Preditores e mediadores da satisfação e fidelização no destino turístico: um modelo cognitivo integrado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38971 |
Resumo: | A influência da satisfação, qualidade percebida e imagem na fidelização parecem constituir consensona literatura como fontes na fundamentação teórica para descrever as relações causais destes constructos e das suasdimensões para a formulação de um modelo conceptual.Este artigo tem como objectivo principal apresentar um modelo cognitivo integrado, para a compreensão da fidelizaçãoao destino de viagem, através da análise das evidências teóricas sobre as relações causais estabelecidas entre preditorese mediadores da satisfação global, imagem e da fidelização no destino turistico. Para o efeito, elaborou-se uma revisãoexaustiva da literatura sobre os vários constructos relacionados com a problemática, cujos contributos sustentaram onosso modelo conceptual. A elaboração do nosso modelo integra e expande o modelo de fidelização ao destino de Chie Qu (2008) e o modelo de satisfação de Huang e Chiu (2006). Com base nos aspectos comuns destes dois modelos,propomos integrar, num modelo global de análise, os mecanismos que podem conduzir à satisfação e à fidelização dedestinos turísticos, procurando, assim, formular em que medida os constructos cognitivos e afectivos contribuem de formacomplementar na predição e mediação da fidelização. |
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Preditores e mediadores da satisfação e fidelização no destino turístico: um modelo cognitivo integradoImagem do destinoFidelização ao destinoSatisfação do turistaSatisfaçãoPreditoresMediadoresModelo de equações estruturaisA influência da satisfação, qualidade percebida e imagem na fidelização parecem constituir consensona literatura como fontes na fundamentação teórica para descrever as relações causais destes constructos e das suasdimensões para a formulação de um modelo conceptual.Este artigo tem como objectivo principal apresentar um modelo cognitivo integrado, para a compreensão da fidelizaçãoao destino de viagem, através da análise das evidências teóricas sobre as relações causais estabelecidas entre preditorese mediadores da satisfação global, imagem e da fidelização no destino turistico. Para o efeito, elaborou-se uma revisãoexaustiva da literatura sobre os vários constructos relacionados com a problemática, cujos contributos sustentaram onosso modelo conceptual. A elaboração do nosso modelo integra e expande o modelo de fidelização ao destino de Chie Qu (2008) e o modelo de satisfação de Huang e Chiu (2006). Com base nos aspectos comuns destes dois modelos,propomos integrar, num modelo global de análise, os mecanismos que podem conduzir à satisfação e à fidelização dedestinos turísticos, procurando, assim, formular em que medida os constructos cognitivos e afectivos contribuem de formacomplementar na predição e mediação da fidelização.There is a consensus in literature about the influence of satisfaction, perceived quality and image on loyalty,as sources for a theoretical reason to describe causal relations between these constructs and their dimensions, in order to formulate a conceptual model.The goal of this paper is to present an integrated cognitive model in order to understand the level of loyalty to a travel destination. Theoretical evidences about causal relations between predictors and mediators of global satisfaction, image and loyalty related to a travel destiny is, thus, analyzed.For that, an extensive literature review about the constructs related to this problematic, which has contributed to support our conceptual model, is made.The proposed model integrates and expand the loyalty to destiny model of Chi e Qu (2008) and the satisfaction model of Huang e Chiu (2006). Based on common aspects of those two models, one propose to integrate in a global analysis model,the mechanisms that can lead to satisfaction and loyalty of tourism destinations. On another hand one try to analyze how cognitive and affective constructs can, in addition, contribute to predict and mediate loyalty.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-25T08:25:59Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38971por1645-926110.34624/rtd.v1i13/14.13643Vale, VeraMoutinho, VítorVale, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:12Zoai:ria.ua.pt:10773/38971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:15.978317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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