Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Biscaro, Vinicius
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Assis Feitosa, Paulo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Cenário
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625
Resumo: The loyalty of tourist destinations is of strategic importance both for business decision making and for the formulation of public policies regarding their competitiveness. Through an empirical study with data from the Ministry of Tourism's receptive tourism survey in 2013, the article evaluated the variables that determine the loyalty of international tourists in Brazil. The intention to return to the country and the number of visits to Brazil made by foreign tourists were treated as variables related to loyalty, with the application of statistical techniques, logistic regression and simple linear regression, respectively. It was observed that the variables related to motivation and satisfaction of the tourist explain the behavior of loyalty, which reinforces the results found in other international studies that addressed the theme.
id UNB-26_3095df43dcd75454e0d841dccffd3a84
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37625
network_acronym_str UNB-26
network_name_str Revista Cenário
repository_id_str
spelling Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en BrasilDeterminantes da fidelização do turista internacional no Brasil: Determinantes de la lealtad turística internacional en BrasilLealtad; Destinos turísticos; Motivación; Satisfacción; Modelado estadístico.Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística.The loyalty of tourist destinations is of strategic importance both for business decision making and for the formulation of public policies regarding their competitiveness. Through an empirical study with data from the Ministry of Tourism's receptive tourism survey in 2013, the article evaluated the variables that determine the loyalty of international tourists in Brazil. The intention to return to the country and the number of visits to Brazil made by foreign tourists were treated as variables related to loyalty, with the application of statistical techniques, logistic regression and simple linear regression, respectively. It was observed that the variables related to motivation and satisfaction of the tourist explain the behavior of loyalty, which reinforces the results found in other international studies that addressed the theme.La fidelización de los destinos turísticos es de importancia estratégica tanto para la toma de decisiones empresariales como para la formulación de políticas públicas sobre su competitividad. A través de un estudio empírico con datos de la encuesta de turismo receptivo del Ministerio de Turismo en 2013, el artículo evaluó las variables que determinan la lealtad de los turistas internacionales en Brasil. La intención de regreso al país y el número de visitas a Brasil realizadas por turistas extranjeros fueron tratadas como variables relacionadas con la lealtad, con la aplicación de técnicas estadísticas, regresión logística y regresión lineal simple, respectivamente. Se observó que las variables relacionadas con la motivación y satisfacción del turista explican el comportamiento de lealtad, lo que refuerza los resultados encontrados en otros estudios internacionales que abordaron el tema.A fidelização de destinos turísticos tem importância estratégica tanto para a tomada de decisão empresarial como para formulação de políticas públicas com relação a sua competitividade. Por meio de um estudo empírico com dados da pesquisa de turismo receptivo do Ministério de Turismo do ano de 2013, o artigo avaliou as variáveis que determinam a fidelização de turistas internacionais no Brasil. Foram tratadas como variáveis relacionadas à fidelização a intenção de retorno ao país e o número de visitas ao Brasil realizadas pelos turistas estrangeiros, com aplicação das técnicas estatísticas regressão logística e regressão linear simples respectivamente. Observou-se que a variáveis relacionadas à motivação e satisfação do turista explicam o comportamento da fidelização, o que reforça os resultados encontrados em outros estudos internacionais que abordaram o tema.A fidelização de destinos turísticos tem importância estratégica tanto para a tomada de decisão empresarial como para formulação de políticas públicas com relação a sua competitividade. Por meio de um estudo empírico com dados da pesquisa de turismo receptivo do Ministério de Turismo do ano de 2013, o artigo avaliou as variáveis que determinam a fidelização de turistas internacionais no Brasil. Foram tratadas como variáveis relacionadas à fidelização a intenção de retorno ao país e o número de visitas ao Brasil realizadas pelos turistas estrangeiros, com aplicação das técnicas estatísticas regressão logística e regressão linear simples respectivamente. Observou-se que a variáveis relacionadas à motivação e satisfação do turista explicam o comportamento da fidelização, o que reforça os resultados encontrados em outros estudos internacionais que abordaram o tema.Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2021-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/3762510.26512/revistacenario.v9i3.37625Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 No. 3 (2021); 323-338Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 Núm. 3 (2021); 323-338Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 No. 3 (2021); 323-338Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 9 n. 3 (2021); 323-338Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 N.º 3 (2021); 323-3382318-856110.26512/revistacenario.v9i3reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625/30840Copyright (c) 2021 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha Biscaro, ViniciusAssis Feitosa, Paulo Henrique2021-09-13T17:37:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37625Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2021-09-13T17:37:58Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
Determinantes da fidelização do turista internacional no Brasil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
title Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
spellingShingle Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
Rocha Biscaro, Vinicius
Lealtad; Destinos turísticos; Motivación; Satisfacción; Modelado estadístico.
Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística.
title_short Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
title_full Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
title_fullStr Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
title_full_unstemmed Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
title_sort Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
author Rocha Biscaro, Vinicius
author_facet Rocha Biscaro, Vinicius
Assis Feitosa, Paulo Henrique
author_role author
author2 Assis Feitosa, Paulo Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Biscaro, Vinicius
Assis Feitosa, Paulo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Lealtad; Destinos turísticos; Motivación; Satisfacción; Modelado estadístico.
Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística.
topic Lealtad; Destinos turísticos; Motivación; Satisfacción; Modelado estadístico.
Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística.
description The loyalty of tourist destinations is of strategic importance both for business decision making and for the formulation of public policies regarding their competitiveness. Through an empirical study with data from the Ministry of Tourism's receptive tourism survey in 2013, the article evaluated the variables that determine the loyalty of international tourists in Brazil. The intention to return to the country and the number of visits to Brazil made by foreign tourists were treated as variables related to loyalty, with the application of statistical techniques, logistic regression and simple linear regression, respectively. It was observed that the variables related to motivation and satisfaction of the tourist explain the behavior of loyalty, which reinforces the results found in other international studies that addressed the theme.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625
10.26512/revistacenario.v9i3.37625
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625
identifier_str_mv 10.26512/revistacenario.v9i3.37625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/37625/30840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 No. 3 (2021); 323-338
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 Núm. 3 (2021); 323-338
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 No. 3 (2021); 323-338
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 9 n. 3 (2021); 323-338
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 9 N.º 3 (2021); 323-338
2318-8561
10.26512/revistacenario.v9i3
reponame:Revista Cenário
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Cenário
collection Revista Cenário
repository.name.fl_str_mv Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacenario.cet.unb@gmail.com
_version_ 1797231710405918720