Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Mariana Isabel de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11995
Resumo: O presente relatório visa espelhar o percurso formativo desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada, sendo um documento determinante para o desenvolvimento profissional e pessoal da docente estagiária. Neste documento estão destacados os referenciais legais e teóricos mobilizados para a prática educativa que se cruzaram com características observadas em contexto de estágio, a apresentação do mesmo e a descrição reflexiva de algumas sequências pedagógicas e didáticas desenvolvidas em contexto educativo. O trabalho desenvolvido assentou na perspetiva socioconstrutivista e sustentou-se na metodologia de investigação-ação, evidenciando o papel determinante do ciclo sistemático de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação na criação de práticas progressivamente mais coerentes e adequadas que vão ao encontro do papel de educadores e professores como agentes reflexivos de mudança e transformação. Este posicionamento crítico e reflexivo adveio das interações pedagógicas de natureza colaborativa, numa perspetiva integrada e integradora procurou-se que a criança tivesse um papel ativo na construção do seu conhecimento, uma vez que esta está no centro do processo educativo. Este caráter reflexivo foi central no percurso de formação inicial, tendo-se constituído uma base fundamental ao desenvolvimento e construção da identidade docente da mestranda. No final do documento é apresentada uma reflexão que espelha as aprendizagens desenvolvidas, as dificuldades ultrapassadas e os sentimentos vivenciados ao longo do percurso.
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