Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57454 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_46ed03fc624fcec53ce0df8afa2d85e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57454 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º anoCiências - Estudo e ensinoAprendizagemLiteracia científicaEnsino da físicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste trabalho tem como objetivo examinar a influência do uso duma abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas e conhecer a intenção dos alunos seguirem carreiras científicas. Mais concretamente, pretende-se encontrar respostas para três questões relacionadas com as estratégias de aprendizagem e as dificuldades sentidas pelos alunos quando envolvidos numa abordagem STEM sobre o “centro de massa e momento linear de sistemas de partículas” e com a intenção dos alunos no seguimento de carreiras científicas após estarem envolvidos na abordagem STEM. O trabalho investigativo é conduzido numa turma de 12.º ano de Física, pertencente a uma escola da área metropolitana de Lisboa. A turma é composta por 18 alunos, 10 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. A média de idades ronda os 17 anos. Recorreu-se a uma metodologia mista e usaram-se como instrumentos de recolha de dados: observação participante, documentos escritos e questionário. O questionário usado foi desenvolvido no quadro do projeto GoSTEM (projeto financiado pela FCT, PTDC/CED-EDG/31480/2017). No decorrer da intervenção, foram usadas cinco tarefas divididas STEM. Os contextos das tarefas têm como objetivo interligar os gostos dos alunos e a vida real aos conteúdos a lecionar. De acordo com os dados obtidos por observação e documentos escritos, os alunos apresentaram algumas dificuldades presentes na literatura utilizando maioritariamente a ajuda dos colegas de grupos para as ultrapassar. Através do questionário concluiu-se que a maioria dos alunos pretende ingressar no Ensino Superior num curso de Engenharia apresentando elevado interesse em questões de engenharia e tecnologia.This work aims to examine the influence of the use of a STEM approach in center of mass and linear momentum of systems learning and to know the students' intention to pursue scientific careers. More specifically, it is intended to find answers to three questions related to learning strategies and the difficulties felt by students when involved in a STEM approach on "center of mass and linear momentum of particle systems" and with the students' intention to pursue scientific careers after being involved in the STEM approach. The investigative work is carried out in a 12th year Physics class, at a school in the metropolitan area of Lisbon. The class consists of 18 students, 10 males and 8 females. The average age is around 17 years old. A mixed methodology was used, and the following data collection instruments were used: participant observation, written documents and a questionnaire. The questionnaire used was developed within the framework of the GoSTEM project (project funded by FCT, PTDC/CEDEDG/31480/2017). During the intervention, five split STEM tasks were used. The tasks context aims to connect students' tastes and real life to the content to be taught. According to the data obtained by observation and written documents, the students presented some difficulties present in the literature, mostly using the help of colleagues in groups to overcome them. Through the questionnaire, it was concluded that most students intend to enter Higher Education in an Engineering course, showing a high interest in engineering and technology issues.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Agostinho, Rui Jorge, 1958-Repositório da Universidade de LisboaChamiço, Sofia Amorim Almeida2023-05-18T11:01:52Z2022-07-272022-06-282022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:56.662910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano |
title |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano |
spellingShingle |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano Chamiço, Sofia Amorim Almeida Ciências - Estudo e ensino Aprendizagem Literacia científica Ensino da física Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano |
title_full |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano |
title_fullStr |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano |
title_full_unstemmed |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano |
title_sort |
Abordagem STEM na aprendizagem do centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. Um trabalho com alunos do 12º ano |
author |
Chamiço, Sofia Amorim Almeida |
author_facet |
Chamiço, Sofia Amorim Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980- Agostinho, Rui Jorge, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chamiço, Sofia Amorim Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências - Estudo e ensino Aprendizagem Literacia científica Ensino da física Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências - Estudo e ensino Aprendizagem Literacia científica Ensino da física Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-27 2022-06-28 2022-07-27T00:00:00Z 2023-05-18T11:01:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57454 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134633645834240 |