A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57711 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_4679c9d132cf35b7587d7d115c24711f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionistaThe importance of learning the drum set in the technical and musical development of a percussionistBateriaPercussãoCoordenação motoraProcesso cognitivoPulsaçãoRitmo"Four Stage Practice Method"DrumsPercussionPhysical coordinationCognitive processTempoRhythmCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório procede do Estágio Profissional no Conservatório de Música do Porto, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, e explica o conceito, o desenvolvimento, e a avaliação do Projeto de Intervenção, implementado ao longo do ano letivo 2016/2017. O conteúdo do Projeto de Intervenção foca-se na relação entre a bateria e a percussão, e na problemática do ensino tradicional implementado neste contexto - que não aposta na prática instrumental da bateria -, e procura justificar as vantagens que a introdução deste tema pode oferecer, como prática pedagógica, nas escolas que aplicam este tipo de ensino. Este é um tema pouco estudado e pouco explorado que pode ter um papel concreto na evolução de um percussionista. Como tal, a estruturação deste projeto de intervenção e de investigação, pretende verificar a potencial didático que a inclusão da bateria no mundo pedagógico da percussão. Para que seja possível atingir um esclarecimento sobre o seu potencial, é necessário ter em conta algumas variantes como: graus de ensino, reportório/conteúdos programáticos, e método de estudo. Assim, foi conduzida uma investigação-ação com alunos do 1º e 2º ciclos, e do Ensino Secundário. Os dados adquiridos foram recolhidos através de registos de observação, entrevista, partilha de experiência e inquérito por questionário. Analisando os dados obtidos, conclui-se que a implementação da bateria no contexto pedagógico da percussão beneficia a progressão e a evolução do aluno, mostrando-se ser uma estratégia didática eficiente e transversal a todos os graus de ensino que foram inseridos no projeto. Os elementos-chave desta estratégia passaram pela compreensão e aplicação de aspetos como a coordenação motora, processo cognitivo, relação ritmo/pulsação, e pela introdução do método de estudo "Four Stage Practice Method", que visa disciplinar e focar o aluno no programa proposto. Contudo, é importante realçar que, devido à dimensão do contexto educativo onde se realizou o estágio, e da necessidade de seguir o fio condutor do programa da escola, não foi possível aprofundar ainda mais o tema do projeto.The current report describes the definition, development and evaluation of a Pedagogical Intervention Plan implemented at Music Conservatory of Porto, throughout the Academy Year of 2016/2017 as part of the Practicum of the Master's degree in Music Education of the University of Minho. The content of the Intervention Project focus on the relationship between the Drum Set and Percussion, and on the issue of traditional education - which does not offer a drum set education -, and looks to justify the advantages that this theme can put forward on schools that apply this kind of instrumental education. This is a subject that is little known and left to be explored, but with the right investigation, can have a real impact on the development of the student. As of which, the structure of this intervention and investigation project, was made to verify the educational impact and potential of the drum set inclusion on the percussion pedagogical world. In order to reach a clarified statement about his potential, it's necessary to account some variants like: degree of education, repertoire, programmatic content, and practice method. Therefore, a research-action was conducted involving students of 1st and 2nd cycles, and Secondary level. The acquired data was collected through observation records, interviews, shared experience and a survey. After analyzing the obtained data, it is concluded that the implementation of the drum set in the pedagogical context of percussion, benefits the student progression and development, showing an educational strategy that is efficient and transversal to all education degrees that participated in the project - even though was necessary to adjust the content to every single student and degree. The key-element of this strategy goes through understanding and applying aspects like physical coordination, cognitive process, relationship between tempo and rhythm, and by the introduction of the practice method - Four Stage Practice Method -, which brings discipline to the student and gives him focus on the matter. Yet, it's important to say that, due to the dimension of the educational context were Pedagogical Intervention Plan took place, was not possible to go further on the details of the investigation of the current project.Aroso, NunoUniversidade do MinhoReis, Bruno Alexandre Machado20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57711por202108848info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:56.200319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista The importance of learning the drum set in the technical and musical development of a percussionist |
title |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista |
spellingShingle |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista Reis, Bruno Alexandre Machado Bateria Percussão Coordenação motora Processo cognitivo Pulsação Ritmo "Four Stage Practice Method" Drums Percussion Physical coordination Cognitive process Tempo Rhythm Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista |
title_full |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista |
title_fullStr |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista |
title_full_unstemmed |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista |
title_sort |
A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista |
author |
Reis, Bruno Alexandre Machado |
author_facet |
Reis, Bruno Alexandre Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aroso, Nuno Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Bruno Alexandre Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bateria Percussão Coordenação motora Processo cognitivo Pulsação Ritmo "Four Stage Practice Method" Drums Percussion Physical coordination Cognitive process Tempo Rhythm Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Bateria Percussão Coordenação motora Processo cognitivo Pulsação Ritmo "Four Stage Practice Method" Drums Percussion Physical coordination Cognitive process Tempo Rhythm Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57711 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202108848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132687779233792 |