Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16319 |
Resumo: | O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do curso de mestrado em enfermagem com especialização em saúde infantil e pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa. O estágio comporta a realização de três módulos, módulo I contexto de saúde infantil, módulo II contexto de doença crónica e doença aguda e módulo III contexto de neonatologia e serviço de urgência pediátrica. A creditação ao módulo I foi obtida pela experiência profissional exercida na área dos cuidados de saúde primários há 5 anos. Os restantes módulos foram realizados no Centro Hospitalar entre Douro e Vouga com a duração de 180h de contacto direto e 70 h de contacto de indireto para cada módulo. Os objetivos centrais do estágio são desenvolver as competências delineadas no plano de estudos, nomeadamente possuir e saber aplicar conhecimentos aprofundados na respetiva área da especialização, bem como abordar questões complexas e demonstrar consciência critica para os problemas da prática profissional atuais ou novos relacionados com a criança e família, em contextos alargados e multidisciplinares. Ao longo do estágio foram traçados objetivos específicos para cada módulo e desenvolvidas atividades no sentido de resposta aos mesmos e à aquisição das 29 competências definidas no plano de estudos da ICS. A articulação dos conhecimentos teóricos provenientes da formação académica, a pesquisa bibliográfica e a reflexão foram a metodologia utilizada ao longo do estágio. Para uma melhor estruturação do documento, as competências foram agrupadas pelos respetivos domínios de atividade de enfermagem, prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação. Das atividades realizadas, são evidenciadas aquelas que mais exigiram uma perspetiva académica e profissional avançada e mais contribuíram para desenvolvimento das competências. Os focos de maior atenção ao longo do estágio nos diferentes contextos foram a parentalidade, a parceria de cuidados, o impacto da doença e hospitalização na criança e família, a maximização dos potenciais benefícios do internamento e a dor em pediatria. Estas são questões centrais da pediatria, que foram alvo de reflexão profunda ao longo do estágio. O desenvolvimento de competências no âmbito da gestão de cuidados na área da saúde infantil e pediátrica foi também desenvolvido no decorrer do estágio. A incorporação da evidência científica na prática, a constante pesquisa bibliográfica e análise de artigos científicos no sentido de uma atualização permanente e consciência critica sobre as implicações da investigação, foram também atividades centrais que contribuíram para o desenvolvimento de competências específicas dos domínios da formação e investigação. Ao longo dos vários módulos foi possível aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que me permitirão cuidar da criança/jovem e família em situações de particular exigência e complexidade, tendo em vista a maximização da saúde, a prevenção e tratamento da doença. |
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Relatório de estágioCriançaFamíliaParentalidadeEnfermeiro especialistaParceria de cuidadosNegociaçãoChildFamilyParentingSpecialist nurseCare partnershipNegotiationDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do curso de mestrado em enfermagem com especialização em saúde infantil e pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa. O estágio comporta a realização de três módulos, módulo I contexto de saúde infantil, módulo II contexto de doença crónica e doença aguda e módulo III contexto de neonatologia e serviço de urgência pediátrica. A creditação ao módulo I foi obtida pela experiência profissional exercida na área dos cuidados de saúde primários há 5 anos. Os restantes módulos foram realizados no Centro Hospitalar entre Douro e Vouga com a duração de 180h de contacto direto e 70 h de contacto de indireto para cada módulo. Os objetivos centrais do estágio são desenvolver as competências delineadas no plano de estudos, nomeadamente possuir e saber aplicar conhecimentos aprofundados na respetiva área da especialização, bem como abordar questões complexas e demonstrar consciência critica para os problemas da prática profissional atuais ou novos relacionados com a criança e família, em contextos alargados e multidisciplinares. Ao longo do estágio foram traçados objetivos específicos para cada módulo e desenvolvidas atividades no sentido de resposta aos mesmos e à aquisição das 29 competências definidas no plano de estudos da ICS. A articulação dos conhecimentos teóricos provenientes da formação académica, a pesquisa bibliográfica e a reflexão foram a metodologia utilizada ao longo do estágio. Para uma melhor estruturação do documento, as competências foram agrupadas pelos respetivos domínios de atividade de enfermagem, prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação. Das atividades realizadas, são evidenciadas aquelas que mais exigiram uma perspetiva académica e profissional avançada e mais contribuíram para desenvolvimento das competências. Os focos de maior atenção ao longo do estágio nos diferentes contextos foram a parentalidade, a parceria de cuidados, o impacto da doença e hospitalização na criança e família, a maximização dos potenciais benefícios do internamento e a dor em pediatria. Estas são questões centrais da pediatria, que foram alvo de reflexão profunda ao longo do estágio. O desenvolvimento de competências no âmbito da gestão de cuidados na área da saúde infantil e pediátrica foi também desenvolvido no decorrer do estágio. A incorporação da evidência científica na prática, a constante pesquisa bibliográfica e análise de artigos científicos no sentido de uma atualização permanente e consciência critica sobre as implicações da investigação, foram também atividades centrais que contribuíram para o desenvolvimento de competências específicas dos domínios da formação e investigação. Ao longo dos vários módulos foi possível aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que me permitirão cuidar da criança/jovem e família em situações de particular exigência e complexidade, tendo em vista a maximização da saúde, a prevenção e tratamento da doença.This report is part of internship under the master's degree in nursing with a specialization in child health and pediatrics at Instituto de Ciências da Saúde (ICS) of Universidade Católica Portuguesa. The internship involves the completion of three modules, module I the context of child health, module II context of chronic and acute illness, module III context of neonatology and pediatric emergency department. The module I accreditation was obtained by working experience performed in the area of primary health care during 5 years. The remaining modules were conducted at Centro Hospitalar entre Douro e Vouga during 180h of direct contact and 70h of indirect contact for each module. The main purpuses of the internship are to develop the skills outlined in the syllabus, including owning and knowing how to apply advanced knowledge in the respective area of expertise, as well as address complex issues and demonstrate critical awareness to the problems of current or new professional practice related to children and family, extended and multidisciplinary contexts. Throughout the internship were plotted for each module specific objectives and activities developed in response to the same direction and the acquisition of 29 competencies defined in the syllabus of the ICS. The articulation of theoretical knowledge from the academic studies, literature research and reflection were the methodology used during the internship. To better document structuring, the competencies have been grouped by the respective fields of activity of nursing care: care management, training and research. Of all the activities that were made, highlighted those that most demanded an advanced academic and professional perspective and those that contributed to skills development. The focuses of increased attention over the internship in different contexts were parenting, the partnership of care, the impact of illness and hospitalization on children and families, maximizing the potential benefits of hospitalization and pain in pediatrics. These are the central issues in pediatrics, which were the subject of deep reflection over the internship. The development of skills in the health care management in infant and children was also developed during the internship. The incorporation of scientific evidence in practice, the constant literature research and analysis of scientific articles in order to update a permanent and critical consciousness about the implications of the research were also central activities that contributed to the development of specific skills to the fields of training and research. Throughout the several modules was possible to deepen knowledge and develop skills that will allow me to take care of the child / young person and family situations of particular requirements and complexity, with a view to maximizing the health, prevention and treatment of disease.Barbosa, Constança Maria da Silva FestasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Raquel Moura2015-01-19T16:57:29Z2013-04-3020122013-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:41:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:32.635403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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