Propaganda, da teoria à prática: uma análise da propaganda nazi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Sandra Simões
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2796
Resumo: Esta dissertação de Mestrado apresentada à Universidade da Beira Interior tem como tema central a propaganda política, fazendo também uma abordagem mais específica à propaganda nazi. Pretende ser feita uma análise das características gerais da propaganda e a forma como a propaganda nazi aplicou essas mesmas características, dando origem a uma das campanhas propagandísticas mais importantes da história mundial. A dissertação encontra-se dividida em duas partes. Na primeira parte será feita uma abordagem geral à temática da propaganda: os tipos de propaganda existentes, as técnicas que devem ser tidas em conta no momento da sua elaboração e os meios de comunicação que deverão ser usados na sua difusão. Esta primeira parte centra-se na análise comparativa dos estudos desenvolvidos por vários autores. Na segunda parte, especificamente dedicada à propaganda nazi, serão expostas as características específicas da propaganda nazi, fazendo paralelos com o apresentado na primeira parte da dissertação. Serão debatidos os princípios da propaganda nazi, definidos pelo próprio Ministro da Propaganda do Terceiro Reich, Joseph Goebbels, e serão também apresentados os meios de comunicação usados na difusão dos ideais da propaganda do regime liderado por Adolf Hitler.
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