Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Amâncio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Vítor Manuel Gomes, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30747
Resumo: As práticas de Educação em Saúde são influenciadas pela abordagem que cada profissional adota, uma vez que implicam um diferente relacionamento com o utente, moldando a forma como se desenvolvem. Objetivo: caracterizar as práticas de Educação em Saúde dos estudantes de três cursos de enfermagem e de outros quatro cursos de ensino superior ligados ao sector da saúde (Medicina) e ao setor da educação (Professores do Ensino Básico, Educadores de Infância e de Serviço Social). Metodología: Estudo descritivo-correlacional e transversal, de abordagem quantitativa, onde participaram 709 estudantes (62,6% do universo), dos 1º e 4º anos, que preencheram um questionário desenvolvido e validado para o efeito. Resultados: Apenas 40,9% dos estudantes assinalaram terem realizado experiência prática durante o curso, principalmente os do 4º ano. A maior parte faz Educação em Saúde “Muitas vezes” (41,7%), especialmente “Saúde Infantil” (23,1%). Estudantes com conceito “Abrangente” de Promoção da Saúde desenvolvem esta atividade com maior frequência do que os de conceito “Reducionista” ou “Misto”. Os estudantes dos três cursos de Enfermagem praticam Educação em Saúde com mais frequência e em áreas mais diversificadas do que os colegas dos outros cursos. As caraterísticas das práticas de Educação em Saúde parecem ser influenciadas pelas variáveis Curso, Ano e Tipo de conceito de Promoção da Saúde. Os resultados obtidos poderão contribuir para melhorar o desempenho docente e as práticas de Educação em Saúde.
id RCAP_4666e9ebdf2c14ef8953c0b9de6ea42b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30747
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superiorEducação em saúdeEducação em enfermagemCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs práticas de Educação em Saúde são influenciadas pela abordagem que cada profissional adota, uma vez que implicam um diferente relacionamento com o utente, moldando a forma como se desenvolvem. Objetivo: caracterizar as práticas de Educação em Saúde dos estudantes de três cursos de enfermagem e de outros quatro cursos de ensino superior ligados ao sector da saúde (Medicina) e ao setor da educação (Professores do Ensino Básico, Educadores de Infância e de Serviço Social). Metodología: Estudo descritivo-correlacional e transversal, de abordagem quantitativa, onde participaram 709 estudantes (62,6% do universo), dos 1º e 4º anos, que preencheram um questionário desenvolvido e validado para o efeito. Resultados: Apenas 40,9% dos estudantes assinalaram terem realizado experiência prática durante o curso, principalmente os do 4º ano. A maior parte faz Educação em Saúde “Muitas vezes” (41,7%), especialmente “Saúde Infantil” (23,1%). Estudantes com conceito “Abrangente” de Promoção da Saúde desenvolvem esta atividade com maior frequência do que os de conceito “Reducionista” ou “Misto”. Os estudantes dos três cursos de Enfermagem praticam Educação em Saúde com mais frequência e em áreas mais diversificadas do que os colegas dos outros cursos. As caraterísticas das práticas de Educação em Saúde parecem ser influenciadas pelas variáveis Curso, Ano e Tipo de conceito de Promoção da Saúde. Os resultados obtidos poderão contribuir para melhorar o desempenho docente e as práticas de Educação em Saúde.Practices in Health Education are influenced by the approach that each professional adopts, since they imply a different relationship with the user, shaping the way the approaches develop. Objective: To characterize the Health Education practices of students from three nursing courses and four other higher education courses related to health sector (Medicine) and education (Basic Education Teachers, Childhood Educators and Social Services). Methodology: A descriptive-correlational and cross-sectional study with a quantitative approach, where 709 students participated (62.6 % of the universe), of the 1st and 4th years, who completed a questionnaire developed and validated for this purpose. Results: Only 40.9 % of students indicated they had conducted practical experience during the course, especially the 4th year students. Most of them develop Health Education "Often" (41.7 %), especially "Child Health" (23.1 %). Students with "Broad" concept of Health Promotion developed this activity more frequently than the concept "Reductionist" or "Mixed". Students of the three nursing courses practiced Health Education more often and in more diverse areas than their colleagues from other courses.Las prácticas de educación para la salud están influenciadas por el enfoque profesional que cada uno adopta, lo que implica una relación diferente con el usuario, de acuerdo a la cómo se desarrollan. Objetivo: caracterizar las prácticas de Educación para la Salud de los estudiantes en tres cursos de enfermería y cuatro cursos de la educación superior vinculados al sector de la salud (medicina) y sector de la educación (maestros, educadores niños y servicios sociales). Metodología: Estudio descriptivo-correlaciónale y transversal con un enfoque cuantitativo, que involucró a 709 estudiantes del 1º y del 4º años, que diligenciaron un cuestionario ,el cual fue validado. Resultados: Sólo el 40,9% de los estudiantes informa haber tenido experiencia práctica durante el curso, sobre todo los de 4º año. La mayoría reporta que realiza acciones de Educación para la Salud “Muchas veces” (41,7%), especialmente “Salud Infantil” (23,1%). Los estudiantes manejan un concepto “Global” de la Promoción de la Salud, realizan prácticas de Educación en Salud con mayor frecuencia de los que tienen un concepto “Reduccionista” o “Mixto”. Los estudiantes de enfermería desarrollan esta actividad con más frecuencia y en áreas más diversas que los de otros cursos. Las características de la práctica de la Educación para la salud parecen estar influidos por variables Curso, Año y Tipo de concepto de Promoción de la Salud. Los resultados obtenidos contribuyen a mejorar el desempeño de los docentes y las prácticas de la Educación para la Salud. Palabras clave: Educación en Salud; Estudiantes; Educación en Enfermería; Educación Superior.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidad Nacional de ColombiaUniversidade do MinhoCarvalho, AmâncioRodrigues, Vítor Manuel GomesCarvalho, Graça Simões de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30747por0121-4500http://www.revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/46067/47677info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:02.918321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior
title Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior
spellingShingle Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior
Carvalho, Amâncio
Educação em saúde
Educação em enfermagem
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior
title_full Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior
title_fullStr Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior
title_full_unstemmed Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior
title_sort Práticas de educação em saúde de estudantes de enfermagem e de outros cursos de ensino superior
author Carvalho, Amâncio
author_facet Carvalho, Amâncio
Rodrigues, Vítor Manuel Gomes
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Rodrigues, Vítor Manuel Gomes
Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Amâncio
Rodrigues, Vítor Manuel Gomes
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação em enfermagem
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação em saúde
Educação em enfermagem
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As práticas de Educação em Saúde são influenciadas pela abordagem que cada profissional adota, uma vez que implicam um diferente relacionamento com o utente, moldando a forma como se desenvolvem. Objetivo: caracterizar as práticas de Educação em Saúde dos estudantes de três cursos de enfermagem e de outros quatro cursos de ensino superior ligados ao sector da saúde (Medicina) e ao setor da educação (Professores do Ensino Básico, Educadores de Infância e de Serviço Social). Metodología: Estudo descritivo-correlacional e transversal, de abordagem quantitativa, onde participaram 709 estudantes (62,6% do universo), dos 1º e 4º anos, que preencheram um questionário desenvolvido e validado para o efeito. Resultados: Apenas 40,9% dos estudantes assinalaram terem realizado experiência prática durante o curso, principalmente os do 4º ano. A maior parte faz Educação em Saúde “Muitas vezes” (41,7%), especialmente “Saúde Infantil” (23,1%). Estudantes com conceito “Abrangente” de Promoção da Saúde desenvolvem esta atividade com maior frequência do que os de conceito “Reducionista” ou “Misto”. Os estudantes dos três cursos de Enfermagem praticam Educação em Saúde com mais frequência e em áreas mais diversificadas do que os colegas dos outros cursos. As caraterísticas das práticas de Educação em Saúde parecem ser influenciadas pelas variáveis Curso, Ano e Tipo de conceito de Promoção da Saúde. Os resultados obtidos poderão contribuir para melhorar o desempenho docente e as práticas de Educação em Saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30747
url http://hdl.handle.net/1822/30747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0121-4500
http://www.revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/46067/47677
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Nacional de Colombia
publisher.none.fl_str_mv Universidad Nacional de Colombia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132358793756672