A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/2742 |
Resumo: | Dissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010 |
id |
RCAP_46a20c890b598c2f7cd3c2dfae687cd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/2742 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvioCanais de distribuiçãoInternetE-commerceBarlaventoHotéisDissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010Actualmente a Internet assume um papel importante no quotidiano das empresas, principalmente das empresas de serviços que vêem no mercado online uma plataforma de disponibilização dos seus produtos e de contacto com os seus clientes. Este estudo resultou da necessidade de conhecimento por parte da Hotel Distribution Management (HDM) e da revisão da extensa literatura sobre as novas tecnologias na hotelaria e no comércio electrónico. O cruzamento destes conceitos ajudou à percepção da influência das novas tecnologias nos modelos de comercialização turística e da importância do comércio electrónico no contexto dos mercados. Para este trabalho foram definidos dois objectivos: a caracterização do posicionamento online dos hotéis e a avaliação do nível de desenvolvimento dos websites próprios das unidades hoteleiras do Barlavento Algarvio. Estes objectivos visavam averiguar até que ponto o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação alterou o modo como as empresas do sector turístico se posicionam no mercado. O estudo de caso foi a principal metodologia adoptada uma vez que o que se pretendia era o estudo de uma realidade específica, os hotéis de 3 a 5 estrelas do Barlavento Algarvio. Para tal foram utilizadas técnicas como o inquérito por questionário e a observação directa através de uma check-list. Através dos resultados obtidos foi possível caracterizar o posicionamento online dos hotéis, as suas principais formas de comercialização, a importância que os canais online têm no contexto geral e avaliar o nível de evolução dos websites dos hotéis quanto à interacção que oferecem aos utilizadores e às ferramentas de e-commerce que possuem.Almeida, ClaudiaSapientiaRocha, Marta de Oliveira2013-07-03T16:31:12Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/2742TID:202463680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:13:47Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/2742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:31.234218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio |
title |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio |
spellingShingle |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio Rocha, Marta de Oliveira Canais de distribuição Internet E-commerce Barlavento Hotéis |
title_short |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio |
title_full |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio |
title_fullStr |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio |
title_full_unstemmed |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio |
title_sort |
A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio |
author |
Rocha, Marta de Oliveira |
author_facet |
Rocha, Marta de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Claudia Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marta de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canais de distribuição Internet E-commerce Barlavento Hotéis |
topic |
Canais de distribuição Internet E-commerce Barlavento Hotéis |
description |
Dissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2013-07-03T16:31:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/2742 TID:202463680 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/2742 |
identifier_str_mv |
TID:202463680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133172342980608 |