A importância dos materiais didáticos no ensino da matemática no 1º e 2º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6989
Resumo: No presente trabalho dissertativo pretende-se analisar a importância dos materiais didáticos (MD) no ensino e aprendizagem da Matemática. Como a disciplina de Matemática apresenta vários índices de insucesso escolar, pretendemos apurar se a aplicabilidade de materiais didáticos manipulativos, despertam maior interesse e motivação por parte do aluno no conteúdo a abordar. Neste sentido, para esta investigação, analisamos distintos estudos realizados por diversos autores, acerca desta temática, e os materiais recomendados nos Programas de Matemática. Assim sendo, o presente relatório tem com principal objetivo analisar a importância da utilização dos materiais didáticos no ensino da Matemática e descrever a prática de ensino supervisionada no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB), Estágio I e II, respetivamente e, particularmente apresentar os materiais didáticos manipuláveis (MDM) por nós criados e utilizados ao longo destes estágios. Com esta aplicação pretende-se analisar e refletir sobre a contribuição que estes terão no ensino e aprendizagem da Matemática nestes níveis de ensino. Em termos gerais, verificamos que os professores consideram uma mais-valia para o ensino da Matemática recorrer a MD essencialmente manipuláveis deforma a combater lacunas nesta disciplina. Deste modo, o aluno com esta manipulação cria interligação entre o concreto e o abstrato, assimilando todos os conteúdos matemáticos trabalhados de forma mais ativa e participativa. Ao se sentirem interligados nas atividades pretendidas vão contribuir naturalmente no processo de ensino e aprendizagem da Matemática de forma eficaz.
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