Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamiço, Sofia Amorim Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57454
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_46ed03fc624fcec53ce0df8afa2d85e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57454
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º anoCiências - Estudo e ensinoAprendizagemLiteracia científicaEnsino da físicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste trabalho tem como objetivo examinar a influência do uso duma abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas e conhecer a intenção dos alunos seguirem carreiras científicas. Mais concretamente, pretende-se encontrar respostas para três questões relacionadas com as estratégias de aprendizagem e as dificuldades sentidas pelos alunos quando envolvidos numa abordagem STEM sobre o “centro de massa e momento linear de sistemas de partículas” e com a intenção dos alunos no seguimento de carreiras científicas após estarem envolvidos na abordagem STEM. O trabalho investigativo é conduzido numa turma de 12.º ano de Física, pertencente a uma escola da área metropolitana de Lisboa. A turma é composta por 18 alunos, 10 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. A média de idades ronda os 17 anos. Recorreu-se a uma metodologia mista e usaram-se como instrumentos de recolha de dados: observação participante, documentos escritos e questionário. O questionário usado foi desenvolvido no quadro do projeto GoSTEM (projeto financiado pela FCT, PTDC/CED-EDG/31480/2017). No decorrer da intervenção, foram usadas cinco tarefas divididas STEM. Os contextos das tarefas têm como objetivo interligar os gostos dos alunos e a vida real aos conteúdos a lecionar. De acordo com os dados obtidos por observação e documentos escritos, os alunos apresentaram algumas dificuldades presentes na literatura utilizando maioritariamente a ajuda dos colegas de grupos para as ultrapassar. Através do questionário concluiu-se que a maioria dos alunos pretende ingressar no Ensino Superior num curso de Engenharia apresentando elevado interesse em questões de engenharia e tecnologia.This work aims to examine the influence of the use of a STEM approach in center of mass and linear momentum of systems learning and to know the students' intention to pursue scientific careers. More specifically, it is intended to find answers to three questions related to learning strategies and the difficulties felt by students when involved in a STEM approach on "center of mass and linear momentum of particle systems" and with the students' intention to pursue scientific careers after being involved in the STEM approach. The investigative work is carried out in a 12th year Physics class, at a school in the metropolitan area of Lisbon. The class consists of 18 students, 10 males and 8 females. The average age is around 17 years old. A mixed methodology was used, and the following data collection instruments were used: participant observation, written documents and a questionnaire. The questionnaire used was developed within the framework of the GoSTEM project (project funded by FCT, PTDC/CEDEDG/31480/2017). During the intervention, five split STEM tasks were used. The tasks context aims to connect students' tastes and real life to the content to be taught. According to the data obtained by observation and written documents, the students presented some difficulties present in the literature, mostly using the help of colleagues in groups to overcome them. Through the questionnaire, it was concluded that most students intend to enter Higher Education in an Engineering course, showing a high interest in engineering and technology issues.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Agostinho, Rui Jorge, 1958-Repositório da Universidade de LisboaChamiço, Sofia Amorim Almeida2023-05-18T11:01:52Z2022-07-272022-06-282022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:56.662910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
title Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
spellingShingle Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
Chamiço, Sofia Amorim Almeida
Ciências - Estudo e ensino
Aprendizagem
Literacia científica
Ensino da física
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
title_full Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
title_fullStr Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
title_full_unstemmed Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
title_sort Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
author Chamiço, Sofia Amorim Almeida
author_facet Chamiço, Sofia Amorim Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Agostinho, Rui Jorge, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamiço, Sofia Amorim Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - Estudo e ensino
Aprendizagem
Literacia científica
Ensino da física
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências - Estudo e ensino
Aprendizagem
Literacia científica
Ensino da física
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
2022-06-28
2022-07-27T00:00:00Z
2023-05-18T11:01:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57454
url http://hdl.handle.net/10451/57454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134633645834240