Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rúben
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, Carlos, Esteireiro, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
Resumo: The objectives of this investigation were to know and analyze the levels of satisfaction of students with the Music Basic Course at the Conservatory – Madeira’s Professional School of the Arts, in both the articulated and supplementary regimes. Based on a quantitative methodology, a set of sociodemographic variables, musical aptitudes and tastes were analyzed, and positive correlations were found with the satisfaction rates obtained in the disciplines of Instrument
id RCAP_c6bc3326026dbc7b2b7e439cc0dec429
oai_identifier_str oai:rpea.madeira.gov.pt:article/186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary RegimesSatisfação com o Curso Básico de Música: Um Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Alunos dos Regimes Articulado e SupletivoEnsino Vocacional da Música; Ensino Artístico Especializado; Regime Articulado; Regime Supletivo; SatisfaçãoVocational Music Teaching; Specialized Music Education; Articulated Regime; Supplemental Regime; SatisfactionThe objectives of this investigation were to know and analyze the levels of satisfaction of students with the Music Basic Course at the Conservatory – Madeira’s Professional School of the Arts, in both the articulated and supplementary regimes. Based on a quantitative methodology, a set of sociodemographic variables, musical aptitudes and tastes were analyzed, and positive correlations were found with the satisfaction rates obtained in the disciplines of InstrumentForam objetivos desta investigação conhecer e analisar os níveis de satisfação dos alunos com os regimes articulado e supletivo do Curso Básico de Música do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. A partir de métodosquantitativos, analisaram-se variáveis sociodemográficas, gostos e aptidões musicais dos alunos e constataram-se correlações positivas entre os índices de satisfação das disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto. Verificou-se ainda que os níveis de satisfação com as aulas da Formação Artística Especializada se associam positivamente com a capacidade de organização do tempo de estudo, com a articulação de horários entre escolas e também com a articulação entre as aprendizagens realizadas nas disciplinas de Instrumento e de Formação Musical. De uma forma geral, a amostra revela níveis de satisfação bastante elevados com as aulas do Conservatório, em ambos os regimes do Ensino Artístico Especializado.CEPAM2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186Portuguese Journal of Artistic Education; Vol. 11 No. 2 (2021): Revista Portuguesa de Educação Artística; 7-22Revista Portuguesa de Educação Artística; Vol. 11 N.º 2 (2021): Revista Portuguesa de Educação Artística; 7-222183-74811647-905X10.34639/rpea.v11i2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/186https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/186/166Direitos de Autor (c) 2022 Rúben Sousa, Carlos Gonçalves, Paulo Esteireiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, RúbenGonçalves, CarlosEsteireiro, PauloSousa, RúbenGonçalves, CarlosEsteireiro, Paulo2024-01-31T10:29:25Zoai:rpea.madeira.gov.pt:article/186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:30.966469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
Satisfação com o Curso Básico de Música: Um Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Alunos dos Regimes Articulado e Supletivo
title Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
spellingShingle Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
Sousa, Rúben
Ensino Vocacional da Música; Ensino Artístico Especializado; Regime Articulado; Regime Supletivo; Satisfação
Vocational Music Teaching; Specialized Music Education; Articulated Regime; Supplemental Regime; Satisfaction
title_short Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
title_full Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
title_fullStr Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
title_full_unstemmed Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
title_sort Satisfaction with the Basic Music Course: An Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes
author Sousa, Rúben
author_facet Sousa, Rúben
Gonçalves, Carlos
Esteireiro, Paulo
author_role author
author2 Gonçalves, Carlos
Esteireiro, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rúben
Gonçalves, Carlos
Esteireiro, Paulo
Sousa, Rúben
Gonçalves, Carlos
Esteireiro, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Vocacional da Música; Ensino Artístico Especializado; Regime Articulado; Regime Supletivo; Satisfação
Vocational Music Teaching; Specialized Music Education; Articulated Regime; Supplemental Regime; Satisfaction
topic Ensino Vocacional da Música; Ensino Artístico Especializado; Regime Articulado; Regime Supletivo; Satisfação
Vocational Music Teaching; Specialized Music Education; Articulated Regime; Supplemental Regime; Satisfaction
description The objectives of this investigation were to know and analyze the levels of satisfaction of students with the Music Basic Course at the Conservatory – Madeira’s Professional School of the Arts, in both the articulated and supplementary regimes. Based on a quantitative methodology, a set of sociodemographic variables, musical aptitudes and tastes were analyzed, and positive correlations were found with the satisfaction rates obtained in the disciplines of Instrument
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
url https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/186
https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/186/166
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Rúben Sousa, Carlos Gonçalves, Paulo Esteireiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Rúben Sousa, Carlos Gonçalves, Paulo Esteireiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPAM
publisher.none.fl_str_mv CEPAM
dc.source.none.fl_str_mv Portuguese Journal of Artistic Education; Vol. 11 No. 2 (2021): Revista Portuguesa de Educação Artística; 7-22
Revista Portuguesa de Educação Artística; Vol. 11 N.º 2 (2021): Revista Portuguesa de Educação Artística; 7-22
2183-7481
1647-905X
10.34639/rpea.v11i2
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133583225389056