Satisfação com o Curso Básico de Música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/153234 |
Resumo: | UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 |
id |
RCAP_4d43c6cfcbe109a0933a605b68afc1b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/153234 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação com o Curso Básico de MúsicaSatisfaction with the Basic Music CourseAn Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary RegimesUm Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Alunos dos Regimes Articulado e SupletivoEnsino Vocacional da MúsicaEnsino Artístico EspecializadoRegime ArticuladoRegime SupletivoSatisfaçãoVocational Music TeachingSpecialized Music Education;Articulated RegimeSupplemental RegimeSatisfactionUIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020Foram objetivos desta investigação conhecer e analisar os níveis de satisfação dos alunos com os regimes articulado e supletivo do Curso Básico de Música do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. A partir de métodos quantitativos, analisaram-se variáveis sociodemográficas, gostos e aptidões musicais dos alunos e constataram-se correlações positivas entre os índices de satisfação das disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto. Verificou-se ainda que os níveis de satisfação com as aulas da Formação Artística Especializada se associam positivamente com a capacidade de organização do tempo de estudo, com a articulação de horários entre escolas e também com a articulação entre as aprendizagens realizadas nas disciplinas de Instrumento e de Formação Musical. De uma forma geral, a amostra revela níveis de satisfação bastante elevados com as aulas do Conservatório, em ambos os regimes do Ensino Artístico Especializado. The objectives of this investigation were to know and analyze the levels of satisfaction of students with the Music Basic Course at the Conservatory – Madeira’s Professional School of the Arts, in both the articulated and supplementary regimes. Based on a quantitative methodology, a set of sociodemographic variables, musical aptitudes and tastes were analyzed, and positive correlations were found with the satisfaction rates obtained in the disciplines of Instrument,Musical Formation and Ensemble Class. In the same way, it was found that the overall satisfaction with the classes is associated with the students’ perceptions about the ability to organize their study time, as well as the perception of the articulation of the learning made in the Instrument and Musical Training disciplines.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)RUNEsteireiro, PauloSousa, RubenGonçalves, Luís Carlos Pimenta2023-05-26T22:22:09Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153234por2183-7481PURE: 61576102https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:51Zoai:run.unl.pt:10362/153234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:13.925705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação com o Curso Básico de Música Satisfaction with the Basic Music CourseAn Exploratory Study on the Perceptions of Students in the Articulated and Supplementary Regimes Um Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Alunos dos Regimes Articulado e Supletivo |
title |
Satisfação com o Curso Básico de Música |
spellingShingle |
Satisfação com o Curso Básico de Música Esteireiro, Paulo Ensino Vocacional da Música Ensino Artístico Especializado Regime Articulado Regime Supletivo Satisfação Vocational Music Teaching Specialized Music Education; Articulated Regime Supplemental Regime Satisfaction |
title_short |
Satisfação com o Curso Básico de Música |
title_full |
Satisfação com o Curso Básico de Música |
title_fullStr |
Satisfação com o Curso Básico de Música |
title_full_unstemmed |
Satisfação com o Curso Básico de Música |
title_sort |
Satisfação com o Curso Básico de Música |
author |
Esteireiro, Paulo |
author_facet |
Esteireiro, Paulo Sousa, Ruben Gonçalves, Luís Carlos Pimenta |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Ruben Gonçalves, Luís Carlos Pimenta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteireiro, Paulo Sousa, Ruben Gonçalves, Luís Carlos Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Vocacional da Música Ensino Artístico Especializado Regime Articulado Regime Supletivo Satisfação Vocational Music Teaching Specialized Music Education; Articulated Regime Supplemental Regime Satisfaction |
topic |
Ensino Vocacional da Música Ensino Artístico Especializado Regime Articulado Regime Supletivo Satisfação Vocational Music Teaching Specialized Music Education; Articulated Regime Supplemental Regime Satisfaction |
description |
UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-05-26T22:22:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/153234 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/153234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-7481 PURE: 61576102 https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138140067201024 |