Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram®
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6622 |
Resumo: | O presente documento surge com o objetivo de projetar a nossa experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmitimos um conjunto de experiências que nos acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaramos aquelas que foram as nossas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a nossa intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºC; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a “Análise da Aptidão Aeróbia dos alunos do 7º Ano da escola EB 2,3 de São Torcato: Estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram®”. Participaram neste estudo 96 sujeitos divididos em dois grupos, 21 sujeitos no grupo experimental e 75 do grupo de controlo. Como instrumento de avaliação utilizou-se o teste da Corrida 1 Milha do Programa Fitnessgram®. Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva e comparativa: foi usado o test wilcoxon, cujo nível de significância ficou estabelecido em 0,05. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) o grupo experimental apresentou melhorias significativas na aptidão aeróbia; 2º) o programa DECAMOTES foi bastante eficaz no desenvolvimento da aptidão aeróbia dos alunos. |
id |
RCAP_46846459654e79b2dc23630ab1563bd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6622 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram®Educação físicaEstágios pedagógicosAptidão aeróbiaO presente documento surge com o objetivo de projetar a nossa experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmitimos um conjunto de experiências que nos acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaramos aquelas que foram as nossas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a nossa intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºC; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a “Análise da Aptidão Aeróbia dos alunos do 7º Ano da escola EB 2,3 de São Torcato: Estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram®”. Participaram neste estudo 96 sujeitos divididos em dois grupos, 21 sujeitos no grupo experimental e 75 do grupo de controlo. Como instrumento de avaliação utilizou-se o teste da Corrida 1 Milha do Programa Fitnessgram®. Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva e comparativa: foi usado o test wilcoxon, cujo nível de significância ficou estabelecido em 0,05. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) o grupo experimental apresentou melhorias significativas na aptidão aeróbia; 2º) o programa DECAMOTES foi bastante eficaz no desenvolvimento da aptidão aeróbia dos alunos.This document appears with the aim of showing our experience as a intern teacher during this school year, for the pedagogical training, included under the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Tras-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. The Teacher Training is thus considered the end of one stage and the beginning of another, with the aim of supporting all training that is to be constant, continuous and reflective in the life of a teacher. This report transmits a set of experiences that accompanied us over a school year as a trainee teachers of Physical Education. Through a critical and conscious process, we declare those were my difficulties, doubts, anxieties and concerns but also strategies, resources, and present solutions in professional development that characterized our operating in the different areas of performance. The main purpose of this document is to report every stage of experiences and analyze the activities carried out during the school year. This report has four areas of intervention, namely: the trainee teacher's tasks in the teaching and learning process; the reflection of supervised teaching practice performed throughout the year; the characterization of the class 7 ° C; and finally, the activities at school. For the consolidation of my academic development, this report also includes a study on the "Analysis of Aerobic fitness of students from the 7th grade of EB 2,3 de São Torcato: Comparative study of the evolutionary process - with the contribution of the program called DECAMOTES and Fitnessgram® test ". The sample consisted of 96 subjects divided into two groups, 21 subjects in the experimental group and 75 in the control group. As an evaluation tool we used the 1 Mile Fitnessgram® Program race test. For data analysis, we chose the descriptive and comparative statistics: we used the Wilcoxon test, whose significance level was set at 0.05. The findings identified in this study were: 1) the experimental group showed significant improvements in aerobic fitness; 2) the DECAMOTES program was quite effective in the development of aerobic fitness of students.2016-10-17T09:15:20Z2016-10-17T00:00:00Z2016-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6622porCarneiro, Nuno Alberto Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:20.770184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram® |
title |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram® |
spellingShingle |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram® Carneiro, Nuno Alberto Gomes Educação física Estágios pedagógicos Aptidão aeróbia |
title_short |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram® |
title_full |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram® |
title_fullStr |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram® |
title_full_unstemmed |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram® |
title_sort |
Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da escola EB 2,3 de São Torcato: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram® |
author |
Carneiro, Nuno Alberto Gomes |
author_facet |
Carneiro, Nuno Alberto Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Nuno Alberto Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Estágios pedagógicos Aptidão aeróbia |
topic |
Educação física Estágios pedagógicos Aptidão aeróbia |
description |
O presente documento surge com o objetivo de projetar a nossa experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmitimos um conjunto de experiências que nos acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaramos aquelas que foram as nossas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a nossa intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºC; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a “Análise da Aptidão Aeróbia dos alunos do 7º Ano da escola EB 2,3 de São Torcato: Estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram®”. Participaram neste estudo 96 sujeitos divididos em dois grupos, 21 sujeitos no grupo experimental e 75 do grupo de controlo. Como instrumento de avaliação utilizou-se o teste da Corrida 1 Milha do Programa Fitnessgram®. Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva e comparativa: foi usado o test wilcoxon, cujo nível de significância ficou estabelecido em 0,05. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) o grupo experimental apresentou melhorias significativas na aptidão aeróbia; 2º) o programa DECAMOTES foi bastante eficaz no desenvolvimento da aptidão aeróbia dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-17T09:15:20Z 2016-10-17T00:00:00Z 2016-10-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6622 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137129250422784 |