A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Joana Marisa Marinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6784
Resumo: O presente Relatório Temático de Estágio, essencial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB. A Matemática é uma disciplina rigorosa, que exige uma construção progressiva de estruturas cognitivas. Não basta conhecer, é necessário saber aplicar a matemática, tornando-se, por vezes, complexo. Desta forma, ao longo da história do ensino e aprendizagem da matemática, têm-se desenvolvido recursos promotores de compreensão, tais como os materiais manipuláveis. Os materiais manipuláveis representam um papel importante como apoio à aprendizagem dos alunos, exercendo, por um lado, uma utilidade lúdica, promotora de motivação e, por outro, uma função catalisadora de compreensão de conteúdos, possibilitando aos alunos exercer um papel ativo e construtivista no seu conhecimento. Nos primeiros anos, a criança encontra-se a descobrir o mundo, procurando respostas às adversidades que a sua realidade lhe impõe. Desta forma, devem-se multiplicar estímulos, perspetivas e oportunidades. Nesta fase, a criança encontra-se, também, a desenvolver o sensorial motor e percetivo, exigindo-se instrumentos e objetos que ela possa manipular de maneira a desenvolver a sua estrutura cognitiva. Na parte prática, numa perspetiva construtivista, aplicamos no domínio da geometria e medida e dos números e operações, alguns materiais manipuláveis. Constituiu-se como um conjunto de práticas e reflexões sucessivas, importantes para envolver o aluno no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Pretende-se que esta abordagem e reflexão de práticas contribua para aplicações e reflexões futuras, com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem nesta área.
id RCAP_a2f68ba93d71bfcb7733a83aa1b78a75
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoMatemáticaEnsino/aprendizagemEducação básicaMateriais manipuláveisPrática de ensino supervisionadaO presente Relatório Temático de Estágio, essencial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB. A Matemática é uma disciplina rigorosa, que exige uma construção progressiva de estruturas cognitivas. Não basta conhecer, é necessário saber aplicar a matemática, tornando-se, por vezes, complexo. Desta forma, ao longo da história do ensino e aprendizagem da matemática, têm-se desenvolvido recursos promotores de compreensão, tais como os materiais manipuláveis. Os materiais manipuláveis representam um papel importante como apoio à aprendizagem dos alunos, exercendo, por um lado, uma utilidade lúdica, promotora de motivação e, por outro, uma função catalisadora de compreensão de conteúdos, possibilitando aos alunos exercer um papel ativo e construtivista no seu conhecimento. Nos primeiros anos, a criança encontra-se a descobrir o mundo, procurando respostas às adversidades que a sua realidade lhe impõe. Desta forma, devem-se multiplicar estímulos, perspetivas e oportunidades. Nesta fase, a criança encontra-se, também, a desenvolver o sensorial motor e percetivo, exigindo-se instrumentos e objetos que ela possa manipular de maneira a desenvolver a sua estrutura cognitiva. Na parte prática, numa perspetiva construtivista, aplicamos no domínio da geometria e medida e dos números e operações, alguns materiais manipuláveis. Constituiu-se como um conjunto de práticas e reflexões sucessivas, importantes para envolver o aluno no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Pretende-se que esta abordagem e reflexão de práticas contribua para aplicações e reflexões futuras, com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem nesta área.The present Thematic Report, essential for the degree of Master in 1st and 2nd Basic´s Education Cycles (CEB), was based on the Supervised Teaching Practice on the 1st and the 2nd CEB, applied at the School´s Center Bairro de São Vicente Paula, with regard to the 1st cycle and the Basic School of 2nd and 3rd cycles Monsenhor Jerónimo do Amaral, concerning the 2nd Cycle of Basic’s Education. Mathematics is a rigorous discipline, which requires a progressive construction of cognitive structures. It´s not enough to know, you must know how to apply mathematics, becoming, sometimes, complex. So, over the history of teaching and learning mathematics, they have developed resources that promote understanding, such as manipulatives. The manipulative materials play an important role as a support of student learning, exercising, on the one hand, a playful utility that promotes motivation and, on the other, a catalytic role in understanding content, enabling students to play an active and constructivist role on his knowledge . In the early years, child is discovering the world, seeking answers to the adversities that his reality imposes, therefore, should be multiplied stimulus, prospects and opportunities. At this stage, it is also developing motor and sensory perception, requiring to instrument and objects she can manipulate providing her cognitive structure develop. In the practical part, on a constructivist perspective, we apply in the field of geometry and measurement and numbers and operations, some manipulatives. It is established itself as a set of practices and successive reflections, important to involve students in teaching and learning mathematics process. It is intended that this approach and reflection practices contribute to future applications and reflections, in order to improve teaching and learning in this área.2016-11-10T10:17:52Z2016-11-10T00:00:00Z2016-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6784porSoares, Joana Marisa Marinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:13.029716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
spellingShingle A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Soares, Joana Marisa Marinho
Matemática
Ensino/aprendizagem
Educação básica
Materiais manipuláveis
Prática de ensino supervisionada
title_short A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_full A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_fullStr A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_sort A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
author Soares, Joana Marisa Marinho
author_facet Soares, Joana Marisa Marinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Joana Marisa Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino/aprendizagem
Educação básica
Materiais manipuláveis
Prática de ensino supervisionada
topic Matemática
Ensino/aprendizagem
Educação básica
Materiais manipuláveis
Prática de ensino supervisionada
description O presente Relatório Temático de Estágio, essencial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB. A Matemática é uma disciplina rigorosa, que exige uma construção progressiva de estruturas cognitivas. Não basta conhecer, é necessário saber aplicar a matemática, tornando-se, por vezes, complexo. Desta forma, ao longo da história do ensino e aprendizagem da matemática, têm-se desenvolvido recursos promotores de compreensão, tais como os materiais manipuláveis. Os materiais manipuláveis representam um papel importante como apoio à aprendizagem dos alunos, exercendo, por um lado, uma utilidade lúdica, promotora de motivação e, por outro, uma função catalisadora de compreensão de conteúdos, possibilitando aos alunos exercer um papel ativo e construtivista no seu conhecimento. Nos primeiros anos, a criança encontra-se a descobrir o mundo, procurando respostas às adversidades que a sua realidade lhe impõe. Desta forma, devem-se multiplicar estímulos, perspetivas e oportunidades. Nesta fase, a criança encontra-se, também, a desenvolver o sensorial motor e percetivo, exigindo-se instrumentos e objetos que ela possa manipular de maneira a desenvolver a sua estrutura cognitiva. Na parte prática, numa perspetiva construtivista, aplicamos no domínio da geometria e medida e dos números e operações, alguns materiais manipuláveis. Constituiu-se como um conjunto de práticas e reflexões sucessivas, importantes para envolver o aluno no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Pretende-se que esta abordagem e reflexão de práticas contribua para aplicações e reflexões futuras, com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem nesta área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T10:17:52Z
2016-11-10T00:00:00Z
2016-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6784
url http://hdl.handle.net/10348/6784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137161087287296