O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Sónia Sofia Silva Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/6
Resumo: Pretendeu-se com este estudo salientar a importância da leitura e intervir na promoção e no desenvolvimento desta competência essencial e imprescindível a todos os cidadãos. Analisámos a leitura quanto aos seus modelos de compreensão, bem como a sua finalidade. Abordámos as várias teorias de aprendizagem relacionando-as com a aprendizagem da leitura, expondo algumas estratégias para esse fim. Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a acção educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura, competência fundamental para o sucesso do aluno. Tendo em vista esse sucesso, procurou-se definir algumas das mais importantes estratégias de promoção do desenvolvimento da leitura em contexto de sala de aula. Desta forma, planificou-se e implementou-se uma actividade de leitura: o Clube da Leitura Silenciosa, visando o desenvolvimento da leitura extensiva, em sessões de leitura silenciosa de obras infantis de qualidade e interesse para os leitores. Este projecto de investigação – acção foi implementado numa turma de 3º ano, turma experimental, tendo-se comparado os dados obtidos pelos vários instrumentos, com os dados de uma turma de controlo, não sujeita ao projecto. Desta forma, e sendo uma investigação – acção com um desenho quasi – experimental, recorreu-se à utilização de instrumentos de investigação qualitativa e quantitativa, sendo utilizados: questionários, composições e a técnica de leitura - o cloze. Acreditamos que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas educativas com a finalidade de promoção da leitura, nomeadamente, a leitura extensiva, a nível do 1ºciclo do Ensino Básico.
id RCAP_46c98125e324884eee031f196364b13e
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/6
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.LeituraDesenvolvimento da leituraInvestigação/acçãoLeitura extensivaTMEPretendeu-se com este estudo salientar a importância da leitura e intervir na promoção e no desenvolvimento desta competência essencial e imprescindível a todos os cidadãos. Analisámos a leitura quanto aos seus modelos de compreensão, bem como a sua finalidade. Abordámos as várias teorias de aprendizagem relacionando-as com a aprendizagem da leitura, expondo algumas estratégias para esse fim. Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a acção educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura, competência fundamental para o sucesso do aluno. Tendo em vista esse sucesso, procurou-se definir algumas das mais importantes estratégias de promoção do desenvolvimento da leitura em contexto de sala de aula. Desta forma, planificou-se e implementou-se uma actividade de leitura: o Clube da Leitura Silenciosa, visando o desenvolvimento da leitura extensiva, em sessões de leitura silenciosa de obras infantis de qualidade e interesse para os leitores. Este projecto de investigação – acção foi implementado numa turma de 3º ano, turma experimental, tendo-se comparado os dados obtidos pelos vários instrumentos, com os dados de uma turma de controlo, não sujeita ao projecto. Desta forma, e sendo uma investigação – acção com um desenho quasi – experimental, recorreu-se à utilização de instrumentos de investigação qualitativa e quantitativa, sendo utilizados: questionários, composições e a técnica de leitura - o cloze. Acreditamos que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas educativas com a finalidade de promoção da leitura, nomeadamente, a leitura extensiva, a nível do 1ºciclo do Ensino Básico.2013-08-14T17:59:23Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/6porCota: TME 413Souto, Sónia Sofia Silva Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:13ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
title O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
spellingShingle O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
Souto, Sónia Sofia Silva Ferreira
Leitura
Desenvolvimento da leitura
Investigação/acção
Leitura extensiva
TME
title_short O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
title_full O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
title_fullStr O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
title_full_unstemmed O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
title_sort O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
author Souto, Sónia Sofia Silva Ferreira
author_facet Souto, Sónia Sofia Silva Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Sónia Sofia Silva Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Desenvolvimento da leitura
Investigação/acção
Leitura extensiva
TME
topic Leitura
Desenvolvimento da leitura
Investigação/acção
Leitura extensiva
TME
description Pretendeu-se com este estudo salientar a importância da leitura e intervir na promoção e no desenvolvimento desta competência essencial e imprescindível a todos os cidadãos. Analisámos a leitura quanto aos seus modelos de compreensão, bem como a sua finalidade. Abordámos as várias teorias de aprendizagem relacionando-as com a aprendizagem da leitura, expondo algumas estratégias para esse fim. Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a acção educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura, competência fundamental para o sucesso do aluno. Tendo em vista esse sucesso, procurou-se definir algumas das mais importantes estratégias de promoção do desenvolvimento da leitura em contexto de sala de aula. Desta forma, planificou-se e implementou-se uma actividade de leitura: o Clube da Leitura Silenciosa, visando o desenvolvimento da leitura extensiva, em sessões de leitura silenciosa de obras infantis de qualidade e interesse para os leitores. Este projecto de investigação – acção foi implementado numa turma de 3º ano, turma experimental, tendo-se comparado os dados obtidos pelos vários instrumentos, com os dados de uma turma de controlo, não sujeita ao projecto. Desta forma, e sendo uma investigação – acção com um desenho quasi – experimental, recorreu-se à utilização de instrumentos de investigação qualitativa e quantitativa, sendo utilizados: questionários, composições e a técnica de leitura - o cloze. Acreditamos que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas educativas com a finalidade de promoção da leitura, nomeadamente, a leitura extensiva, a nível do 1ºciclo do Ensino Básico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2013-08-14T17:59:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/6
url http://hdl.handle.net/11328/6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545595629568