Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29157 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_46afaede0d164072e48130608dcc82fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29157 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da GeografiaEducação históricaEducação geográficaJogos didáticosHistoric educationGeographic educationDidactives games371.38293:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Relatório de estágio de mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de Estágio de Intervenção Pedagógica supervisionado tem como finalidade apresentar o contexto teórico e metodológico de dois estudos executados nas seguintes disciplinas: História e Cultura das Artes e Geografia, respetivamente numa turma do 1º ano Técnico de Turismo do Ensino Profissional /Ensino Secundário, e numa turma do 3º Ciclo do Ensino Básico. Ambos foram implementados numa escola urbana da cidade de Braga. Estes estudos tiveram como propósito discutir as potencialidades dos jogos didáticos no quotidiano da sala de aula. Assim, definimos os seguintes objetivos: - Compreender a importância dos jogos didáticos na consolidação dos conteúdos programáticos; - Avaliar o contributo dos jogos didáticos como recurso à aprendizagem de História e Geografia. Ao longo do processo de ensino aprendizagem foram utilizadas fichas de trabalho associadas aos jogos implementados, e um questionário aos alunos para a recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados de modo a encontrar respostas que cumprissem os objetivos definidos.The present supervised internpedagogics work experience aims to present a theoretical context in the following school subjects of History, arts of culture and Geography, respectively to a Ist year Touristic technical professional/secondary school, and a 3º year of basic study 3º cycle.Both were implanted in an urban City called Braga. These studies had with purpose to discuss the potentialities of the didactic games within the classroom. Therefore, we define the following objectives: Understanding the importance of the didactic games in the consolidation of the programmatic contents. Evaluate the didactic games contribute as a learning recourse of History and Geography. Along the study learning process were used working activities associated with the game implemented, and made a questioner to the students to obtain information. The obtained resources were then analyzed to make sure that the defined objectives were accomplished.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoMarques, Andreia Araújo20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/29157por201406594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:09.021764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia |
title |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia |
spellingShingle |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia Marques, Andreia Araújo Educação histórica Educação geográfica Jogos didáticos Historic education Geographic education Didactives games 371.382 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 |
title_short |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia |
title_full |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia |
title_fullStr |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia |
title_full_unstemmed |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia |
title_sort |
Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia |
author |
Marques, Andreia Araújo |
author_facet |
Marques, Andreia Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Andreia Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica Educação geográfica Jogos didáticos Historic education Geographic education Didactives games 371.382 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 |
topic |
Educação histórica Educação geográfica Jogos didáticos Historic education Geographic education Didactives games 371.382 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29157 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201406594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132228948590592 |