musicais. Esta investigação foi realizada em duas turmas do 6º ano da Escola Básica Augusto Gil e revelou que os alunos demonstram dificuldades na identificação auditiva de aspetos musicais, independentemente das estratégias pedagógicas utilizadas na sua aprendizagem. Neste projeto, surgiram várias questões que podem influenciar as práticas educativas das aulas de Educação Musical. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda. |
id |
RCAP_45efa78077d3c45ddc26e45966bb8ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioDesenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical AtivaEducação musicalPrática educativaEstratégias pedagógicasAudição musicalMusical EducationEducational PracticePedagogical StrategiesMusical HearingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma descrição das escolas e dos contextos onde decorreu a observação de práticas educativas, assim como uma reflexão sobre as práticas observadas. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e por uma reflexão fundamentada relativamente às opções metodológicas e às dificuldades encontradas. Os momentos de reflexão e a partilha de experiências relevaram-se essenciais para a evolução e enquadramento das práticas com as caraterísticas e com as competências dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa”. Este projeto pretende compreender se os alunos são capazes de aplicar as competências desenvolvidas na audição de excertos musicais noutros exemplos musicais. Esta investigação foi realizada em duas turmas do 6º ano da Escola Básica Augusto Gil e revelou que os alunos demonstram dificuldades na identificação auditiva de aspetos musicais, independentemente das estratégias pedagógicas utilizadas na sua aprendizagem. Neste projeto, surgiram várias questões que podem influenciar as práticas educativas das aulas de Educação Musical. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda.This report was written during the course "Supervised Teaching Practice" of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education at the Escola Superior de Educação do Porto. In the first chapter a description of the schools and the contexts where the observation of educational practices were carried out, as well as a reflection on the practices observed is presented. The second chapter consists in the characterization of the class with which the Supervised Teaching Practice was carried out and a reasoned reflection regarding the methodological options and the difficulties encountered. The moments of reflection and the sharing of experiences were essential for the evolution and framing of the practices with the characteristics and with the competences of the students. In the third chapter the research project intitled "Musical development of students through Active Musical Hearing" is presented. This project intends to understand the ability of the students to apply the skills developed in the audition of musical excerpts in other musical examples. This research was carried out in two classes of the 6th year of the Augusto Gil Basic School and revealed that the students demonstrate difficulties in the auditory identification of musical aspects, regardless the pedagogical strategies used for their learning. In this project, several questions have arisen that can influence the educational practices of Music Education classes. In the end, a reflection is made on the whole course and on the changes identified in the educational practices of the master student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaOliveira, Ana DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Beatriz Alves2019-09-16T13:31:23Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14611TID:202339106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.129371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Araújo, Beatriz Alves Educação musical Prática educativa Estratégias pedagógicas Audição musical Musical Education Educational Practice Pedagogical Strategies Musical Hearing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Araújo, Beatriz Alves |
author_facet |
Araújo, Beatriz Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boal-Palheiros, Graça Oliveira, Ana Daniela Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Beatriz Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Prática educativa Estratégias pedagógicas Audição musical Musical Education Educational Practice Pedagogical Strategies Musical Hearing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação musical Prática educativa Estratégias pedagógicas Audição musical Musical Education Educational Practice Pedagogical Strategies Musical Hearing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma descrição das escolas e dos contextos onde decorreu a observação de práticas educativas, assim como uma reflexão sobre as práticas observadas. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e por uma reflexão fundamentada relativamente às opções metodológicas e às dificuldades encontradas. Os momentos de reflexão e a partilha de experiências relevaram-se essenciais para a evolução e enquadramento das práticas com as caraterísticas e com as competências dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa”. Este projeto pretende compreender se os alunos são capazes de aplicar as competências desenvolvidas na audição de excertos musicais noutros exemplos musicais. Esta investigação foi realizada em duas turmas do 6º ano da Escola Básica Augusto Gil e revelou que os alunos demonstram dificuldades na identificação auditiva de aspetos musicais, independentemente das estratégias pedagógicas utilizadas na sua aprendizagem. Neste projeto, surgiram várias questões que podem influenciar as práticas educativas das aulas de Educação Musical. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16T13:31:23Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14611 TID:202339106 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14611 |
identifier_str_mv |
TID:202339106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131436591087616 |