O papel do regime de frequência articulado no ensino da música português desde 2008: o caso do conservatório do Vale do Sousa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84121 |
Resumo: | Este artigo mostra a evolução do regime articulado no Conservatório do Vale do Sousa. Partindo de um estudo desenvolvido em 2008, decidiu-se avaliar a perspetiva da comunidade educativa, hoje, no mesmo Conservatório, no sentido de compreender as alterações ocorridas no ensino da música e regime de frequência. O objetivo do estudo foi identificar os motivos pelos quais as famílias procuram o ensino da música em regime articulado. Os inquéritos por questionário aplicados evidenciam que o ensino da música em regime articulado, nesta escola, continua a desempenhar várias funções, sendo que a dupla função vocacional/genérica ocupa um papel determinante. Os pais e encarregados de educação preocupam-se com a formação geral dos seus educandos mais do que com o propósito vocacional. |
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O papel do regime de frequência articulado no ensino da música português desde 2008: o caso do conservatório do Vale do SousaThe role of the articulated attendance regime in Portuguese music education since 2008. the case of the conservatório do Vale do SousaEl papel del régimen de frecuencia articulada en la enseñanza musical portuguesa desde 2008: el caso del conservatório do Vale do SousaEnsino artístico especializado de músicaOrientação vocacionalRegime de frequência articuladoConservatório do Vale do SousaSpecialised Artistic Music EducationVocational guidanceArticulated attendance regimeEnseñanzas artísticas especializadas de músicaOrientación profesionalRégimen de frecuencia articuladaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo mostra a evolução do regime articulado no Conservatório do Vale do Sousa. Partindo de um estudo desenvolvido em 2008, decidiu-se avaliar a perspetiva da comunidade educativa, hoje, no mesmo Conservatório, no sentido de compreender as alterações ocorridas no ensino da música e regime de frequência. O objetivo do estudo foi identificar os motivos pelos quais as famílias procuram o ensino da música em regime articulado. Os inquéritos por questionário aplicados evidenciam que o ensino da música em regime articulado, nesta escola, continua a desempenhar várias funções, sendo que a dupla função vocacional/genérica ocupa um papel determinante. Os pais e encarregados de educação preocupam-se com a formação geral dos seus educandos mais do que com o propósito vocacional.This article shows the evolution of the articulated regime of attendance in the Conservatory of Vale do Sousa. The perspective of the educational community was compared to the views presented in a 2008 study in order to understand the possible changes. The aim of the present study was to identify the reasons why families seek the articulated regime for their children. The questionnaires applied show that this regime continues to perform various functions, and that the dual vocational/generic function is still very relevant today. Parents and guardians are more concerned with the general education of their children, than with the vocational purpose of the school.Este artículo muestra la evolución del régimen articulado en el Conservatório do Vale de Sousa. A partir de un estudio desarrollado en 2008 se decidió evaluar la perspectiva de la comunidad educativa, hoy, en el mismo Conservatorio, para comprender los cambios en la enseñanza de la música y el régimen de asistencia. El objetivo del estudio era identificar las razones por las que las familias buscan la enseñanza de la música en régimen articulado. Las encuestas aplicadas muestran que la enseñanza de la música en régimen articulado, en esta escuela, sigue desempeñando varias funciones, y la doble función vocacional/genérica ocupa un papel decisivo. Los padres y tutores se preocupan más por la educación general de sus hijos que por la finalidad profesional.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Arche EditoraUniversidade do MinhoRibeiro, António José Pacheco2023-02-282023-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84121porRibeiro, A. J. P. (2023). O papel do regime de frequência articulado no ensino da música português desde 2008. O caso do Conservatório do Vale do Sousa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 2, pp. 1–15, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i2.8432.2675-337510.51891/rease.v9i2.8432https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8432info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:37.827173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo mostra a evolução do regime articulado no Conservatório do Vale do Sousa. Partindo de um estudo desenvolvido em 2008, decidiu-se avaliar a perspetiva da comunidade educativa, hoje, no mesmo Conservatório, no sentido de compreender as alterações ocorridas no ensino da música e regime de frequência. O objetivo do estudo foi identificar os motivos pelos quais as famílias procuram o ensino da música em regime articulado. Os inquéritos por questionário aplicados evidenciam que o ensino da música em regime articulado, nesta escola, continua a desempenhar várias funções, sendo que a dupla função vocacional/genérica ocupa um papel determinante. Os pais e encarregados de educação preocupam-se com a formação geral dos seus educandos mais do que com o propósito vocacional. |
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