O Balanced Scorecard no setor da economia social: Projeto de conceção na Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Catarina Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22829
Resumo: Ao longo dos últimos anos, o setor da Economia Social tem reforçado a sua presença devido à importância que assume na resolução de diferentes problemas. No entanto, os recursos são escassos pelo que importa dotar as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) com ferramentas que permitam a gestão dos recursos, que meçam o impacto na sociedade e que avaliem o desempenho. Por esta razão, o objetivo primordial deste trabalho é a conceção de um sistema de avaliação da performance e gestão estratégica, do tipo Balanced Scorecard (BSC), para a Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social – que desenvolve programas e iniciativas com o propósito de capacitar organizações e comunidades a responderem de forma sustentável a desafios e oportunidades. Com o intuito de concretizar o objetivo definido, recorreu-se à metodologia qualitativa e ao método de investigação estudo de caso com abordagem intervencionista por permitir reunir informação teórica relevante e colocá-la em prática. Com efeito, na conceção do BSC foi necessário definir os seguintes elementos: missão, visão e valores; stakeholders chave; perspetivas da performance; objetivos estratégicos por perspetiva; mapa estratégico; indicadores, fórmulas de cálculo e metas; e iniciativas. Este projeto demonstra que a metodologia do BSC, quando adaptada, pode ser aplicada a OSFL, designadamente, através do ajustamento das perspetivas da performance. Numa perspetiva prática, espera-se que este trabalho traga benefícios ao processo de gestão da Aproximar, nomeadamente, na sistematização dos elementos estratégicos e da informação de gestão, na tomada de decisão, na implementação da sua estratégia e na comunicação com os múltiplos stakeholders.
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