Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11995 |
Resumo: | O presente relatório visa espelhar o percurso formativo desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada, sendo um documento determinante para o desenvolvimento profissional e pessoal da docente estagiária. Neste documento estão destacados os referenciais legais e teóricos mobilizados para a prática educativa que se cruzaram com características observadas em contexto de estágio, a apresentação do mesmo e a descrição reflexiva de algumas sequências pedagógicas e didáticas desenvolvidas em contexto educativo. O trabalho desenvolvido assentou na perspetiva socioconstrutivista e sustentou-se na metodologia de investigação-ação, evidenciando o papel determinante do ciclo sistemático de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação na criação de práticas progressivamente mais coerentes e adequadas que vão ao encontro do papel de educadores e professores como agentes reflexivos de mudança e transformação. Este posicionamento crítico e reflexivo adveio das interações pedagógicas de natureza colaborativa, numa perspetiva integrada e integradora procurou-se que a criança tivesse um papel ativo na construção do seu conhecimento, uma vez que esta está no centro do processo educativo. Este caráter reflexivo foi central no percurso de formação inicial, tendo-se constituído uma base fundamental ao desenvolvimento e construção da identidade docente da mestranda. No final do documento é apresentada uma reflexão que espelha as aprendizagens desenvolvidas, as dificuldades ultrapassadas e os sentimentos vivenciados ao longo do percurso. |
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Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoReflexãoSocioconstrutivismoSupervised educational practiceResearch-action methodologyReflectionSocioconstrutivismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório visa espelhar o percurso formativo desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada, sendo um documento determinante para o desenvolvimento profissional e pessoal da docente estagiária. Neste documento estão destacados os referenciais legais e teóricos mobilizados para a prática educativa que se cruzaram com características observadas em contexto de estágio, a apresentação do mesmo e a descrição reflexiva de algumas sequências pedagógicas e didáticas desenvolvidas em contexto educativo. O trabalho desenvolvido assentou na perspetiva socioconstrutivista e sustentou-se na metodologia de investigação-ação, evidenciando o papel determinante do ciclo sistemático de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação na criação de práticas progressivamente mais coerentes e adequadas que vão ao encontro do papel de educadores e professores como agentes reflexivos de mudança e transformação. Este posicionamento crítico e reflexivo adveio das interações pedagógicas de natureza colaborativa, numa perspetiva integrada e integradora procurou-se que a criança tivesse um papel ativo na construção do seu conhecimento, uma vez que esta está no centro do processo educativo. Este caráter reflexivo foi central no percurso de formação inicial, tendo-se constituído uma base fundamental ao desenvolvimento e construção da identidade docente da mestranda. No final do documento é apresentada uma reflexão que espelha as aprendizagens desenvolvidas, as dificuldades ultrapassadas e os sentimentos vivenciados ao longo do percurso.This report aims to reflect the formative course developed in the Supervised Educational Practice, being a determining document for the professional and personal development of the trainee teacher. In this document are highlighted the legal and theoretical references mobilized for the educational practice that were crossed with characteristics observed in the context of the internship, the presentation of the same and the reflective description of some pedagogical and didactic sequences developed in an educational context. The work developed was based on the socioconstrutivist perspective and sustained on the methodology of research-action, evidencing the determining role of the systematic cycle of observation, planning, action, reflection and evaluation in the creation of progressively more coherent and adequate practices that meet the role of educators and teachers as reflective agents of change and transformation. This critical and reflexive positioning came from pedagogical interactions of a collaborative nature. In an integrated and integrative perspective, it was sought that the child had an active role in the construction of his/her knowledge, since the child is at the center of the educational process. This reflective character was central during initial formation, constituting a fundamental basis for the development and construction of the teacher's identity. At the end of the document is presented an analysis that reflects the developed learning, the difficulties overcome and the feelings experienced along the way.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Mariana Isabel de Carvalho2018-09-24T13:58:22Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11995TID:202029999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:20.584363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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